Quarta-feira, 28 de abril de 2010 - 13h31
Os acadêmicos do 8º período do Curso de Fisioterapia da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho – realizaram nesta terça-feira (27/04), o I Ciclo de Palestras de Fisioterapia, com o objetivo proporcionar uma maior integração entre os estudantes da área, bem como apresentar as novidades da fisioterapia praticada em Rondônia.
Três temas foram discutidos no encontro realizado no auditório da FIMCA, que ficou completamente lotado durante o evento, iniciado às 15 horas.
Temas e Palestrantes
O primeiro tema, “Atuação do Fisioterapeuta na UTI”, foi abordado em palestra proferida pela fisioterapeuta Daniela Moreira Quinto de Souza Guimarães, especialista em Educação em Saúde, pela FIOCRUZ; especialista em Cárdio-Respiratória-Inspirar, pela CESUMAR; especialista em Informática em Saúde, pela UNIFET/SP; e técnica em Espirometria, pela SBPTC.
A segunda palestra foi apresentada pela fisioterapeuta Luciana Gusmão Medeiros, especialista em Fisioterapia na Emergência, abordando o tema: “Fisioterapia Hospitalar – Abordagem no Leito”.
Encerrando 1º Ciclo de Palestras de Fisioterapia da FIMCA, o fisioterapeuta Diego Santos Fagundes discorreu sobre o tema: “A Influência da Terapia de Contenção Induzida na Funcionalidade do Membro Superior de Crianças com Paralisia Cerebral”. O palestrante, bastante aplaudido, é doutor em Fisiologia e Farmacologia, com diploma de estudos avançados pela Universidade de Zaragoza, na Espanha; especialista em Diagnóstico Genético e Molecular, pela ULBRA/RS; e MBA em Administração, com ênfase em Gestão, pela FGV/RJ.
Avaliação
Os acadêmicos do 8º período do Curso de Fisioterapia consideraram o encontro um sucesso, tanto pela quantidade de inscritos quanto pela qualidade dos palestrantes. Eles garantem que vão continuar motivando a mobilização dos estudantes dos demais períodos do curso, “com o objetivo de promover o reconhecimento e a valorização da profissão de fisioterapeuta, manter a qualidade do ensino e estimular a pesquisa na área”.
Ariele Mendanha, Suziane Bonfim, Leiri Boneti, Mônica Lima, Kátia Silva, Rose Ceolim e Tiago Aguir, integram o seleto grupo de acadêmicos do 8º período de Fisioterapia da FIMCA que, em agosto deste ano, colam grau como a 1ª Turma de Fisioterapia da instituição.
A professora especialista Janaína Bredan, que representou a coordenação do Curso de Fisioterapia no encontro, avaliou positivamente o evento e parabenizou a iniciativa dos estudantes. “Trata-se de uma iniciativa pioneira que merece o nosso apoio e aprovação, pelo grau de organização, o nível dos temas, a qualidade dos palestrantes e o expressivo número de inscritos”.
Para a vice-diretora da FIMCA, Dra. Maria Sílvia, “os óbvios benefícios que um evento como esse agregam para acadêmicos, professores e a própria instituição, já justificam uma avaliação positiva do encontro”. Trabalho, organização e dedicação foram os pontos destacados pela vice-diretora, em contato com os organizadores.
Fonte: Sergio Mello
Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações
Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi
‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025
O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã
Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França
As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede
Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento
O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p