Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Alunos do Programa Supera Brasil participam de campanha preventiva às DST’s



Alunos do curso Multiplicadores de Saúde, do Programa Supera Brasil, participarão de campanha preventiva contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), neste sábado, 13/02, das 9h às 11h, em quatro pontos de Porto Velho. A ação social busca promover a saúde da população da capital e terá como ponto de apoio quatro drogarias da Rede Econômica. Cerca de 180 estudantes, orientados pelos professores e coordenadores do Projeto, farão distribuição de média 4 mil camisinhas e 4 mil panfletos educativos.

A concentração será às 8h em frente ao Supera Brasil onde o grupo de alunos será orientado sobre a ação, informado sobre o ponto de trabalho e dividido em quatro turmas. Cada grupo já elaborou panfleto próprio, com explicações sobre a importância do sexo seguro e informações sobre as DST’s.

Para o idealizador do Supera Brasil, “a informação é a chave para conscientizar a população sobre os riscos das DST’’S e contribuir para a qualidade de vida das pessoas”.

A coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS, Márcia Mororô, avalia a campanha como importante para alertar sobre a necessidade de prevenção das DST’s por meio do preservativo.

O preservativo é a forma mais segura de prevenção contra doenças sexuais e também serve como método anticoncepcional. As DST’s mais comuns são a AIDS, a sífilis e a herpes.

Segundo o Ministério da Saúde algumas dessas doenças são difíceis de identificar e tratar, especialmente no caso das mulheres.

Estatística

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cerca de 340 milhões de casos de DST por ano em todo o mundo. Doenças como a herpes e o HPV não estão incluídas nessa estimativa.

As estimativas do número de infecções de transmissão sexual da população brasileira sexualmente ativa são:

-Sífilis: 937 mil
-Gonorréia: 1.154.800 milhões
-Clamídia: 1.967.200 milhões
-Herpes genital: 640.900 mil
-HPV: 685.400 mil 

Fonte: PN-DST/AIDS, 2003.

 
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde foram 1.419 casos de AIDS registrados, em Porto Velho, no período de 1987 a julho de 2009, sendo 850 em homens e 569 em mulheres.
Supera Brasil

O Supera Brasil é um programa de responsabilidade social que visa capacitar jovens de baixa renda de 16 a 30 anos. As opções de profissionalização são em áreas diversas. A ação surgiu como Projeto Farmácia Escola em 2007 idealizado pelo diretor presidente do Grupo Machado, Valdeci Machado, que mudou para Supera Brasil com o objetivo de abranger outros seguimentos de mercado. 

Mais informações sobre as ações do Programa Supera Brasil no site: www.superabrasil.com.br. 

Evento: Ação social do curso Multiplicadores de saúde 

Data: 13/02 

Horário: 9h às 11h 

Concentração: 8h em frente ao Supera Brasil 

Local: Drogão da Sete (na avenida Sete de Setembro); Drogaria Jatuarana (na avenida Jatuarana), Drogaria T. Neves (na avenida José Amador dos Reis) e Drogaria Rodoviária (na avenida Jorge Teixeira com D. Pedro II).

Fonte:Dalila Nogueira / Comunica  

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe