Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Ampliado número de vagas para alunos em todas as escolas do estado


 
Como vem ocorrendo nos últimos seis anos, por determinação do governador Ivo Cassol nenhuma criança, jovem ou adulto ficará fora da sala de aula em 2009. A garantia de vaga nas escolas da rede estadual, conforme explicou o secretário adjunto da Educação, Pascoal de Aguiar, será possível graças ao trabalho minucioso que a Seduc realiza todos os anos com vistas a todos, distribuindo os alunos por pólos, conforme o bairro onde residem.

Pascoal de Aguiar citou como exemplo as escolas de Porto Velho, divididas em nove pólos, que estão abrindo este ano entre 90 a 264 novas turmas, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental; e do 1º ao 3º ano do ensino médio e da educação de jovens e adultos.

De acordo com o cronograma da Seduc, no 1º ano do ensino fundamental serão formadas 94 turmas, cada uma com uma média de 25 a 30 alunos; já no 2º ano são 118; no 3º, 129; no 4º, 140; no 5º, 163; no 6º, 264; no 7º, 251; no 8º. 216; e no 9º ano, 147 turmas. Com relação ao ensino médio e EJA, Pascoal de Aguiar disse que foram abertas mais 238 turmas para o 1º ano; 219 para o 2º e 178 para o 3º ano.

No caso da escola Rio Branco, em que em 2008 foram matriculados 1.428 alunos, em 2009 serão 2.520. Já a João Bento da Costa, uma das que mais têm alunos aprovados em vestibulares no Estado, atenderá a 3.650 alunos distribuídos em 101 turmas; a Carmela Dutra e a Eduardo Lima e Silva, a 2.100, em 60 turmas, cada; e a Castelo Branco, a 2.030, em 58 turmas. As escolas que oferecem o menor número de vagas são a Nossa Senhora do Amparo, 240 para oito turmas; a Nações Unidas, 280 para 10 turmas; e a Bom Jesus, que foi Referência em Gestão Escolar em 2007, com 350 alunos para 12 turmas.

Em nome do governador e da secretária Marli Cahulla, o adjunto da Seduc, Pascoal de Aguiar, foi enfático ao afirmar que nenhuma pessoa ficará fora da sala de aula em Rondônia, pois as vagas foram abertas levando-se em conta o ano letivo anterior, que teve quase 260 mil alunos matriculados nas 400 escolas estaduais, elevadas agora para 404.

O ano letivo de 2009 será iniciado em 2 de março, enquanto as matrículas para novos alunos começam oficialmente no dia 15 de janeiro.

Fonte: Veronilda Lima
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás

Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás

A noite de abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea foi marcada pela premiação de artistas responsáveis por ressignificar, abraçar e diss

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia

A exposição “Microcosmos”, do artista plástico Flávio Dutka, com mais de 85 obras a ser realizada na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho (

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

A música pesada de Porto Velho acaba de alcançar novos horizontes. A banda Erudica, formada na capital rondoniense, anunciou oficialmente sua turnê

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Eleita pelo segundo ano consecutivo, Marcela Bonfim foi destaque na cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)