Quinta-feira, 18 de novembro de 2010 - 20h02
Com exposição fotográfica da Professora Mestra Nilza Menezes e palestra do presidente do Centro de Cultura Negra do Estado de Rondônia, Professor Silvestre Antônio, sobre o tema “Religiões de Matriz Africana”, foi aberta na noite desta quarta-feira (17), no hall do Prédio Neoclássico, a Semana da Consciência Negra das Faculdades FIMCA/Metropolitana.
Com o tema “Igualdade étnica na diversidade: Identidade e resistência negra na Amazônia”, a abertura do evento contou ainda com outros atrativos, como mesa redonda, exposição “Ebós: Religiosidade Afro”, da artista plástica Ariana Boaventura, degustação de pratos da culinária negra, e apresentação do Grupo Palmares de Capoeira.
Com a finalidade de comemorar o Dia da Consciência Negra, festejado nacionalmente no dia 20 de novembro, a programação foi organizada pelos acadêmicos do 5º período de Turismo e do 1º período de Serviço Social, sob a supervisão do professor Gilmar Nascimento, vice-presidente da Faculdade Metropolitana e titular das disciplinas Formação Sócio-Histórica do Brasil e História da Arte, nos dois cursos.
“Nosso objetivo é aproveitar a data para promover o conhecimento do passado,como forma de contribuir para a melhor compreensão da realidade e elevar o grau de consciência crítica da sociedade contemporânea a respeito da contribuição da etnia negra na construção da identidade brasileira e suas influência na Amazônia”, declarou o professor Gilmar, ao declarar aberta a programação da Semana.
Fonte: Sergio Mello
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda
Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR
O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)