Sábado, 28 de novembro de 2009 - 16h54
As oficinas técnicas realizadas durante o Festival são coordenadas pela ABD Rondônia
A Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD Nacional) juntamente com a ABD Rondônia apóiam a realização da 7ª edição do Fest Cineamazônia, que acontece em Porto Velho, de 7 a 12 de dezembro. A abertura oficial ao público será no dia 8, a partir das 19h30, no Teatro Banzeiros. Durante o Festival vai acontecer um Encontro das ABDs do Norte, que pela primeira vez é realizado em Rondônia.
Estarão reunidos em Porto Velho, representantes das ABDs de Rondônia, Amazonas, Acre, Pará e Amapá. Em discussão, o fortalecimento da classe de cineastas e produtores de cinema e vídeo, que atuam na Amazônia. Para o presidente da ABD-RO, Luiz Brito, existe uma concentração de recursos para as produções das regiões Sul e Sudeste, e, que, a união dos produtores do Norte pode fortalecer a luta por uma divisão mais justa dos recursos.
Quanto as três oficinas técnicas realizadas durante o Festival, serão coordenadas pela ADB Rondônia. Para participar das oficinas, os interessados devem acessar o site do www.cineamazonia.com se inscrever on-line. Serão ministradas as oficinas de “Técnicas de Palhaço. O tempo Cômico”, com o ator Luiz Carlos Vasconcelos; o “Processo de Realização Cinematográfica”, com o cineasta Marcus Vilar; e, o “Curso Prático de Roteiro”, com o jornalista Humberto Oliveira.
Outra ação da ABD Rondônia é a realização do Cineclube ABD-RO, todos os sábados, a partir das 19h, no bairro Triângulo. O projeto é uma parceira com o Instituto Maporé e Associação de Moradores do Bairro Triângulo, com apoio cultural da ABD-Nacional.
A história da ABD-RO vem do tempo dos cineastas e entusiastas locais que, por iniciativas próprias, realizaram produções premiadas a nível nacional e internacional.
O Fest Cineamazônia tem o apoio cultural do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, Santo Antônio Energia, Prefeitura de Porto Velho, Semed, Fundacao Iaripuna, Governo de Rondonia, Secel, Bancada Federal de Rondônia, Senadora Fátima Cleide, Senador Valdir Raupp, Deputado Federal Eduardo Valverde e Deputada Federal Marinha Raupp.
Fonte: Solano
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda
Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR
O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)