Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Alegria e tradição marcaram o Arraial do Mercado Cultural em Porto Velho

Shows e apresentações juninas encantaram o público durante dois dias de festa


Abertura do arraial contou com a apresentação da quadrilha mirim Rádio Farol - Gente de Opinião
Abertura do arraial contou com a apresentação da quadrilha mirim Rádio Farol

O final de semana foi de festa, tradição e reencontro com as raízes culturais no Arraial do Mercado Cultural, promovido pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural). O evento, realizado na sexta-feira (25) e no sábado (26), levou ao Mercado Cultural um público animado, que prestigiou apresentações de quadrilhas e shows musicais.

A abertura do arraial na sexta-feira contou com a apresentação da quadrilha mirim Rádio Farol, seguida pela Nova Junina do Orgulho e Matutinhos do Triângulo. No palco principal, a cantora Lene Ventura fechou a noite com um repertório animado, que fez o público dançar e cantar.

Para a atriz Agrael de Jesus, o evento foi emocionantePara a atriz Agrael de Jesus, o evento foi emocionante

No sábado, a festa começou com a quadrilha mirim JUABP, seguida pelo boi-bumbá mirim Veludinho, Rosas de Ouro e Rosa Divina. A Banda Estação do Forró encerrou a programação em clima de muita animação e forró.

ENCANTO E EMOÇÃO

Para a atriz Agrael de Jesus, o evento foi emocionante. “Estou amando! Ver essas crianças dançando com tanta alegria e organização é de encher os olhos. A festa está linda”, comentou entusiasmada.

A dona de casa Inês do Prado, que participou acompanhada do esposo Rogério Noronha, também ficou encantada com as apresentações. “Eu estou encantada com a coreografia dessas crianças. A quadrilha mirim está um espetáculo. Estou amando tudo.”

 Inês do Prado, acompanhada do esposo Rogério Noronha, ficou encantada com as apresentaçõesInês do Prado, acompanhada do esposo Rogério Noronha, ficou encantada com as apresentações



Já a professora Fran Pereira, que aproveitou a noite ao lado do filho Andrei Soles, de 8 anos, destacou a importância de valorizar a cultura desde cedo. “Faço questão de trazer minha família para esses momentos. A cultura popular precisa ser vivida e valorizada. Trouxe meus filhos e ainda aproveitamos para saborear um tacacá delicioso.”

TRADIÇÃO E VALORIZAÇÃO CULTURAL

Segundo o presidente da Funcultural, Antônio Ferreira, o Arraial do Mercado Cultural foi pensado para proporcionar momentos de alegria e valorização das tradições. “Nossas crianças não se apresentaram no arraial da Prefs, e hoje estamos proporcionando esse momento aqui no Mercado Cultural, atendendo a um pedido do nosso prefeito Léo Moraes.”


Professora Fran Pereira aproveitou a noite ao lado do filho Andrei Professora Fran Pereira aproveitou a noite ao lado do filho Andrei


Ele reforçou ainda que a proposta vai além do entretenimento. “Mais que uma festa, o Arraial é um espaço de fortalecimento das nossas raízes e incentivo às novas gerações. É isso que queremos promover em cada ação cultural.”

O espaço foi cuidadosamente decorado com bandeirolas, palhas e luzes, criando o clima junino ideal.

A movimentação também aqueceu o comércio local. Muitos empreendedores aproveitaram a festa para vender produtos e se conectar com o público.

Com entrada gratuita, o Arraial do Mercado Cultural mostrou o compromisso da gestão municipal com a cultura popular, proporcionando um ambiente acolhedor e seguro para famílias, crianças e visitantes.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Mãe aos 15”: a história de quem transformou dor em arte e cicatriz em voz

“Mãe aos 15”: a história de quem transformou dor em arte e cicatriz em voz

Carol Terra aprendeu o que é recomeçar antes mesmo de entender o que é desistir. Mãe ainda na adolescência, viu sua vida mudar de rumo e precisou re

CINEMA AMAZÔNICO: Animação rondoniense “Planeta Fome” ultrapassa 60 seleções em festivais e pode ser assistida online

CINEMA AMAZÔNICO: Animação rondoniense “Planeta Fome” ultrapassa 60 seleções em festivais e pode ser assistida online

A animação Planeta Fome, uma distopia amazônica que se passa no ano de 2125, acaba de ultrapassar a marca de 60 seleções oficiais em festivais de ci

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Cinco artistas de Rondônia contam suas histórias e compartilham processos artísticos no documentário “Criativos”, dirigido por Jordan Cruz e produzi

ACEMDA capacita crianças e adolescentes de Vilhena com oficinas culturais gratuitas

ACEMDA capacita crianças e adolescentes de Vilhena com oficinas culturais gratuitas

O projeto “Oficinas Raízes Criativas: Cultivando Cultura, Arte e Sustentabilidade”, realizado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e De

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)