Quarta-feira, 23 de maio de 2012 - 17h30

No próximo dia 27, sábado, na Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) a partir da 8h, os artesãos que fazem parte do programa de Economia Solidária, do Município, comemoram um ano da Feira Ecosol. De acordo com o diretor do Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico da Semdestur, Fábio Macedo, a Feira Ecosol é um projeto da prefeitura que visa dar apoio aos trabalhadores autônomos, principalmente os artesãos, para que seus produtos tenham visibilidade e assim possa aumentar suas vendas e, consequentemente, sua renda. “E mais do que isso, queremos que eles se organizem em cooperativas e associações para que unidos possam resolver suas principais dificuldades, que são: acesso a crédito bancário, locais para exposição e compra de equipamentos, entre outros", explica ele.
Desde que a Semdestur iniciou a Feira, segundo Fábio, os resultados tem sido positivos. “Hoje temos quarenta grupos de artesãos que tiveram suas vendas alavancadas”, comentou.
As feiras que acontecem três dias seguidos por mês, sempre aos finais de semana reúnem uma grande variedade de peças artesanais, como biojóias, trabalhos feitos com reciclagem, bordados, confecções, crochê e cestaria, entre outros.
Economia Solidaria
Como forma de ampliar a Economia Solidária a Semdestur tem realizado diversos cursos com estes profissionais autônomos. “Isto valoriza o trabalho destes artesãos que trabalham sozinhos e em sua maioria não sabem como agregar valor aos seus produtos. Dentre os cursos oferecemos temas como atendimento ao cliente, conscientização e forma de precificação”, explicou Fabio Macedo.
Fonte: Janiele Viana
Foto: Arquivo
Terça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho
Cinco artistas de Rondônia contam suas histórias e compartilham processos artísticos no documentário “Criativos”, dirigido por Jordan Cruz e produzi

ACEMDA capacita crianças e adolescentes de Vilhena com oficinas culturais gratuitas
O projeto “Oficinas Raízes Criativas: Cultivando Cultura, Arte e Sustentabilidade”, realizado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e De

Dia Internacional da Animação em Porto Velho mobiliza universidades públicas em Porto Velho
O Dia Internacional da Animação comemora 22 anos em 2025. A primeira edição foi em 2004 no SESC Vila Mariana, em São Paulo, com a exibição de “Plane

No dia 20 de outubro de 2025, no campus do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) em Guajará-Mirim (RO), foi lançado o livro O porco-do-mato e o caçad
Terça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)