Quinta-feira, 31 de julho de 2025 - 11h40

No dia 26 de julho de 2025, foi inaugurada a Sala da AJEB-RO, localizada
na Rua Cinco de Outubro, 1575, no bairro São Francisco, em Porto Velho. O
espaço tornou-se um novo marco para a literatura em Rondônia, reunindo um
acervo com mais de 300 obras doadas por escritoras nacionais e internacionais.
A iniciativa surgiu a partir do convite de Márcia Pini, coordenadora do
ICEAL, que, por meio de Izabel Cristina, estendeu à diretoria da AJEB-RO a
proposta de cessão de uma sala que atenderá tanto à Associação quanto à
Biblioteca Comunitária da AJEB-RO. A biblioteca funcionará aos sábados, das 8h
às 12h, e tem como objetivo incentivar a leitura e democratizar o acesso à
literatura para a comunidade da zona Leste de Porto Velho, alcançando cerca de
30 bairros.
O espaço homenageia a Profª Benedita Pini, (In memorian) que foi
Secretária de Educação, reconhecida por sua atuação social.
Atualmente, a coordenação da sala está sob responsabilidade de Márcia Pini, também membro da AJEB-RO, onde as escritoras participarão de trabalhos coletivos com a comunidade local.

O espaço conta com obras vindas de diversos países, marcando a presença global da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB). Entre os destaques, estão as doações da ACIMA Itália, representada pela escritora Sônia Miquelin, que esteve presente na inauguração e é reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho de difusão literária na Europa, especialmente na Itália.
A solenidade de inauguração também contou com a presença da escritora Maria Alice Ferreira da Rosa, da AJEB de São Paulo, onde doou suas obras literárias, e representou a presidente coordenadora, Nancy Alcântara, que contribuiu com importantes coletâneas como: Paulistânea Liberdade – Oficina Literária 2024; Navegar é Possível 2025. Ambas organizadas por Nancy Alcântara, presidente da AJEB SP. O acervo ainda inclui títulos de grande relevância como: Mulheres Extraordinárias (2021); Sem Fronteiras pelo Mundo – Coletânea Internacional Lusófona em Verso e Prosa (2023); Cápsula do Tempo – Cartas para o Futuro (2024), organizada pela Rede Sem Fronteiras, sob coordenação de Dyandreia Portugal, Elas – A Força Feminina através dos Tempos (2025), da Editora Cultive, coordenada por Valquíria Imperiano; Antologia Originárias, da AJEB MG/Nacional, sob coordenação da ex-presidente Irislene Morato; A Mulher no Mundo – Universo Feminino em Expansão (2025), coordenada por Márcia Schweizer, presidente da AJEB RJ, com apoio de Renata Dal-Bó, presidente nacional da AJEB; Brava Gente Brasileira em Terras Amazônicas, com participação de 13 escritoras da AJEB RO, coordenada por Angela Bretas, liderança rondoniense e organizadora do JIPALÊ em Ji-Paraná RO; Libertà & Liberdade (Antologia Bilíngue); Musas– Mulheres Memoráveis (Volume IV), ambas coordenadas pela ACIMA Itália, por Sônia Miquelin.

Além dessas obras, o espaço abriga livros de todas as escritoras associadas da AJEB RO. A ampliação do acervo conta com o apoio contínuo de escritoras, entidades literárias e parceiros que, por meio da escritora Izabel Cristina, tem colaborado com doações e fortalecimento da escrita feminina em Rondônia.

A Sala da AJEB RO é, portanto, mais do que um acervo: é um símbolo da união literária entre estados e nações, que reconhece o protagonismo das mulheres na produção intelectual contemporânea.
Parceria:
A AJEB RO, através da Escritora Izabel Cristina, Presidente Coordenadora, agradece o apoio cultural das empresas: Associação Zequinha Araújo, Temática Editora e Cursos, Letras Amazônicas, Clínica Sorriso Mágico, ICEAL Pvh e o Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré para a realização do Workshop OLIVI com a Sônia Miquelin.
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)