Porto Velho (RO) domingo, 18 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

Acadêmicos da Unir apresentam espetáculo teatral "Inimigos do povo" em Minas Gerais


Acadêmicos da Unir apresentam espetáculo teatral "Inimigos do povo" em Minas Gerais - Gente de Opinião


A próxima segunda-feira (22) marcará o início de uma nova etapa para os integrantes da Trupe dos Conspiradores, grupo de pesquisa e prática em encenação e atuação do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Os acadêmicos que dão vida aos personagens do espetáculo "Inimigos do povo" e também os responsáveis pela assistência de encenação, maquiagem, iluminação e sonoplastia participarão da 3ª edição do Festival Nacional de Teatro de Passos, em Minas Gerais.

 

Esta será a primeira apresentação dos acadêmicos fora do Estado de Rondônia, onde o espetáculo já circulou pelos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. "Inimigos do Povo é complexo, tanto estética quanto linguisticamente. Para realizarmos boas apresentações, precisamos de um número muito grande de profissionais: atores, equipe técnica e diretores. Hoje, após 15 apresentações, o espetáculo está mais coeso e coerente. Todavia, sempre há o que melhorar", comenta Luciano Oliveira, professor da Licenciatura em Teatro da Unir e responsável pela direção do espetáculo.

 

A acadêmica Stephanie Matos, que interpreta a personagem Petra no espetáculo, não esconde a empolgação quando  conversa sobre a apresentação em Passos (MG). "É a primeira vez que estou indo para um festival de teatro em outro estado e me sinto muito animada. Sinto uma energia muito boa desse festival, mesmo de longe. Será uma experiência incrível para todos nós. É muito importante que as pessoas de fora  vejam que Rondônia tem produções teatrais", destaca a atriz.

 

Inimigos do povo será apresentado no dia 22 de julho, às 10h, no Teatro Rotary, em Passos, município do interior de Minas Gerais. A programação do evento contempla mais de 20 espetáculos de diversas regiões do Brasil,  que serão apresentados entre os dias 21 e 28 de julho. "Representaremos, com muito orgulho, o teatro produzido no estado de Rondônia.  Alguns dos meus ídolos no teatro, como o diretor mineiro Gabriel Vilella, a 'Cia Luna Lunera', de Belo Horizonte, o 'Teatro Didático da UNESP e Teatro de Brancaleone', de São Paulo, participarão do festival", confidencia Luciano.

 

Duas vezes por semana, no contraturno das aulas do Curso de Licenciatura em Teatro, os acadêmicos se reúnem no Laboratório de Criação Cênica da Universidade Federal de Rondônia para ensaiar. "Para esta apresentação não intensificamos os ensaios, pois o elenco já está bem maduro e preparado para as apresentações", explica o docente informando que uma nova cena foi acrescentada ao espetáculo: "A cena “Qual seu tipo de família?”, que é a mais nova da nossa montagem, está dando bastante trabalho para entrar no eixo, mas estamos conseguindo!".

 

Mais informações sobre o Festival Nacional de Teatro de Passos podem ser consultadas no site: https://www.festivalteatropassos.com/espetaculos

 

Sobre "Inimigos do povo"

 

 "Inimigos do Povo" estreou no dia 03 de novembro de 2018, no Teatro Guaporé, em Porto Velho (RO).  O espetáculo, idealizado pela Trupe dos Conspiradores, nasceu durante uma pesquisa em encenação teatral contemporânea dentro do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em março de 2017. É livremente inspirado na obra “Um Inimigo do Povo” (1882), do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828-1906) e,  durante mais de uma hora, mescla ao texto de criação coletiva, cenas compostas por danças, músicas,  projeções audiovisuais e teatro de formas animadas.  O projeto "Inimigos do Povo - Trupe dos Conspiradores" foi contemplado pelo Prêmio de Teatro Jango Rodrigues - 2017, promovido pelo Governo do Estado de Rondônia, através da Superintendência da Juventude, Cultura Esporte e Lazer (Sejucel), para montagem de espetáculo.

 

Partindo da descoberta feita por um médico, o Dr. Stockman, de que a estação balneária da cidade está contaminada, o espetáculo mostra como governo, comércio, imprensa e sociedade, transformam um agente da ciência em inimigo do povo. "Nosso espetáculo traça um paralelo entre as temáticas do texto de Ibsen com acontecimentos político-sociais do Brasil atual. A estreia foi  tensa, pois estávamos passando por uma grande turbulência política no país com a eleição presidencial. Movimentos de direita, como o MBL e o Escola Sem Partido, nos preocupavam", relembra Luciano.

 

Dentre os paralelos traçados entre a obra de 1882 e a realidade brasileira atual, a atriz Jamile Soares, que interpreta a jornalista Joana, destaca o impasse entre a questão ambiental e, por consequência de saúde pública, contra o poder econômico e os interesses das elites.  "Como ocorreu no Brasil em diversos momentos, no caso do rompimento da barragem de Brumadinho e outros desastres ambientais. Inimigos também conversa com a realidade de Rondônia, onde a construção de hidrelétricas  causaram danos ambientais e sociais", esclarece.

 

O espetáculo agrega projeções de imagens sobre momentos marcantes da História do mundo, como o nazismo e as milhões de mortes de  pessoas através da tortura, prática exercida principalmente em regimes ditatoriais, como o que ocorreu no Brasil. "Quantas vezes a democracia em nosso país foi morta? A personagem Democracia representa todas as mulheres que são subjugadas, maltratadas pela doença do patriarcado. Seu marido, o personagem 'protagonista' da peça, faz questão de pisar em seu coração. Inimigos do Povo destrincha uma sociedade repleta de hipocrisia, sujeira e corrupção, mas também apresenta um grito de resistência, como: LGBTQis presentes! Empregadas domésticas presentes! Marielle presente!", ressalta Jamile ao analisar a obra.

 

Madeira Festival

 

"Inimigos do povo" participou em junho de 2019 do Madeira Festival de Teatro, em Porto Velho, onde conquistou cinco prêmios, dentre eles, o de melhor espetáculo. "Foi uma grande surpresa para a Trupe dos Conspiradores conquistar esse troféu. Sabíamos da força e da qualidade do nosso trabalho. Contudo, pela grandeza de outros grupos e espetáculos, como Tabule, Mulheres do Aluá e À Margem, acreditávamos que um desses trabalhos seria o campeão.  Ficamos muito felizes com os cinco prêmios que recebemos e agradecemos imensamente o corpo de jurados pela confiança e reconhecimento do nosso trabalho", enfatiza Luciano, que conquistou o prêmio de melhor direção.

 

Outro premiado foi o acadêmico Ádamo Teixeira. Pelo papel de Dr. Stockman recebeu o troféu de melhor ator coadjuvante. "Como é meu primeiro trabalho, não esperava a premiação. Fiquei muito feliz e é um sinal de que meu personagem está conseguindo alcançar seu objetivo, de passar uma mensagem de questionamento da realidade para o público", avalia relembrando as trocas de experiências durante a circulação no interior de Rondônia: "Fomos bem recebidos, entramos em contato com visões de mundo diferentes, questões diversas foram lançadas ao final de cada apresentação e essa troca enriquece o nosso trabalho, pois tomamos conhecimento do que o público enxerga e sente sobre o nosso espetáculo e, a partir disso, podemos amadurecer ainda mais nossa atuação, compreendendo o que o personagem representa".

 

Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru, Cacoal e Vilhena receberam apresentações de "Inimigos do povo" durante a turnê pelo interior de Rondônia.  "Isso foi de suma importância para a trupe e de grande valia, enquanto aprendizado artístico, para todos os alunos do Curso de Teatro da UNIR envolvidos no projeto. Somos muito gratos à produção do festival que, com muita competência e generosidade, nos deu todo o suporte logístico, artístico e humano para que pudéssemos realizar boas apresentações", aponta Luciano acrescentando: "Os prêmios em dinheiro que recebemos estão nos possibilitando viajar para o Festival Nacional de Teatro de Passos, em Minas Gerais".

 

Saiba mais sobre a Trupe dos Conspiradores e o espetáculo "Inimigos do povo" no site:http://www.trupedosconspiradores.unir.br/homepage e redes sociais: Facebook e Instagram

Galeria de Imagens

Mais Sobre Cultura

Exposição mostra importância das bicicletas em Rondônia

Exposição mostra importância das bicicletas em Rondônia

O uso de bicicletas em Rondônia é tema de uma exposição do fotógrafo e artista visual Felipe Benninger.  As imagens foram capturadas em uma viagem d

Fotografia na Praça: Dia Mundial da Fotografia é celebrado no Espaço Alternativo

Fotografia na Praça: Dia Mundial da Fotografia é celebrado no Espaço Alternativo

O que é a fotografia para você? O que significa congelar um momento? Em tempos em que está cada vez mais fácil registrar momentos é importante parar

Brasil Latin open 2019 tem duas novas categorias

Brasil Latin open 2019 tem duas novas categorias

De 22 á 24 de novembro, São Paulo será sede da sexta edição do Brasil Latin Open. O evento que é considerado o maior campeonato de dança a dois do p

44ª Edição do Projeto Samba Autoral

44ª Edição do Projeto Samba Autoral

Não é tarefa fácil manter uma história de raiz, onde busca -se preservar sua base e a sua origem, especialmente, quando se fala da história do S