Porto Velho (RO) segunda-feira, 15 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Anselmo destaca centenário do ensino técnico no Brasil


 

Para o Deputado esse sistema de ensino contempla a educação tecnológica pública e de qualidade, comprometida com a articulação entre ciência e tecnologia e que prioriza a formação integral do homem

"Espero que os 100 anos da Rede Federal de Ensino Tecnológico fiquem marcados como um símbolo do esforço desta Nação na busca do progresso e do bem-estar de toda a sua população". Foi com esta frase que o Deputado Federal Anselmo de Jesus (PT/RO) finalizou seu pronunciamento em homenagem ao centenário da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, ontem (29), em sessão Plenária da Câmara dos Deputados.

Anselmo resgatou a história da Rede Federal, lembrando que em seu início foi tida como instrumento de política voltada para as classes mais "desprovidas", e que hoje se configura como importante estrutura para que todas as pessoas tenham efetivo acesso às conquistas científicas, tecnológicas e, principalmente, sociais.

O deputado destacou que as transformações sociais que vêm ocorrendo nas últimas décadas passam por mudanças profundas no mercado de trabalho e que os desafios estão relacionados aos avanços tecnológicos. Sendo assim, os meio educacionais são chamados a "transformar e a "reformar" o profissional, de forma que este tenha uma sólida formação geral e uma boa educação profissional.

"A educação tecnológica está sendo convocada não só para atender às novas configurações do mundo do trabalho, mas igualmente, para contribuir com a elevação da escolaridade dos trabalhadores", disse. 

Convicto do poder desenvolvimentista de uma rede de ensino profissionalizante, o parlamentar petista ressaltou o movimento e esforço empreendidos pelo Governo Lula ao recuperar ações vitais ao crescimento e à manutenção de uma rede de instituições de ensino profissionalizante, com unidades localizadas em praticamente todos os estados brasileiros.

"Só nos últimos sete anos, o Governo Lula já entregou várias unidades das 214 previstas no Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica. Sem dúvida, a Rede Federal está vivenciando a maior expansão de sua história", comemora Anselmo

Com investimento de R$ 1,1 bilhão na expansão da educação profissional, o Ministério da Educação prevê o funcionamento de 354 escolas até o final de 2010, oferecendo mil matrículas para a juventude.

A Rede Federal, com a expectativa de cobrir todo o território nacional, presta importante serviço à Nação ao dar continuidade à missão de qualificar profissionais para diversos setores da economia brasileira.


Rondônia

Contemplada com a implantação de cinco escolas técnicas, Rondônia passa a ter um importante instrumento para alavancar o crescimento econômico, proporcionando a aceleração de seu progresso. As escolas estão localizadas em Porto velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Colorado do Oeste e Vilhena. Destas, o campus de Ji-Paraná já está em funcionamento, tendo tido o início das aulas em março. As demais estão em processo de implantação.

Para o Deputado Anselmo essa modalidade de educação irá impulsionar o desenvolvimento do Estado e possibilitará aos jovens de Rondônia formação profissional gratuita e de qualidade.

"Teremos grandes desafios pela frente em nosso Estado. A cobrança de mão-de-obra especializada para contribuir com o desenvolvimento é intensa, e precisamos somar forças para fortalecer a educação profissional, pois não existe desenvolvimento sem que haja uma educação profissional de qualidade", observa Anselmo de Jesus

Fonte: Luciane Machado

Mais Sobre Cultura

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

O Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, realizado todos os anos em Porto Velho/RO, é um dos três festivais de cinema ambiental brasileiros e um