Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

A Biblioteca Fco Meirelles e Senac realizam tarde de diálogo


A Biblioteca Fco Meirelles e Senac realizam tarde de diálogo - Gente de Opinião
A Biblioteca Francisco Meirelles promoveu mais uma edição da Tarde de Diálogo, nesta quarta-feira, 08 com a participação de 70 alunos da Escola Barão do Solimões e do Senac. Desta vez a Tarde de Diálogo está inserida na 5ª Semana do Meio Ambiente do Senac. A atividade é realizada por meio de um convênio da Biblioteca Francisco Meirelles e a instituição.

Adson Kleber, diretor da Biblioteca, explica que todo mês trabalha uma temática e neste é o Meio Ambiente. Além desta atividade estamos com exposições para a população. Hoje os alunos puderam ver o documentário: O Rio Madeira antes das Barragens de Iremar Ferreira. E o nosso convidado debateu com os presentes sobre as temáticas. Queremos estimular um pensamento crítico sobre o assunto. O convênio que temos com o Senac é de dois anos e foi assinado em abril de 2016 entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a instituição. A cooperação possibilita o conhecimento e enriquecimento de ambos” afirma.

O convidado desta edição, o professor do Programa de mestrado e doutorado de Desenvolvimento Regional em Meio Ambiente, Artur de Souza Moret, trabalhou com os jovens estudantes sobre desenvolvimento e sustentabilidade. Abordou estes temas em relação aos grandes empreendimentos realizados em Poto Velho, buscando fomentar um censo critico.

“O convite da Biblioteca e do Senac em participar de uma motivação critica sobre Porto Velho antes das barragens e refletir sobre o que ficou depois delas e como poderia não ter ficado se houvesse um diálogo maior com a sociedade é importante. Se tivessem imposto condições, a gente não teria as consequências que temos hoje. A ideia é fomentar esta discussão. Um fato importante é saber que a cidade foi construída a partir de ciclos e fica uma questão a se pensar: qual ciclo será construído a partir de então. Queremos jovens que serão cidadãos que daqui pra frente vão dirigir a cidade, terão direto a voz e voto. Precisamos aguçar nessa juventude a capacidade deles de participarem e intervirem definitivamente”, disse Artur Moret.

Fonte:  Rebeca Barca | Fotos Roseval Guzo

Comdecom Prefeitura de Porto Velho

Gente de OpiniãoTerça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

A literatura tem o poder singular de atravessar territórios, encurtar distâncias e construir pontes simbólicas entre povos, culturas e histórias. Ne

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

A organização da Oficina “Práticas de Canto Coral Cênico” prolongou até esta semana as inscrições para o evento. Trata-se de uma iniciativa transfor

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

O Carnaval começa oficialmente em Porto Velho no próximo sábado (31), com a realização do tradicional Baile Municipal, no Mercado Cultural, no centro

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Um olhar atento para o Rio Madeira revela mais do que um dos principais rios da Amazônia. Revela histórias, mitos, conflitos e formas de vida que aj

Gente de Opinião Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)