Quarta-feira, 6 de julho de 2011 - 13h26
Estudantes de escolas municipais localizadas na região da Ponta do Abunã em Porto Velho participaram de uma festa folclórica realizada no distrito de Extrema, na divisa de Rondônia com o Acre, durante o último final de semana. De acordo com a assessora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Naiara Nery, a presença dos alunos na festa tradicional, onde dançaram quadrilha, é uma forma de incentivá-los a conhecer a cultura regional e também de outros lugares do Brasil.
O Município foi representado na festa por alunos de quatro estabelecimentos de ensino – Escolas José Augusto e 13 de maio -, do próprio distrito de Estrema, além de estudantes dos distritos vizinhos de Nova Califórnia e Fortaleza do Abunã. “Cada uma dessas escolas promove sua própria festa junina, mas todos os anos elas participam dos festejos da comunidade”, comentou Naiara. Ela também informou que essa é uma ocasião muito importante para as crianças, tanto pela interação com o público quanto pelo resgate à Cultura.
Conforme Naiara Nery, a orientação da secretária Maria de Fátima Ferreira (Semed) é para que a direção de todas as escolas municipais aproveite esse momento de festejos juninos para incentivar os alunos a participarem das manifestações culturais. Também declarou que a Semed incentiva a realização de atividades que promovam a cultura e o conhecimento em todos os distritos ao longo da BR-364 e nas comunidades do Baixo Madeira.
Naiara lembrou que o principal exemplo de incentivo às manifestações culturais é dado pela própria secretaria, que todos os anos promove o arraial “Semed na Roça”, evento este que chegou à sétima edição na última sexta feira (1/7). Com isso, a prefeitura também incentiva o encontro das famílias dos servidores da educação, contribuindo para melhorar a motivação e qualidade de vida dos trabalhadores.
Fonte: Augusto José
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube
Após o lançamento físico realizado na comunidade de Nazaré, o Boi Curumim disponibiliza ao público o videoclipe “O Boizinho Encantado”, já no YouTu

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52
O projeto Sesc 52, realizado entre 10 de novembro a 15 de dezembro, percorreu todos os municípios de Rondônia, levando ações culturais gratuitas à p

Grupo Minhas Raízes lança videoclipe “Sonhos”, gravado na comunidade de Nazaré e Boa Vitória
Nazaré (RO) – A trajetória de 20 anos do Grupo Minhas Raízes ganha um novo capítulo com o lançamento do videoclipe “Sonhos”, disponível no YouTube

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” foi exibido gratuitamente em escolas públicas dos
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)