Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Ariel Argobe: Prazeres


PRAZERES

 
Gente de Opinião
Professora Dulce, Leão, Cássia
e Gilson comemoram a escolha de Prazeres


As diretorias, carnavalescos, artistas e colaboradores dos GRES’s de Porto Velho discutem e decidem sobre seus enredos para o carnaval de 2011. No último domingo, dia 22, quem bateu o martelo e definiu o seu tema para o próximo carnaval foi a Diretoria da Escola de Samba Os Diplomatas, elegendo a proposta intitulara “Prazeres”, apresentada por Cássia e Leão.

No senso comum e com poucas palavras, para o grande público, amantes do carnaval das escolas de samba de Porto Velho e torcedores da nossa mais antiga agremiação carnavalesca, o que significa prazer? Com a palavra os adeptos de qualquer sensação prazerosa.

Para conquistar mentes, corações e o título 2011, fica no ar a pergunta: como artistas e carnavalescos das Diplomatas do Samba vão definir o tema e desenvolver na avenida coisas e sentimentos que dão prazeres?

Segundo o Minidicionário da Língua Portuguesa, de Sergio Xavier, a palavra prazer é assim definida: vt. 1. Causar satisfação; agradar. 2. Alegria, satisfação. As definições populares, filosóficas, científicas, artísticas, etc., de uma forma ou de outra, sempre falam sobre um sentimento agradável, sentimento de causar alegria, satisfação, contentamento, deleite, delícia, etc.

Sentir sensação de prazer é algo natural na vida das pessoas. É um estado de espírito que simplesmente acontece e traz uma deliciosa impressão de bem-estar. Isto acontece principalmente quando experimentamos os prazeres que a ciência e os estudiosos chamam de fundamentais: comer, fazer sexo e se relacionar socialmente. Estes prazeres são primordiais por razões elementares: sem eles, a humanidade não se perpetuaria, segundo afirmação da ciência.

Mas o prazer do ser humano vai muito além das iguarias apetitosas, das amizades agradáveis e uma bela noitada de sexo. Existem muitas outras fontes e coisas que possibilitam ampla satisfação, semelhante ou superior, dependendo do momento espiritual de cada indivíduo no instante da experiência.

A Comissão de Carnaval e a Diretoria dos Diplomatas do Samba garantem que a saudável experiência de um belo e grandioso carnaval, com grande capacidade de despertar sentimentos como o deleite, a alegria e a felicidade no público presente, nos jurados, nos sambistas, nos batuqueiros, nos brincantes e nas co-irmãs contrárias – um desfile coroado com muita arte e criatividade -, são ingredientes suficientes para conquistar um prazeroso quarto título consecutivo. Em 2011, todos irão sentir uma profunda sensação de prazer, ao ver, belíssima, desfilando pela passarela a mais antiga escola samba de Porto Velho. Será um Prazer inesquecível, garante Macel Fabiano, Presidente da Diplomatas!

Fonte: Blog do Ariel Argobe


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30

O premiado curta-metragem “Ela Mora Logo Ali”, dirigido por Fabiano Barros e Rafael Rogante, segue conquistando espaços importantes no cenário audi

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho

O curta-metragem Catador de Sons e o clipe musical Barranco foram exibidos pela primeira vez na noite da última quinta-feira (13), no espaço Tapiri

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Em meio às águas extensas do Baixo Madeira, onde a floresta dita o ritmo da vida, um grupo de estudantes ribeirinhos encontrou na arte uma forma de

Gente de Opinião Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)