Quarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

800 unidades do Livro Infantil Guirii e a Árvore da Vida foram entregues em Rondônia


800 unidades do Livro Infantil Guirii e a Árvore da Vida foram entregues em Rondônia - Gente de Opinião

O Livro Infantil Guirii e a Árvore da Vida foi entregue na última semana em 5 municípios do estado de Rondônia: Porto Velho, Ariquemes, Presidente Médici, Alvorada d’Oeste e Ji-Paraná.

Em Porto Velho, foram destinadas 10 unidades para a SEJUCEL, 40 para a SEDUC e 150 para o CMDCA. No CMDCA de Ariquemes foram entregues 100 unidades. Em Presidente Médici e Alvorada d’Oeste foram destinados 100 livros para o CMDCA de cada município. E em Ji-Paraná, foram entregues 250 livros para o CMDCA e 50 para a CRE/SEDUC.

Os Conselhos Municipais de Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) e as instituições de ensino que receberam as doações irão destinar os livros para escolas, Osc’s e projetos que atendem crianças.

“É muito importante garantir que os livros cheguem realmente às mãos das crianças, pois todo este projeto foi feito pensando nelas. Então, visitamos os órgãos que farão a distribuição em cada município, conversamos com os responsáveis e, juntamente com eles, traçamos estratégias para que muitas crianças possam vivenciar esta aventura fantástica com o Guirii, tendo momentos agradáveis e felizes”, relata Daniele Silva dos Santos, autora

do livro.

Guirii e a Árvore da Vida é um projeto que foi beneficiado pela Lei Federal Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel), pelo edital 1ª Edição Marechal Rondon (Nº 86/2020/SEJUCEL-CODEC).

A ilustração foi feita pelo artista Kazuo Miyahara de São Paulo e, exceto o ilustrador, todas as empresas e profissionais envolvidos no projeto são do estado de Rondônia, garantindo que a maior parte do valor permaneça dentro do estado.

O livro tem o selo da Fada Inad, uma produtora cultural que desenvolve projetos artísticos e culturais voltados ao público infantil e que tem como missão “transformar o futuro das crianças através da educação e da arte”.

Ivan Marinho, revisor e diagramador do livro, reforçou a importância do projeto: “Precisamos incentivar cada vez mais o contato das crianças com os livros, esta prática incentivará que elas se tornem leitores. E a leitura é uma das principais ferramentas para o

desenvolvimento integral das crianças’’.

O livro traz em seu enredo, de forma lúdica, mensagens sobre a amizade, o perdão e o poder da natureza. Seu personagem principal é Guirii, um menino que mora na floresta amazônica com seus amigos Kapii’ Guara e A-coti, com quem ele vive várias aventuras. O livro possui em seu enredo vocábulos da língua indígena Tupi, as quais deram origem a palavras na Língua Portuguesa, gerando, assim, nas páginas finais do livro, um Glossário com os seus respectivos significados.

Sua versão e-book pode ser baixada gratuitamente através do link:

https://contacaodehistoria.com.br/guirii-e-a-arvore-da-vida/

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”

Um curta documentário de 15 minutos “Pioneiros da Dança em Rondônia” nesta primeira edição a obra apresentará um recorte da história da dança dos d

AJEB RONDÔNIA  lança 1º Concurso de Ilustração “Rondônia em Cores” para valorizar cultura e novos talentos

AJEB RONDÔNIA lança 1º Concurso de Ilustração “Rondônia em Cores” para valorizar cultura e novos talentos

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rondônia (AJEB-RO) lançou oficialmente o Edital nº 01/2026, que institui o 1º Con

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista

Em alusão ao abril azul, mês de conscientização do espectro autista, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou atividades de produção artísti

“Contos de Quase Amores”, de Édier William

“Contos de Quase Amores”, de Édier William

A literatura afroamazônica contemporânea amplia seu alcance com o lançamento do e-book Contos de Quase Amores, do escritor rondoniense Édier William

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)