Porto Velho (RO) sábado, 18 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

ABD nacional e ABD Rondônia apoiam realização do Fest Cineamazônia 2009



As oficinas técnicas realizadas durante o Festival são coordenadas pela ABD Rondônia

A Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD Nacional) juntamente com a ABD Rondônia apóiam a realização da 7ª edição do Fest Cineamazônia, que acontece em Porto Velho, de 7 a 12 de dezembro. A abertura oficial ao público será no dia 8, a partir das 19h30, no Teatro Banzeiros. Durante o Festival vai acontecer um Encontro das ABDs do Norte, que pela primeira vez é realizado em Rondônia.

Estarão reunidos em Porto Velho, representantes das ABDs de Rondônia, Amazonas, Acre, Pará e Amapá. Em discussão, o fortalecimento da classe de cineastas e produtores de cinema e vídeo, que atuam na Amazônia. Para o presidente da ABD-RO, Luiz Brito, existe uma concentração de recursos para as produções das regiões Sul e Sudeste, e, que, a união dos produtores do Norte pode fortalecer a luta por uma divisão mais justa dos recursos.

Quanto as três oficinas técnicas realizadas durante o Festival, serão coordenadas pela ADB Rondônia. Para participar das oficinas, os interessados devem acessar o site do www.cineamazonia.com se inscrever on-line. Serão ministradas as oficinas de “Técnicas de Palhaço. O tempo Cômico”, com o ator Luiz Carlos Vasconcelos; o “Processo de Realização Cinematográfica”, com o cineasta Marcus Vilar; e, o “Curso Prático de Roteiro”, com o jornalista Humberto Oliveira.

Outra ação da ABD Rondônia é a realização do Cineclube ABD-RO, todos os sábados, a partir das 19h, no bairro Triângulo. O projeto é uma parceira com o Instituto Maporé e Associação de Moradores do Bairro Triângulo, com apoio cultural da ABD-Nacional.

A história da ABD-RO vem do tempo dos cineastas e entusiastas locais que, por iniciativas próprias, realizaram produções premiadas a nível nacional e internacional.

O Fest Cineamazônia tem o apoio cultural do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, Santo Antônio Energia, Prefeitura de Porto Velho, Semed, Fundacao Iaripuna, Governo de Rondonia, Secel, Bancada Federal de Rondônia, Senadora Fátima Cleide, Senador Valdir Raupp, Deputado Federal Eduardo Valverde e Deputada Federal Marinha Raupp. 

Fonte: Solano

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio