Quinta-feira, 22 de outubro de 2009 - 16h43
A Assembléia Legislativa de Rondônia aprovou em sessão ordinária (em primeira votação) e em sessão extraordinária (em segunda votação), o projeto de lei de autoria do deputado Neri Firigolo (PT), que garante a gratuidade na expedição do primeiro diploma dos níveis de ensino médio, técnico e superior das instituições educacionais municipais, estaduais e particulares. O projeto segue agora para sanção do governador do Estado.
“A educação é um direito de todos e dever do Estado. Todavia, esta norma do direito não vem sendo cumprida de forma integral”, destacou o deputado Neri Firigolo ao defender a aprovação do projeto da gratuidade do diploma. Ele lembrou que recentemente cobrava-se valores absurdos, amenizados após uma série de críticas, mas ainda assim, vem sendo cobrado dos estudantes.
Justifica o deputado: “Cumpre esclarecer que os estudantes além de não usufruírem do direito à educação de forma integral e gratuita (principalmente no ensino superior), ainda são obrigados pelas instituições de ensino a arcarem com o ônus da confecção dos diplomas referente às graduações. Em virtude de tais fatos, nos resta presente defesa dos direitos dos cidadãos, que na busca de uma educação digna, ainda são obrigados a assumirem mais este custo”.
Explica o deputado Neri Firigolo que caso o projeto seja sancionado pelo Executivo, o mesmo entrará em vigor de imediato, caso contrário, isto é na ocorrência de veto total ou parcial, retorna novamente à Assembléia Legislativa que decidirá em votação nominal (com quorum qualificado) se acata ou não a decisão governamental. Assim sendo, prosseguiu, “nesta última hipótese se o veto for derrubado, vai para publicação e passa a vigorar.
Fonte: Ascom/Neri Firigolo
Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)
A Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica, mantida pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade

Na próxima terça-feira, 7 de julho de 2026, a partir das 18h, será realizado no Campo do Verdão, em Vilhena (RO), o projeto "Mulheres em Movimento:

Quadrilhas encantam público com apresentações no sábado em Porto Velho
O Arraiá do Bera seguiu seus dias de programação neste fim de semana como opção de cultura e lazer para toda família. Sua primeira edição já se tornou

O Arraiá do Bera chegou ao fim neste domingo (28), consolidando-se como um dos maiores eventos culturais de Porto Velho. Promovido pela Prefeitura de
Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)