Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Ariel Argobe: Arraial comunidade no sertão


  
A XIII edição do Arraial Comunidade no Sertão, evento junino realizado pela Associação Beneficente Clube de Mães, Idosos, Crianças e Moradores do Bairro Esperança da Comunidade – comunidade de feliz denominação que parece acalentar e alimentar os sonhos de todos -, se encerra hoje, domingo, 1º de agosto, confirmando a posição de ser o maior arraial realizado nos extremos das zonas norte e leste da cidade de Porto Velho.

Quem compareceu ao Arraial Comunidade no Sertão, no período de 23 de julho a 1º de agosto, pôde conferir de perto o sucesso que é o já tradicional e frondoso evento junino do bairro que neste último sábado, dia 31 de junho, reuniu um público de aproximadamente 15 mil pessoas que, freneticamente, circulavam pelas barracas e arquibancadas, participando ativamente dos diversos e variados entretenimentos oferecido ao público, no quadrilátero da grande área que abriga o arraial.

Para realizar o Arraial Comunidade no Sertão o Coordenador do maior certame junino da Zona Leste, Fernando Rocha, estabeleceu parceria com a Fundação Iaripuna, SECEL e empresários da cidade, especialmente daquela região de Porto Velho, o que possibilitou montar uma estrutura que atendeu e comportou adequadamente as necessidades do arraial que, este ano, assumiu a responsabilidade de realizar o concurso que classificou as quadrilhas juninas que irão participar da XXX Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás do Arraial Flor do Maracujá, vitrine popular que reúne nossos grupos juninos de elite.

A maciça presença dos pais acompanhados de seus filhos e a marcante participação da juventude fez do Arraial Comunidade no Sertão um ambiente tranqüilo e próprio para o lazer cultural, cercado de muita segurança e paz, desconstruindo o mito de região da cidade violenta e insegura, como muitos acreditam.

Na categoria quadrilha adulta, o primeiríssimo lugar do concurso classificatório para o Arraial Flor do Maracujá de 2011, realizado no arraial do bairro Esperança da Comunidade foi para quadrilha Forte Príncipe; em segundo lugar ficou a Caipira do Norte; na terceira posição Nova Estação; a quarta colocada foi a Raio de Sol e a quinta foi a Flor do Palheiral.

Fonte: Ariel Argobe

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Um olhar atento para o Rio Madeira revela mais do que um dos principais rios da Amazônia. Revela histórias, mitos, conflitos e formas de vida que aj

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Resgate que não idealiza o passado, mas o escuta. O filme Beira conecta ancestralidade, cuidado e espiritualidade, saberes estes historicamente desl

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026

O tradicional Boi Bumbá Mimoso deu o pontapé inicial para a temporada de 2026 ao anunciar o evento oficial de lançamento de seu novo tema. O anúncio

Fotojornalista que teve carreira inspirada em Rondônia vence a maior premiação da fotografia no Brasil

Fotojornalista que teve carreira inspirada em Rondônia vence a maior premiação da fotografia no Brasil

A exposição “Quem é pra ser já nasce”, da artista e fotojornalista Ana Mendes, e curadoria de Nay Jinknss, será inaugurada no dia 17 de janeiro, na

Gente de Opinião Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)