Porto Velho (RO) domingo, 19 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Acir Gurgacz quer educação de qualidade contra desestruturação familiar



Uma educação que atenda necessidades não apenas curriculares, mas também morais, dos jovens brasileiros foi defendida nesta segunda-feira (29) pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO). Em pronunciamento no Plenário, Acir Gurgacz disse que o foco da educação deve ser a formação do cidadão completo e cobrou dos candidatos nas eleições deste ano debates sobre a educação de qualidade.
O senador afirmou que, enquanto não se conseguem criar as condições necessárias para evitar a desestruturação familiar, "é necessário que o Estado ofereça, com uma educação de qualidade, as ferramentas para que as crianças e os jovens cresçam saudáveis, vencendo as más influências, os maus exemplos e as crises familiares".
Para isso, segundo Acir Gurgacz, não bastarão apenas recursos financeiros, mas "material humano qualificado, treinado, com vocação; profissionais capazes de levar a cabo uma política educacional mais humana que possa suprir as necessidades das crianças".
Desestruturação

Informações da Vara de Infância e Juventude de Porto Velho mostram, segundo o senador, os efeitos da desestruturação familiar sobre crianças e adolescentes. De um total de 800 jovens que cumprem medias socioeducativas na capital de Rondônia, 36% são usuários de drogas e 50% pertencem a famílias com baixa renda, entre um e dois salários mínimo. Mas, na maioria dos casos, ressalta Acir Gurgacz, está ausente a figura do pai. 
- Muitos desses jovens, meninos ou meninas, são obrigados a trabalhar para ajudar a mãe ou cuidar dos irmãos menores. Mas não podemos associar a pobreza à desestruturação familiar, tanto em Rondônia como no Brasil inteiro. A falta de carinho, a falta de tolerância, a falta de entendimento, de cultura e de educação são causas que afetam diretamente a estrutura de uma família. 
Uma família sem educação é, conforme o senador, uma família despreparada para a vida. Crianças criadas assim tornam-se jovens com sérios problemas, como os que estão sob a tutela da Justiça em Porto Velho. Jovens assim, disse, "tornam-se adultos frios, incapazes de diferenciar o certo do errado, incapazes de diferenciar o que podem e o que não podem fazer". 
Agressão
Acir Gurgacz citou trecho de um estudo realizado pelo Ministério Público do Estado de Rondônia, que diz: "Crianças que são vitimas de violência ou presenciam a violência entre seus pais tendem a usar a agressão como forma predominante da resolução de problemas, repetindo o aprendizado assimilado". 
No ano em que foi desenvolvido esse estudo, de 2006 a 2007, as chamadas para o Disk 100, telefone criado para receber denúncias de violência contra a criança, tiveram aumento de mais de 200%.
A desestruturação familiar é apontada pelo senador como uma das causas da superlotação em centenas de presídios espalhados em todo o Brasil, como o de Ariquemes (RO), que foi construído para receber 90 presos, mas que hoje abriga mais de 300. 
Essa realidade levou Acir Gurgacz a apoiar proposta do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) de criação de uma secretaria especial para crianças e adolescentes, nos moldes das secretarias especiais dedicadas às mulheres, promoção da igualdade racial, à juventude e aos direitos humanos.
Fonte: Agência Senado

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio