Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

2º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo celebra cultura quilombola em Pimenteiras do Oeste (RO)

Celebração reafirma resistência e orgulho da cultura quilombola por meio de arte, memória e combate ao racismo na Comunidade Santa Cruz.


2º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo celebra cultura quilombola em Pimenteiras do Oeste (RO) - Gente de Opinião

Pimenteiras do Oeste (RO) foi o cenário de uma vibrante celebração da cultura afro-brasileira durante o 2º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo, realizado em novembro na Comunidade Quilombola de Santa Cruz. O evento, que ocorreu no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, destacou-se por um conjunto diversificado de atividades culturais, reafirmando o compromisso com a preservação das tradições quilombolas e a promoção da igualdade racial.  

Com apresentações musicais, declamação de poesias, danças tradicionais e um desfile de moda afro-brasileira, o festival atraiu um público engajado. Também foram oferecidas duas oficinas de fotografia e artesanato, cada uma com 50 vagas, ofereceram aos participantes a chance de explorar aspectos únicos da cultura quilombola. Além disso, rodas de conversa, exibição de documentários e exposições fotográficas enriqueceram a programação, criando um espaço de diálogo e aprendizado.  

A organização ficou a cargo da Rede Diversidade Amazônica, formada por três instituições de Rondônia: a Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), a Associação de Remanescentes Quilombolas de Pimenteiras do Oeste (ARQOS) e o Ponto de Cultura e Mídia Livre Serpentário Produções. Juntas, essas entidades atuam na promoção da cultura e no desenvolvimento sustentável, com foco nas comunidades quilombolas, indígenas e afro-brasileiras.  

Para Andréia Machado, presidente da ACEMDA, o festival é uma expressão de resistência e orgulho. "Cada atividade realizada aqui fortalece o senso de pertencimento e reforça a luta contra o racismo. Este evento é um símbolo da força da nossa cultura", afirmou.  

Um dos momentos mais emocionantes do festival foi a homenagem aos pioneiros da Comunidade Quilombola de Santa Cruz, reconhecendo suas contribuições fundamentais para a preservação cultural. Outro destaque foi a partilha de pratos típicos, que proporcionou aos participantes uma imersão nos sabores da culinária local. O desfile de moda afro-brasileira também encantou o público, evidenciando a riqueza estética das tradições quilombolas. Além disso, os participantes confeccionaram cartazes com mensagens de combate ao racismo, reforçando a importância da luta por igualdade.  

O festival foi viabilizado pelo Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2024 e contou com o suporte do Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela ACEMDA.  

Com sua segunda edição, o 2º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo consolidou-se como um evento essencial no calendário cultural de Rondônia, fortalecendo parcerias que promovem um futuro de maior inclusão, respeito e valorização da diversidade cultural da Região Norte.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)