Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Alunos municipais vão retratar as águas brasileiras em exposição


Ao invés de artistas plásticos renomados, este ano a exposição da Marinha do Brasil em alusão ao Dia do Marinheiro, comemorado no dia 11 de dezembro, será realizada por 16 alunos da rede municipal de ensino de Porto Velho. Depois de um estágio de dois meses no ateliê Arte Moldura, do artista plástico Luciano Pinheiro, os novos pintores irão produzir duas telas cada, para serem expostas no espaço Madeira Mamoré da Casa de Cultura Ivan Marrocos a partir do dia 8 de dezembro.

O projeto, que é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação – Semed e a Marinha do Brasil, através da delegacia fluvial de Porto Velho, tem o propósito de descobrir, desenvolver e divulgar o talento dos jovens das escolas públicas para a pintura. "Essa exposição faz parte do III Projeto Marinharte, que nos anos anteriores foi realizado com a participação de artistas plásticos profissionais. Desta vez decidimos fazer diferente, dando a oportunidade dos jovens conhecerem melhor o trabalho da Marinha e desenvolverem suas aptidões artísticas", esclarece o Comandante da Marinha em Porto Velho, Carlos Eduardo Francisco Guimarães.

Para a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva, o projeto irá despertar o gosto pelas artes plásticas entre os alunos. "Temos certeza de que iremos encontrar muitos talentos dentro das escolas", prevê a secretária.
Participam do projeto alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. O processo de seleção iniciou nessa semana e está sendo feito mediante entrevistas e a produção de um desenho. "Estamos analisando a aptidão dos alunos para as artes plásticas e também a disponibilidade de tempo, uma vez que os selecionados vão ganhar uma bolsa de estudos integral no meu ateliê e durante esses dois meses terão que se dedicar ao projeto", frisa o artista plástico Luciano Pinheiro.

Além das obras dos alunos, a exposição, que tem como tema "O jovem navega na arte pintando o Brasil", também vai trazer cinco obras do artista plástico Luciano Pinheiro. Os trabalhos, assim como os produzidos pelos alunos, vão retratar as cinco regiões brasileiras, com enfoque para as águas.

Mais informações:

Elcias Villar de Carvalho – Chefe da Divisão do Desenvolvimento da Cultura Escolar (DICE) da Semed, pelo telefone: 3216-6697 cel 9983-0440

Artista plástico Luciano Pinheiro – 8402-9717

Comandante da Marinha em Porto Velho, Carlos Eduardo Francisco Guimarães – 3224-6141

Fonte:
Giceli Soupinski

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)