Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

A Poética & a Cena: Programação Cultural do mês de junho no Tapiri


A Poética & a Cena: Programação Cultural do mês de junho no Tapiri - Gente de Opinião
 

Aproveitando os festejos juninos e o aniversário de 50 anos do ator, diretor e produtor cultural Chicão Santos, o grupo O Imaginário montou uma programação repleta de atividades culturais em sua sede, o Tapiri, e também na Arena Madeira Mamoré. “A Poética & a Cena no Tapiri” começa neste sábado, dia 22, às 20h, com a apresentação in process da montagem Beckett – Não Há Muita Coisa Para Falar, cujo texto é do escritor amazonense Jorge Bandeira. O trabalho tem a atuação de Mahmoud Baydon e direção de Chicão Santos.


No domingo (23) o Tapiri recebe o espetáculo Tabule: Uma Tragicomédia Árabe, da Cia. Peripécias, com participação de Thallisson Lopes. Zahara, vivida pelo ator Junior Lopes, é a protagonista, que desde cedo reconhece todo o preconceito e desigualdade que existe em ser mulher e deseja ativamente que essa injustiça seja corrigida. Durante o velório do marido Salim, Zahara conta aos seus convidados a sua trajetória cheia de momentos alegres e tristes, enquanto serve o seu saboroso tabule.


Recém saída de uma temporada na Estrada de Ferro Madeira Mamoré, a peça Lete, da Beradeira Companhia de Teatro tem direção de Rodrigo Vrech e também fará parte da programação na segunda-feira (24). No enredo é contada a transformação social e cultural de uma cidade fictícia, inspirada em Porto Velho, com a instalação de uma usina hidrelétrica.


Na quarta-feira (26), o aniversário de Chicão Santos será comemorado com uma apresentação da peça A Ferrovia dos Invisíveis - Narrativas do Outro Lado, que estreou ano passado durante o V Festival Amazônia Encena na Rua e já esteve em temporada na Praça das Caixas D’água. O espetáculo traz fragmentos da história dos milhares de trabalhadores de várias nacionalidades que aqui viveram e morreram pela construção da “Ferrovia do Diabo”.


Compõe ainda a programação uma conversa com diretores cênicos de Porto Velho, na quinta (27), a partir das 20h no Tapiri. A idéia é propiciar um espaço de interação entre os diretores, atores e estudantes de teatro, sobre a arte, a profissão e as experiências adquiridas no fazer teatral.


Encerrando a semana cultural, no sábado (29) O Imaginário realiza o II Tapiri na Roça, festa junina em comemoração a São Pedro, com comidas típicas, fogueiras e quadrilha, a partir das 18h. Toda a programação tem entrada franca e mais detalhes podem ser observados no site www.oimaginarioro.com.br.


Vale ressaltar que Chicão é diretor do Grupo O Imaginário e produtor do Festival Amazônia Encena na Rua, cuja sexta edição acontece este ano, de 23 a 28 de julho. Nascido no Espírito Santo, Chicão veio para Rondônia em 1976, onde atuou por vários anos em grupos de teatro em Cacoal, e posteriormente se mudou para Porto Velho, fundando o grupo O Imaginário em 2005. Em seus trabalhos, costuma abordar aspectos relativos à oralidade, memórias e narrativas dentro da construção das cenas, com temas relacionados ao imaginário popular amazônico e a história da região.


Serviço: A Poética & a Cena no Tapiri – Programação Cultural

Quando: de 22 a 29 de junho de 2013    

Onde: Tapiri - Rua Franklin Tavares nº 1349, Bairro Pedrinhas, e Arena Madeira Mamoré - Complexo da E.F.M.M.

 

 

A Poética & a Cena: Programação Cultural do mês de junho no Tapiri - Gente de Opinião
 


Fonte: Tapiri - O Imaginário 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)