Porto Velho (RO) sábado, 25 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Artesãos de Rondônia participam da primeira Feira Brasil Original em São Paulo


Gente de Opinião

Rondônia terá seis participantes com produtos de vários segmentos do artesanato

Rondônia terá seis representantes na 1ª Feira Brasil Original, que será realizada de hoe (quinta-feira -  20) até domingo (23), em São Paulo. O governo disponibilizou 12 vagas para artesãos  através de edital da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

As vagas estavam abertas para artesãos com classificações de arte popular, artesanato tradicional, artesanato de referência cultural, artesanato contemporâneo e artesanato de reciclagem, com as seguintes tipologias: argila, madeira, fios de tecidos, fibras vegetais, papel, semente, casca, flores e folhas secas, pedras, couro, pele e pena, conchas e escamas de peixe, chifres, ossos, dentes e cascos, ceras, cerâmica,  massa, gesso, parafina e vidro .

Os artistas rondonienses que participam da feira são artesãos que trabalham com madeira, cerâmica e sementes. Mas também irão levar outros trabalhos voltados para o artesanato.

O ceramista Raimundo Ramos Soares é especialista em artesanato com barro, há 35 anos trabalha nessa área, e atualmente é sua única fonte de renda. Com um pouco mais de dois salários mínimos, Ramos nos fala que sua renda é o suficiente para os desejos da família e satisfação profissional.

Gente de Opinião

Estandes são montados
para artesãos de todo o Brasil

Ramos conheceu o artesanato na infância, em um curso em que seus pais o matricularam. Depois, por interesse próprio, ele aperfeiçoou seu trabalho, sempre voltado para o barro. Hoje mora em Pimenta Bueno, onde mudou por interesse da sua principal ferramenta de trabalho, a argila.

“A feira em São Paulo, nos dá oportunidade de venda dos produtos. Sempre tivemos boa perspectiva com essa área do país, pois aqui nosso trabalho é ainda mais visado”, disse Ramos.

Nesses quatro dias de feira, o espaço receberá vários artesãos de todo o Brasil. E durante o evento, os profissionais além de divulgar seus trabalhos também poderão participar de cursos e palestras.

Como é o caso do artesão Farias, que recentemente recebeu um protótipo de uma universidade dos Estados Unidos para facilitar a produção do seu trabalho.

Farias trabalha com sementes, e assim como foi visto pela University of Wyoming em uma feira em que participava, acredita que toda oportunidade é válida.  “Essa é uma oportunidade para artesão comercializar seus produtos e também mostrar como desenvolvem seu trabalho a ponto de receber apoio de outros instituições”, ponderou.


Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Elton Rodrigo
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio