Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

252 filmes de 19 estados brasileiro e chileno na capital e interior


252 filmes de 19 estados brasileiro e chileno na capital e interior - Gente de Opinião

Após as férias de Julho, a Sétima Arte Brasileira e Chilena estarão invadindo Rondônia no 2º Festival de Cinema Curtamazônia, que traz debates, teatro, música, campanha contra o alcoolismo, sessão de filmes com produções feitas por celulares, máquina digital fotográfica, película e muito mais. Foram inscritos 137 ficções, 27 animações, 59 documentários, 15 experimentais, 5 ambientais, 6 câmera fotográfica digital, 1 reportagem regional, 2 mídia móvel celular, sendo selecionados entre os curtas-metragens somente 15 filmes para Mostra Competitiva, portanto mais de 2.000 horas de filmes nacional e chileno para você assistir de GRAÇA no 2º Festival de Cinema Curtamazônia.

Venha conferir em Porto Velho de 1 a 7 de agosto, em Candeias do Jamari de 1 a 5 e em Cacoal de 2 a 6 de agosto, é o 2º Curtamazônia invadindo a capital e o interior de Rondônia mostrando as produções independentes nacionais feitas por brasileiros para brasileiros.

Haja fôlego! Porque, são 7 dias, que o Festival e as mostras competitivas e paralelas na capital e no interior apresentam filmes inteiramente de GRAÇA ao público rondoniense. Isso mesmo, o Festival procura viabilizar o acesso e descentralizar dos grandes circuitos exibidores dando oportunidade de mostrar em espaços públicos abertos as produções independentes nacionais aos rondonienses. Traz produções inéditas para Rondônia, num país plural e com uma imensa diversidade cultural como o Brasil, trazendo também nesse rolo de filmes uma animação chilena.

Marque na sua agenda cultural e turística em agosto, na capital mais charmosa da Amazônia. Em Porto Velho as sessões estudantis pré agendadas com escolas urbanas e rurais acontecem no Auditório da Emater, na Av. Farquar, bairro Panair, pela manhã e tarde de 1 a 5 agosto. Já no período noturno, o Festival Popular, será apresentado ao público na Praça Madeira Mamoré das 19 horas as 22 horas de 1 a 7 de agosto.

Em Candeias do Jamari, a 1ª Mostra Curta Candeias que faz parte do 1º Circuito Social de Exibição Curtamazônia estar programado na Escola Carlos Drumond de Andrade, no período da manhã e noite de 1 a 5 de agosto. Na Curadoria de Candeias do Jamari o advogado Giuliano Viecili.

Em Cacoal o 1º Circuito de Exibição acontece em vários pontos da cidade, em Divinopólis (2/8), Riozinho (3/8), Escola Maria do Socorro (4/8), Escola Josino de Brito (5/8), Praça Municipal Jorge Teixeira (6/8), é Cacoal agitando o interior com filme nacional e chileno na 1ª Mostra Curta Cacoal. Na Curadoria a presidente da FUNCCAL da Prefeitura de Cacoal a Sra. Maria Lindomar.

Mais informações sobre o Festival Popular, no site www.curtamazonia.com.

A Prefeitura de Porto Velho apresenta o 2º Festival de Cinema Curtamazônia com o patrocínio cultural da Fundação Iaripuna, Semed, Sav/MinC, apoio Cultural da Setur, Emater/RO, Secel, Semdestur, Advogado Giuliano Viecili, Funccal da Prefeitura de Cacoal, apoio institucional ABD/RO e ABD Nacional, Fórum dos Festivais, Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres , Café com arte, Ambev, apoio na divulgação da Imprensa Rondoniense, sites regionais, sites nacionais Aurora do Cinema, Holofote, Planeta Tela, Camera Clube, Páginas do Cinema na Globo Filmes, na organização a Associação Curta Amazônia.

Fonte: curtamazonia.com
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia participa de debate nacional sobre fortalecimento das políticas culturais no Brasil

Rondônia participa de debate nacional sobre fortalecimento das políticas culturais no Brasil

O governo de Rondônia por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel) participa da 1ª Reunião Ordinária Anual do

Apresentação de “e daí?” de Viriato Moura no buraco do candiru

Apresentação de “e daí?” de Viriato Moura no buraco do candiru

O cenário artístico de Rondônia sempre teve em Viriato Moura uma de suas figuras mais multifacetadas. Médico por profissão e artista por vocação, su

II Mostra de Cinema dos Invisíveis circula com exibição de filmes gratuitos em bairros da capital e comunidades ribeirinhas

II Mostra de Cinema dos Invisíveis circula com exibição de filmes gratuitos em bairros da capital e comunidades ribeirinhas

Filmes produzidos na Amazônia serão destaque da Mostra de Cinema dos Invisíveis, que será realizada no período de 12 a 20 de março em Porto Velho e

Destino da Pele e Beira: exibição de curtas propõe reflexão sobre racismo, espiritualidade e diversidade

Destino da Pele e Beira: exibição de curtas propõe reflexão sobre racismo, espiritualidade e diversidade

O primeiro cenário é a cidade fronteiriça de Guajará-Mirim, território marcado pelo encontro de culturas, pela força da fé e por histórias que atrav

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)