Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

1º Ciclo de Palestras de Fisioterapia da FIMCA foi um sucesso


 

Os acadêmicos do 8º período do Curso de Fisioterapia da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho – realizaram nesta terça-feira (27/04), o I Ciclo de Palestras de Fisioterapia, com o objetivo proporcionar uma maior integração entre os estudantes da área, bem como apresentar as novidades da fisioterapia praticada em Rondônia.

Três temas foram discutidos no encontro realizado no auditório da FIMCA, que ficou completamente lotado durante o evento, iniciado às 15 horas.

Temas e Palestrantes

O primeiro tema, “Atuação do Fisioterapeuta na UTI”, foi abordado em palestra proferida pela fisioterapeuta Daniela Moreira Quinto de Souza Guimarães, especialista em Educação em Saúde, pela FIOCRUZ; especialista em Cárdio-Respiratória-Inspirar, pela CESUMAR; especialista em Informática em Saúde, pela UNIFET/SP; e técnica em Espirometria, pela SBPTC.

A segunda palestra foi apresentada pela fisioterapeuta Luciana Gusmão Medeiros, especialista em Fisioterapia na Emergência, abordando o tema: “Fisioterapia Hospitalar – Abordagem no Leito”.

Encerrando 1º Ciclo de Palestras de Fisioterapia da FIMCA, o fisioterapeuta Diego Santos Fagundes discorreu sobre o tema: “A Influência da Terapia de Contenção Induzida na Funcionalidade do Membro Superior de Crianças com Paralisia Cerebral”. O palestrante, bastante aplaudido, é doutor em Fisiologia e Farmacologia, com diploma de estudos avançados pela Universidade de Zaragoza, na Espanha; especialista em Diagnóstico Genético e Molecular, pela ULBRA/RS; e MBA em Administração, com ênfase em Gestão, pela FGV/RJ.

Avaliação

 Os acadêmicos do 8º período do Curso de Fisioterapia consideraram o encontro um sucesso, tanto pela quantidade de inscritos quanto pela qualidade dos palestrantes. Eles garantem que vão continuar motivando a mobilização dos estudantes dos demais períodos do curso, “com o objetivo de promover o reconhecimento e a valorização da profissão de fisioterapeuta, manter a qualidade do ensino e estimular a pesquisa na área”.

Ariele Mendanha, Suziane Bonfim, Leiri Boneti, Mônica Lima, Kátia Silva, Rose Ceolim e Tiago Aguir, integram o seleto grupo de acadêmicos do 8º período de Fisioterapia da FIMCA que, em agosto deste ano, colam grau como a 1ª Turma de Fisioterapia da instituição.

A professora especialista Janaína Bredan, que representou a coordenação do Curso de Fisioterapia no encontro, avaliou positivamente o evento e parabenizou a iniciativa dos estudantes.  “Trata-se de uma iniciativa pioneira que merece o nosso apoio e aprovação, pelo grau de organização, o nível dos temas, a qualidade dos palestrantes e o expressivo número de inscritos”.

Para a vice-diretora da FIMCA, Dra. Maria Sílvia, “os óbvios benefícios que um evento como esse agregam para acadêmicos, professores e a própria instituição, já justificam uma avaliação positiva do encontro”. Trabalho, organização e dedicação foram os pontos destacados pela vice-diretora, em contato com os organizadores.

Fonte: Sergio Mello

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio