Porto Velho (RO) sábado, 25 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

24 Curtas na programação desta quarta no CineOca


 

Produções de vários estados brasileiros premiadas no Festival Nacional 5 Minutos, o segundo mais antigo da Bahia, estão na Mostra Memória em 5’ , exibida hoje, 27 (quarta-feira) pelo CineOca, no Sesc Esplanada, às 20h. 

O Box lançado em novembro de 2010, pelo Fundação Cultural -FUNCEB e Secretaria de Cultura da Bahia - SECULT, pretende traçar um panorama das produções nesse formato e disponibilizar para o grande público por meio de cineclubes e exibições alternativas. O CineOca foi um dos 820 cineclubes para os quais esse acervo foi enviado. 

Esta é a segunda mostra que o CineOca promove em 2011, a primeira, na última semana de março foi uma homenagem ao Festival de Brasília, com exibição de curtas que marcaram o evento cultural e também animações de realizadores do Distrito Federal.

O Cineclube tem programação mensal, sempre na última semana de cada mês, conforme divulgação prévia. As sessões são sempre gratuitas.

 

Programação desta Quarta-feira


Carro de Boi
Direção: Nicolas Hallet
Duração: 4’33”
Cidade/Estado: Salvador/BA
Sinopse: O filme Carro de Boi conta a história de uma família nordestina vivendo o seu cotidiano no universo dos carros de bois, mostrando a proximidade entre o mundo dos adultos e das crianças.

L.E.R.
Direção: João Angelini
Duração: 3’35”
Cidade/Estado: Planaltina/DF
Sinopse: A L.E.R. é também conhecida como lesão por trauma cumulativo. Muitos estudiosos e instituições já preferem chamar as L.E.R. de DORT - doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho. As L.E.R./ DORT podem ser causadas por esforço repetitivo devido à má postura, estresse ou trabalho excessivo.

Pega, Mata e Come
Direção: Carlos Pronzato
Duração: 5’
Cidade/Estado: Salvador/BA
Sinopse: O vídeo compõe um retrato do compositor alagoano residente em Aracaju José Cândido, autor, junto a João do Vale, de Carcará, obra fundamental da MPB e da carreira da cantora Maria Bethânia, ao desvendar aspectos pouco conhecidos relativos à criação e ao sucesso desta canção.

Bereguedê e a Panela de Pressão
Direção: Almir Meireles, Diego Beda e Helder Resende
Duração: 3’11”
Cidade/Estado: Salvador/BA
Sinopse: Evidencia a história de uma rádio-poste localizada no bairro do Garcia (Salvador-BA), que tem Joelson Silva, mais conhecido no bairro como Bereguedê, como idealizador e executor do projeto, além de presidente e locutor da rádio.

Meninos
Direção: Ernesto Molinero
Duração: 5’
Cidade/Estado: Salvador/BA
Sinopse: “Meninos” é a divertida jornada de um garoto de sua sala de aula até o banheiro da escola, vencendo alguns de seus medos e preconceitos da infância. O curta-metragem aborda a questão das relações humanas, incentivando o respeito à diversidade e resgatando valores como amizade e inocência.

Passo
Direção: Alê Abreu - Não autoriza itinerância
Duração: 3’36”
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Sinopse: Um pássaro e sua gaiola.

Todos Foram Para Lua
Direção: Maurício Saldanha
Duração: 4’54”
Cidade/Estado: Porto Alegre/RS
Sinopse: O futuro é incerto. A Terra passa por mudanças que o homem mesmo ajudou a transformar. “Todos Foram Para Lua” imagina a Terra não mais como nosso natural habitat. A lua então seria uma possibilidade, já que certa vez foi visitada.

Veras
Direção: Edson Bastos
Duração: 5’
Cidade/Estado: Salvador/BA
Sinopse: Divaldo Angelin Veras, bon-vivant da cultura cacaueira, cuja história se confunde com a própria história local, dá seu último depoimento audiovisual ainda em vida. Dentre outros assuntos, ele fala do amor e recita algumas das suas poesias. Promotor de festas, marido, bissexual, dono de boate, poliglota; Veras transitou da fortuna à mendicância, mostrando como é simples viver.

Sensações Contrárias
Direção: Jorge Alencar, Amadeu Alban e Matheus Rocha
Duração: 5’
Cidade/Estado: Salvador/BA
Sinopse: “Sensações Contrárias” é ambientado no Recôncavo Baiano, região de passado coronelista. Dentro de um ambiente provinciano-decadente, desenvolve-se a noção de borrão, em que os eventos coreográficos e imagéticos se dão por aparentes acidentes, falhas e descontinuidades, num limite entre o realismo cotidiano e surrealismo.

Voltage
Direção: Filippe Lyra e William Paiva
Duração: 4’12”
Cidade/Estado: Olinda/PE
Sinopse: Assim como os sintetizadores modulares, as pessoas se conectam entre si para atingir vários objetivos. Em “Voltage”, robôs meio-humanos e meio-sintetizadores, movidos por doses cavalares de energia, se conectam no trans-elétrico e caótico.

“O Sal Tupinambá”
Direção: Sebastián Gerlic
Duração: 3’
Cidade/Estado: Ilhéus/BA
Sinopse: Binho Tupinambá é um garoto indígena que vive na beira do mangue no sul da Bahia e caça aratus para sobreviver. “Viver na natureza é bom porque ela nos dá alimento”, “o homem é que é perigoso”, Binho diz.

Walterville
Direção: Alexandre Guena
Duração: 3’50”
Cidade/Estado: Salvador/BA
Sinopse: O cinema é o lugar de entrar em outros mundos, mas, em “Walterville”, a plateia vislumbra a si mesmo. A tela funciona como um espelho; e a sala é mais do que uma simples sala: nela, mora o fantasma do crítico e ensaísta Walter da Silveira. Chega a um ponto, porém, em que a convivência se torna catártica e o público padece da maldição.

Boa Noite, Fátima
Direção: Caio Rubens
Duração: 3’10”
Cidade/Estado: Salvador/BA
Sinopse: Quem é responsável pela má qualidade dos programas exibidos na TV?

Retrato
Direção: Ernesto Molinero e Paula Gomes
Duração: 5’
Cidade/Estado: Salvador/BA
Sinopse: Década de 1930. Uma família de imigrantes muito atrapalhada embarca em uma divertida jornada ao tentar tirar um retrato para convencer seus parentes distantes da próspera situação em que se encontram.

A Família Palhaço
Direção: Maurício Saldanha
Duração: 5’
Cidade/Estado: Porto Alegre/RS
Sinopse: A quantas anda a palhaçada dentro de sua casa?

Emília Escreve um Diário*
Direção: Tata Amaral
Duração: 3’
Cidade/Estado: São Paulo/ SP
Sinopse: Emília tem sete anos e mora na Vila Brasilândia, bairro da periferia da cidade de São Paulo. Sua mãe trabalha fora o dia todo. Emília costumava ficar com sua avó, mas esta acaba de morrer. Agora, Emília é obrigada a ficar sozinha e cuidar de todos os afazeres domésticos na ausência de sua mãe. Para ajudá-la, Emília escreve um diário.
*Este vídeo não consta no Box porque seu realizador não autorizou sua inserção.

Idéias do Povo
Direção: Adriana de Andrade
Duração: 3’50”
Cidade/Estado: Brasília/DF
Sinopse: Fala povo: qual filme você faria em 3 minutos de duração? Filosofia de boteco.

 


Cru
Direção: Fábio Allon
Duração: 3’25”
Cidade/Estado: Curitiba/PR
Sinopse: Um lago de lágrimas fritas!

Encontro com o Mestre
Direção: Marcelo Abreu Góis
Duração: 5’04”
Cidade/Estado: Lençóis/BA
Sinopse: Um encontro com o diretor de cinema baiano Luiz Paulino dos Santos, diretor do documentário “Um Dia na Rampa”, 1957. O documentário é construído a partir de uma conversa espontânea sobre cinema com o diretor, com inserções de trechos dos seus próprios filmes. Filmado numa tarde, na cidade de Lençóis, Chapada Diamantina.

É Pra Pirá-Já
Direção: Jorge Baía
Duração: 5’04”
Cidade/Estado: Salvador/BA
Sinopse: Conta a história de um assalto dentro de um ônibus urbano, feito por jovens negros que, vestidos de palhaços, decidem assaltar apenas os passageiros brancos. Uma confusão se instaura a partir do momento que todos os passageiros questionam quem é branco ou negro. Por causa dessa confusão, o assalto toma rumo inesperado.

Rodando a Moenda
Diretoras: Liliane Sena e Sara Oliveira
Duração: 4’50”
Cidade/Estado: Salvador/BA
Sinopse: Filme que trata da fé e da coragem de um povo que luta para sobreviver através do esforço de suas mãos.

Cidadão Classe A
Direção: Abel Vargas
Duração: 3’33”
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Sinopse: Em busca de reconhecimento e da validação do sonho de ser “Classe A”, Seu Nestor usa das brechas que o formulário do Censo dá para tentar alcançar seu objetivo.

Imagine in Bahia
Direção: Caó Cruz Alves
Duração: 5’
Cidade/Estado: Salvador/ BA
Mídia de inscrição: DVD
Sinopse: Depoimentos lúcidos, delirantes e bem-humorados de pessoas que viram ou escutaram sobre a passagem do ex-Beatle, John Lennon, em Salvador da Bahia, em 1971.

Música.br
Direção: Fabiano Passos
Duração: 5’
Cidade/Estado: Salvador/BA
Sinopse: O documentário “Música.br” mostra a relação entre música e a internet no Brasil através da visão das pessoas que produzem, negociam ou simplesmente consomem música no país e traz entrevistas com Carlinhos Brown, Vivendo do Ócio, Alexandre Lins, Tennison Del Rey e Beto Neves.

Fonte: Simone Norberto
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio