Porto Velho (RO) sexta-feira, 24 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

A Poética & a Cena: Programação Cultural do mês de junho no Tapiri


A Poética & a Cena: Programação Cultural do mês de junho no Tapiri - Gente de Opinião
 

Aproveitando os festejos juninos e o aniversário de 50 anos do ator, diretor e produtor cultural Chicão Santos, o grupo O Imaginário montou uma programação repleta de atividades culturais em sua sede, o Tapiri, e também na Arena Madeira Mamoré. “A Poética & a Cena no Tapiri” começa neste sábado, dia 22, às 20h, com a apresentação in process da montagem Beckett – Não Há Muita Coisa Para Falar, cujo texto é do escritor amazonense Jorge Bandeira. O trabalho tem a atuação de Mahmoud Baydon e direção de Chicão Santos.


No domingo (23) o Tapiri recebe o espetáculo Tabule: Uma Tragicomédia Árabe, da Cia. Peripécias, com participação de Thallisson Lopes. Zahara, vivida pelo ator Junior Lopes, é a protagonista, que desde cedo reconhece todo o preconceito e desigualdade que existe em ser mulher e deseja ativamente que essa injustiça seja corrigida. Durante o velório do marido Salim, Zahara conta aos seus convidados a sua trajetória cheia de momentos alegres e tristes, enquanto serve o seu saboroso tabule.


Recém saída de uma temporada na Estrada de Ferro Madeira Mamoré, a peça Lete, da Beradeira Companhia de Teatro tem direção de Rodrigo Vrech e também fará parte da programação na segunda-feira (24). No enredo é contada a transformação social e cultural de uma cidade fictícia, inspirada em Porto Velho, com a instalação de uma usina hidrelétrica.


Na quarta-feira (26), o aniversário de Chicão Santos será comemorado com uma apresentação da peça A Ferrovia dos Invisíveis - Narrativas do Outro Lado, que estreou ano passado durante o V Festival Amazônia Encena na Rua e já esteve em temporada na Praça das Caixas D’água. O espetáculo traz fragmentos da história dos milhares de trabalhadores de várias nacionalidades que aqui viveram e morreram pela construção da “Ferrovia do Diabo”.


Compõe ainda a programação uma conversa com diretores cênicos de Porto Velho, na quinta (27), a partir das 20h no Tapiri. A idéia é propiciar um espaço de interação entre os diretores, atores e estudantes de teatro, sobre a arte, a profissão e as experiências adquiridas no fazer teatral.


Encerrando a semana cultural, no sábado (29) O Imaginário realiza o II Tapiri na Roça, festa junina em comemoração a São Pedro, com comidas típicas, fogueiras e quadrilha, a partir das 18h. Toda a programação tem entrada franca e mais detalhes podem ser observados no site www.oimaginarioro.com.br.


Vale ressaltar que Chicão é diretor do Grupo O Imaginário e produtor do Festival Amazônia Encena na Rua, cuja sexta edição acontece este ano, de 23 a 28 de julho. Nascido no Espírito Santo, Chicão veio para Rondônia em 1976, onde atuou por vários anos em grupos de teatro em Cacoal, e posteriormente se mudou para Porto Velho, fundando o grupo O Imaginário em 2005. Em seus trabalhos, costuma abordar aspectos relativos à oralidade, memórias e narrativas dentro da construção das cenas, com temas relacionados ao imaginário popular amazônico e a história da região.


Serviço: A Poética & a Cena no Tapiri – Programação Cultural

Quando: de 22 a 29 de junho de 2013    

Onde: Tapiri - Rua Franklin Tavares nº 1349, Bairro Pedrinhas, e Arena Madeira Mamoré - Complexo da E.F.M.M.

 

 

A Poética & a Cena: Programação Cultural do mês de junho no Tapiri - Gente de Opinião
 


Fonte: Tapiri - O Imaginário 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio