Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

252 filmes de 19 estados brasileiro e chileno na capital e interior


252 filmes de 19 estados brasileiro e chileno na capital e interior - Gente de Opinião

Após as férias de Julho, a Sétima Arte Brasileira e Chilena estarão invadindo Rondônia no 2º Festival de Cinema Curtamazônia, que traz debates, teatro, música, campanha contra o alcoolismo, sessão de filmes com produções feitas por celulares, máquina digital fotográfica, película e muito mais. Foram inscritos 137 ficções, 27 animações, 59 documentários, 15 experimentais, 5 ambientais, 6 câmera fotográfica digital, 1 reportagem regional, 2 mídia móvel celular, sendo selecionados entre os curtas-metragens somente 15 filmes para Mostra Competitiva, portanto mais de 2.000 horas de filmes nacional e chileno para você assistir de GRAÇA no 2º Festival de Cinema Curtamazônia.

Venha conferir em Porto Velho de 1 a 7 de agosto, em Candeias do Jamari de 1 a 5 e em Cacoal de 2 a 6 de agosto, é o 2º Curtamazônia invadindo a capital e o interior de Rondônia mostrando as produções independentes nacionais feitas por brasileiros para brasileiros.

Haja fôlego! Porque, são 7 dias, que o Festival e as mostras competitivas e paralelas na capital e no interior apresentam filmes inteiramente de GRAÇA ao público rondoniense. Isso mesmo, o Festival procura viabilizar o acesso e descentralizar dos grandes circuitos exibidores dando oportunidade de mostrar em espaços públicos abertos as produções independentes nacionais aos rondonienses. Traz produções inéditas para Rondônia, num país plural e com uma imensa diversidade cultural como o Brasil, trazendo também nesse rolo de filmes uma animação chilena.

Marque na sua agenda cultural e turística em agosto, na capital mais charmosa da Amazônia. Em Porto Velho as sessões estudantis pré agendadas com escolas urbanas e rurais acontecem no Auditório da Emater, na Av. Farquar, bairro Panair, pela manhã e tarde de 1 a 5 agosto. Já no período noturno, o Festival Popular, será apresentado ao público na Praça Madeira Mamoré das 19 horas as 22 horas de 1 a 7 de agosto.

Em Candeias do Jamari, a 1ª Mostra Curta Candeias que faz parte do 1º Circuito Social de Exibição Curtamazônia estar programado na Escola Carlos Drumond de Andrade, no período da manhã e noite de 1 a 5 de agosto. Na Curadoria de Candeias do Jamari o advogado Giuliano Viecili.

Em Cacoal o 1º Circuito de Exibição acontece em vários pontos da cidade, em Divinopólis (2/8), Riozinho (3/8), Escola Maria do Socorro (4/8), Escola Josino de Brito (5/8), Praça Municipal Jorge Teixeira (6/8), é Cacoal agitando o interior com filme nacional e chileno na 1ª Mostra Curta Cacoal. Na Curadoria a presidente da FUNCCAL da Prefeitura de Cacoal a Sra. Maria Lindomar.

Mais informações sobre o Festival Popular, no site www.curtamazonia.com.

A Prefeitura de Porto Velho apresenta o 2º Festival de Cinema Curtamazônia com o patrocínio cultural da Fundação Iaripuna, Semed, Sav/MinC, apoio Cultural da Setur, Emater/RO, Secel, Semdestur, Advogado Giuliano Viecili, Funccal da Prefeitura de Cacoal, apoio institucional ABD/RO e ABD Nacional, Fórum dos Festivais, Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres , Café com arte, Ambev, apoio na divulgação da Imprensa Rondoniense, sites regionais, sites nacionais Aurora do Cinema, Holofote, Planeta Tela, Camera Clube, Páginas do Cinema na Globo Filmes, na organização a Associação Curta Amazônia.

Fonte: curtamazonia.com
 

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin

ACEMDA capacita crianças e adolescentes com oficinas culturais em Vilhena

ACEMDA capacita crianças e adolescentes com oficinas culturais em Vilhena

A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, entre novembro e dezembro, o p

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança campanha para promover cidadania e diversidade cultural em Rondônia

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança campanha para promover cidadania e diversidade cultural em Rondônia

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

O Pontão de Cultura, Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, na sexta-

Gente de Opinião Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)