Porto Velho (RO) terça-feira, 28 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Acadêmicos da FIMCA participam do Projeto Verão Limpo/2009


  
Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da FIMCA - Faculdades Integradas Aparício Carvalho, participaram ativamente, nos dias 23 e 24 de julho, das atividades preparatórias para a segunda edição do “Projeto Verão Limpo”, que será realizado durante o Festival de Verão 2009, em Fortaleza do Abunã, nos dias 4, 5, 6 e 7 de setembro.

Sob a responsabilidade dos professores do curso de Ciências Biológicas, Isaac Lucena e Savanelle A. T. Rocha, os alunos foram divididos em duas equipes com tarefas específicas: uma orientando as crianças e adolescentes da comunidade sobre a importância da preservação das matas ciliares, e outra informando a respeito dos cuidados que se deve ter com os animais peçonhentos, que existem em abundância na região. Participaram dessas atividades os acadêmicos Isaac Lucena de Amorim, Paulo Roberto Nascimento, Norma Regis dos Santos, Thais Cristina da Silva Santos, Jhame Nascimento da Silva, Maria Ivaneide Ferreira da Silva, Elizabeth Maria Cherubini, Antonio Carlos Wanzeller dos Santos Júnior, Alisson Batista da Silva e Francisco Ferreira Nascimento.

Acadêmicos da FIMCA participam do Projeto Verão Limpo/2009 - Gente de Opinião
As matas ciliares

As matas ciliares são fundamentais para o equilíbrio ecológico, oferecendo proteção para as águas e o solo, reduzindo o assoreamento de rios, lagos e represas e impedindo o aporte de poluentes para o meio aquático. Formam, além disso, corredores que contribuem para a conservação da biodiversidade; fornecem alimento e abrigo para a fauna; constituem barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças da agricultura; e, durante seu crescimento, absorvem e fixam dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelas mudanças climáticas que afetam o planeta. 

O reflorestamento das áreas de mata ciliar é uma necessidade, devendo ser realizado com espécies nativas, observando um nível adequado de diversidade biológica para assegurar a restauração dos processos ecológicos, condição indispensável para o desenvolvimento sustentável.  Por isso, ao final da programação, várias mudas de árvores e palmeiras foram plantadas às margens de um igarapé que passa próximo à estrada que dá acesso à comunidade.


Os animais peçonhentos

Os animais peçonhentos caracterizam-se por possuírem glândulas secretoras que se comunicam com aparelho inoculador (dentes ocos, ferrões ou aguilhões) por onde o veneno passa ativamente causando danos à vítima. São também classificados como peçonhentos os que produzem veneno, mas não possuem o aparelho inoculador, vindo a provocar o envenenamento passivamente por contato (taturana), por compressão (sapo) ou por ingestão (peixe baiacu). Em Rondônia os animais peçonhentos que causam mais acidentes graves são as cobras, os escorpiões e as aranhas. Esses animais inoculam ativamente sua peçonha determinando a gravidade do acidente numa sintomatologia variável segundo a espécie, quantidade de veneno injetado, idade do acidentado e complicações que podem apresentar. Todas essas informações foram passadas à comunidade, bem como ou cuidados e providências que se devem adotar com as vítimas de tais animais.

Projeto Verão Limpo

O Projeto Verão Limpo foi idealizado pelo comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Caetano, com o objetivo de informar e preparar as comunidades ribeirinhas de Fortaleza do Abunã, para a melhoria do ambiente em que vivem a partir de uma conscientização sócio-ambiental, durante o Festival de Verão anualmente realizado nas praias e cachoeira daquele distrito. Mas tem como objetivo, também, estender suas ações até outros municípios como Guajará-Mirim, Costa Marques e Pimenteiras.

Além da comunidade local, dos acadêmicos do curso de Biologia da FIMCA e do Corpo de Bombeiros Militar, participaram destas atividades a SEDAM - Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental, através do Programa de Recuperação de Mata Ciliar e Coordenadoria de Educação Ambiental e o Batalhão de Polícia Ambiental.

Todo o evento foi registrado para produção de um vídeo educativo, do qual a FIMCA é uma das patrocinadoras.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio