Porto Velho (RO) sábado, 18 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Ariel Argobe: Prazeres


PRAZERES

 
Gente de Opinião
Professora Dulce, Leão, Cássia
e Gilson comemoram a escolha de Prazeres


As diretorias, carnavalescos, artistas e colaboradores dos GRES’s de Porto Velho discutem e decidem sobre seus enredos para o carnaval de 2011. No último domingo, dia 22, quem bateu o martelo e definiu o seu tema para o próximo carnaval foi a Diretoria da Escola de Samba Os Diplomatas, elegendo a proposta intitulara “Prazeres”, apresentada por Cássia e Leão.

No senso comum e com poucas palavras, para o grande público, amantes do carnaval das escolas de samba de Porto Velho e torcedores da nossa mais antiga agremiação carnavalesca, o que significa prazer? Com a palavra os adeptos de qualquer sensação prazerosa.

Para conquistar mentes, corações e o título 2011, fica no ar a pergunta: como artistas e carnavalescos das Diplomatas do Samba vão definir o tema e desenvolver na avenida coisas e sentimentos que dão prazeres?

Segundo o Minidicionário da Língua Portuguesa, de Sergio Xavier, a palavra prazer é assim definida: vt. 1. Causar satisfação; agradar. 2. Alegria, satisfação. As definições populares, filosóficas, científicas, artísticas, etc., de uma forma ou de outra, sempre falam sobre um sentimento agradável, sentimento de causar alegria, satisfação, contentamento, deleite, delícia, etc.

Sentir sensação de prazer é algo natural na vida das pessoas. É um estado de espírito que simplesmente acontece e traz uma deliciosa impressão de bem-estar. Isto acontece principalmente quando experimentamos os prazeres que a ciência e os estudiosos chamam de fundamentais: comer, fazer sexo e se relacionar socialmente. Estes prazeres são primordiais por razões elementares: sem eles, a humanidade não se perpetuaria, segundo afirmação da ciência.

Mas o prazer do ser humano vai muito além das iguarias apetitosas, das amizades agradáveis e uma bela noitada de sexo. Existem muitas outras fontes e coisas que possibilitam ampla satisfação, semelhante ou superior, dependendo do momento espiritual de cada indivíduo no instante da experiência.

A Comissão de Carnaval e a Diretoria dos Diplomatas do Samba garantem que a saudável experiência de um belo e grandioso carnaval, com grande capacidade de despertar sentimentos como o deleite, a alegria e a felicidade no público presente, nos jurados, nos sambistas, nos batuqueiros, nos brincantes e nas co-irmãs contrárias – um desfile coroado com muita arte e criatividade -, são ingredientes suficientes para conquistar um prazeroso quarto título consecutivo. Em 2011, todos irão sentir uma profunda sensação de prazer, ao ver, belíssima, desfilando pela passarela a mais antiga escola samba de Porto Velho. Será um Prazer inesquecível, garante Macel Fabiano, Presidente da Diplomatas!

Fonte: Blog do Ariel Argobe


 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio