Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Abertas inscrições para a 1ª Feira de Artesanato de Rondônia em Vilhena



A Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) iniciou na quarta-feira (1) as inscrições para a 1ª Feira de Artesanato de Rondônia, que acontecerá de 7 a 9 de abril, em Vilhena. As inscrições seguem até o próximo dia 11 no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), que fica na Sejucel, em Porto Velho. Serão selecionados 60 artesãos interessados em expor e comercializar seus produtos.

Gente de Opinião

Peças artesanais vão ser avaliadas por critérios, como tradição, criatividade e produção associados à cultura local

Para finalizar o processo de inscrição os artesãos devem estar cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), que garante a carteira de artesão, que deve estar no prazo de validade.

“O artesão deve preencher o formulário de inscrição, declaração de uso de imagem, carta de anuência do artesão representativo por entidade, termo de compromisso e outras fichas que estão disponíveis no edital. As feiras que são distribuídas nas regionais do estado dão mais visibilidade para todos artesãos”, disse Rodnei Paes, titular da Sejucel.

Com os formulários preenchidos, os artesãos devem encaminhar para o e-mail artesanatoPAB@gmail.com, assunto ‘1ª Feira Regional de Artesanato – Vilhena’, no corpo do e-mail informar nome completo e anexar os formulários juntamente com os documentos pessoais, cópia do RG, CPF e comprovante de residência.

O artesão que tiver interesse na feira de Vilhena deve estar de acordo com os critérios de seleção, que fazem referência a trabalhos voltados à cultura popular, criatividade e originalidade, linguagem própria, tradição, expressão contemporânea, inovação, produto associado à cultura local e conscientização ambiental.

Caso não sejam preenchidas as vagas destinadas para os 60 artesãos, a Coordenadoria do Artesanato da Sejucel selecionará os artesãos que sejam cadastrado no PAB, tanto para os 50% destinados para Vilhena quanto para 50% disponíveis para todo estado.

Edital

Edital Primeira Feira Regional de Artesanato de Rondônia em Vilhena

Saiba mais

Governo realiza cadastro de artesãos da região de Ariquemes


Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Sejucel
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) manifesta preocupação com a decisão do Governo do Estado de conceder o Teatro Guaporé

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

No mesmo dia, chegam ao público dois curtas-metragens rondonienses que dialogam entre si ao lançar um olhar sensível e contundente sobre o universo

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

A literatura tem o poder singular de atravessar territórios, encurtar distâncias e construir pontes simbólicas entre povos, culturas e histórias. Ne

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)