Porto Velho (RO) segunda-feira, 15 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

ALE aprova gratuidade do primeiro diploma dos níveis médio, técnico e superior



A Assembléia Legislativa de Rondônia aprovou em sessão ordinária (em primeira votação) e em sessão extraordinária (em segunda votação), o projeto de lei de autoria do deputado Neri Firigolo (PT), que garante a gratuidade na expedição do primeiro diploma dos níveis de ensino médio, técnico e superior das instituições educacionais municipais, estaduais e particulares. O projeto segue agora para sanção do governador do Estado.

“A educação é um direito de todos e dever do Estado. Todavia, esta norma do direito não vem sendo cumprida de forma integral”, destacou o deputado Neri Firigolo ao defender a aprovação do projeto da gratuidade do diploma. Ele lembrou que recentemente cobrava-se valores absurdos, amenizados após uma série de críticas, mas ainda assim, vem sendo cobrado dos estudantes.

Justifica o deputado: “Cumpre esclarecer que os estudantes além de não usufruírem do direito à educação de forma integral e gratuita (principalmente no ensino superior), ainda são obrigados pelas instituições de ensino a arcarem com o ônus da confecção dos diplomas referente às graduações. Em virtude de tais fatos, nos resta presente defesa dos direitos dos cidadãos, que na busca de uma educação digna, ainda são obrigados a assumirem mais este custo”.

Explica o deputado Neri Firigolo que caso o projeto seja sancionado pelo Executivo, o mesmo entrará em vigor de imediato, caso contrário, isto é na ocorrência de veto total ou parcial, retorna novamente à Assembléia Legislativa que decidirá em votação nominal (com quorum qualificado) se acata ou não a decisão governamental. Assim sendo, prosseguiu, “nesta última hipótese se o veto for derrubado, vai para publicação e passa a vigorar.

Fonte: Ascom/Neri Firigolo

Mais Sobre Cultura

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

O Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, realizado todos os anos em Porto Velho/RO, é um dos três festivais de cinema ambiental brasileiros e um