Porto Velho (RO) sexta-feira, 24 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

600 matriculados no pré-vestibular municipal



Mais de 600 alunos estão matriculados. No ano passado 78 foram aprovados em vestibulares
 

Foi lançado oficialmente o segundo "Superação Pré-Vestibular Municipal 2009" com 615 alunos que declararam não possuir condições financeiras de pagar um pré-vestibular. A aula inaugural foi ministrada pelo prefeito Roberto Sobrinho na noite de terça-feira, (02), no auditório da Fatec. Acompanharam o prefeito a secretária municipal de educação Epifânia Barbosa, o presidente da câmara municipal de vereadores de Porto Velho José Hermínio Coelho e um convidado especial, o servidor municipal Noé Alcântara Barbosa, de 60 anos de idade. Noé foi escolhido para representar os 78 alunos aprovados no primeiro pré-vestibular municipal realizado em 2008. 

Ele passou em décimo primeiro lugar para o curso de letras/espanhol na Universidade Federal de Rondônia – Unir. Dos 78 alunos, 52 foram aprovados na Unir e 26 em faculdades particulares através do ProUni. Noé foi convidado a falar à platéia e deixou um recado de motivação pessoal aos novos alunos, "Eu fiquei 25 anos fora das salas de aula e aos 60 anos estou começando, finalmente, meu tão sonhado curso superior. Não desistam do curso que é puxado, mas funciona. E estudem muito porque vestibular não é brincadeira", finalizou.

Em 2008 o pré-vestibular foi realizado em Porto Velho e no distrito de Jaci-Paraná, este ano há a previsão de ser realizado também no distrito de Mutum-Paraná.

O curso será realizado em cinco pólos distribuídos em várias regiões de Porto Velho, sendo: Memorial Batista; Vôo da Juriti; Nossa Senhora de Nazaré, Interação e Maria Izaura.

Mercado

O prefeito Roberto Sobrinho falou para mais de 600 alunos que lotaram o auditório. "Com este estudo não estamos proporcionando apenas acesso a uma faculdade, mas um conjunto de informações e de conhecimentos que são válidos em várias situações da vida. Porto Velho está mudando rapidamente, está vivendo o melhor momento de sua história e se a população local, incluindo as dos distritos, não se capacitarem, vamos continuar a perder vagas e colocação no mercado de trabalho para profissionais, técnicos e mão-de-obra de outros estados", enfatizou.

"Este curso pré-vestibular municipal é uma das formas de retorno dos impostos pagos pela população, a parte que cabe ao município é investida em ações como esta. Outras ações e projetos são desenvolvidos em parceria com o Governo Federal nos ensinos fundamental e superior. Entre estes projetos estão os investimentos na educação de base com a construção, reforma e ampliação de escolas; aumento da capacidade do transporte escolar, inclusive na zona rural, e na capacitação profissional de professores e técnicos", disse o prefeito.

Roberto Sobrinho citou ainda a mais nova ação do governo federal no município, o lançamento da pedra fundamental da Escola Técnica Federal, que teve empenho importante da Senadora Fátima Cleide, cujas obras já começaram.

Usinas
 
"O presidente Lula está proporcionando a construção das duas hidrelétricas no Rio Madeira. Este investimento só terá sentido e valido a pena se envolver e beneficiar a nossa população, caso contrário de nada servirá. Não podemos permitir que um novo ciclo de exploração de nossas riquezas aconteça, como foi a extração do ouro no Rio Madeira, onde milhares de pessoas vieram e levaram as riquezas e deixaram problemas sociais", alertou Roberto Sobrinho.

Trabalho antigo

Ex-secretário de Educação em Porto Velho de 92 a 96, o prefeito Roberto Sobrinho implantou um programa similar ao Superação, que resultou na formação de vários professores que estão trabalhando hoje na educação. "Eu e a secretária municipal de educação Epifânia temos um carinho especial pela área de educação e estamos empenhados para fazer mais."

A secretária Epifânia destacou a preocupação do prefeito com o crescimento de Porto Velho e sua visão sobre a necessidade de garantir às pessoas menos favorecidas a possibilidade de estudar, se formar e ter uma profissão de nível superior. "Com este projeto de pré-vestibular municipal queremos a cada ano aumentar o número de candidatos em condições de competir em condições de igualdade com outros candidatos e serem aprovados nos vestibulares", afirmou Epifânia. 

Fonte: Ascom

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio