Domingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Artesãos de Rondônia participam da primeira Feira Brasil Original em São Paulo


Gente de Opinião

Rondônia terá seis participantes com produtos de vários segmentos do artesanato

Rondônia terá seis representantes na 1ª Feira Brasil Original, que será realizada de hoe (quinta-feira -  20) até domingo (23), em São Paulo. O governo disponibilizou 12 vagas para artesãos  através de edital da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

As vagas estavam abertas para artesãos com classificações de arte popular, artesanato tradicional, artesanato de referência cultural, artesanato contemporâneo e artesanato de reciclagem, com as seguintes tipologias: argila, madeira, fios de tecidos, fibras vegetais, papel, semente, casca, flores e folhas secas, pedras, couro, pele e pena, conchas e escamas de peixe, chifres, ossos, dentes e cascos, ceras, cerâmica,  massa, gesso, parafina e vidro .

Os artistas rondonienses que participam da feira são artesãos que trabalham com madeira, cerâmica e sementes. Mas também irão levar outros trabalhos voltados para o artesanato.

O ceramista Raimundo Ramos Soares é especialista em artesanato com barro, há 35 anos trabalha nessa área, e atualmente é sua única fonte de renda. Com um pouco mais de dois salários mínimos, Ramos nos fala que sua renda é o suficiente para os desejos da família e satisfação profissional.

Gente de Opinião

Estandes são montados
para artesãos de todo o Brasil

Ramos conheceu o artesanato na infância, em um curso em que seus pais o matricularam. Depois, por interesse próprio, ele aperfeiçoou seu trabalho, sempre voltado para o barro. Hoje mora em Pimenta Bueno, onde mudou por interesse da sua principal ferramenta de trabalho, a argila.

“A feira em São Paulo, nos dá oportunidade de venda dos produtos. Sempre tivemos boa perspectiva com essa área do país, pois aqui nosso trabalho é ainda mais visado”, disse Ramos.

Nesses quatro dias de feira, o espaço receberá vários artesãos de todo o Brasil. E durante o evento, os profissionais além de divulgar seus trabalhos também poderão participar de cursos e palestras.

Como é o caso do artesão Farias, que recentemente recebeu um protótipo de uma universidade dos Estados Unidos para facilitar a produção do seu trabalho.

Farias trabalha com sementes, e assim como foi visto pela University of Wyoming em uma feira em que participava, acredita que toda oportunidade é válida.  “Essa é uma oportunidade para artesão comercializar seus produtos e também mostrar como desenvolvem seu trabalho a ponto de receber apoio de outros instituições”, ponderou.


Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Elton Rodrigo
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

A literatura tem o poder singular de atravessar territórios, encurtar distâncias e construir pontes simbólicas entre povos, culturas e histórias. Ne

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

A organização da Oficina “Práticas de Canto Coral Cênico” prolongou até esta semana as inscrições para o evento. Trata-se de uma iniciativa transfor

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

O Carnaval começa oficialmente em Porto Velho no próximo sábado (31), com a realização do tradicional Baile Municipal, no Mercado Cultural, no centro

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Um olhar atento para o Rio Madeira revela mais do que um dos principais rios da Amazônia. Revela histórias, mitos, conflitos e formas de vida que aj

Gente de Opinião Domingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)