Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Ariel Argobe: Arraial comunidade no sertão


  
A XIII edição do Arraial Comunidade no Sertão, evento junino realizado pela Associação Beneficente Clube de Mães, Idosos, Crianças e Moradores do Bairro Esperança da Comunidade – comunidade de feliz denominação que parece acalentar e alimentar os sonhos de todos -, se encerra hoje, domingo, 1º de agosto, confirmando a posição de ser o maior arraial realizado nos extremos das zonas norte e leste da cidade de Porto Velho.

Quem compareceu ao Arraial Comunidade no Sertão, no período de 23 de julho a 1º de agosto, pôde conferir de perto o sucesso que é o já tradicional e frondoso evento junino do bairro que neste último sábado, dia 31 de junho, reuniu um público de aproximadamente 15 mil pessoas que, freneticamente, circulavam pelas barracas e arquibancadas, participando ativamente dos diversos e variados entretenimentos oferecido ao público, no quadrilátero da grande área que abriga o arraial.

Para realizar o Arraial Comunidade no Sertão o Coordenador do maior certame junino da Zona Leste, Fernando Rocha, estabeleceu parceria com a Fundação Iaripuna, SECEL e empresários da cidade, especialmente daquela região de Porto Velho, o que possibilitou montar uma estrutura que atendeu e comportou adequadamente as necessidades do arraial que, este ano, assumiu a responsabilidade de realizar o concurso que classificou as quadrilhas juninas que irão participar da XXX Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás do Arraial Flor do Maracujá, vitrine popular que reúne nossos grupos juninos de elite.

A maciça presença dos pais acompanhados de seus filhos e a marcante participação da juventude fez do Arraial Comunidade no Sertão um ambiente tranqüilo e próprio para o lazer cultural, cercado de muita segurança e paz, desconstruindo o mito de região da cidade violenta e insegura, como muitos acreditam.

Na categoria quadrilha adulta, o primeiríssimo lugar do concurso classificatório para o Arraial Flor do Maracujá de 2011, realizado no arraial do bairro Esperança da Comunidade foi para quadrilha Forte Príncipe; em segundo lugar ficou a Caipira do Norte; na terceira posição Nova Estação; a quarta colocada foi a Raio de Sol e a quinta foi a Flor do Palheiral.

Fonte: Ariel Argobe

 

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

A primeira noite do Duelo na Fronteira, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

Neste domingo (16), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), realizará

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

Celebrando o cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, o próximo dia 18 de novembro será marcado pela abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Cont

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

O Dia da Consciência Negra será celebrado em Vilhena (RO) com uma série de manifestações culturais que destacam a força e a importância da cultura a

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)