Porto Velho (RO) quinta-feira, 13 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Cultura

1ª Mostra de Cinema Fantástico de Rondônia divulga programação com a exibição de 26 filmes, debates e ações de formação

Evento será realizado online e gratuitamente pelo site www.fantacine.com.br de 20 a 26 de abril, ofertando a exibição de curtas-metragens, debates, oficina, masterclass e exibição de filmes convidados.


1ª Mostra de Cinema Fantástico de Rondônia divulga programação com a exibição de 26 filmes, debates e ações de formação - Gente de Opinião

Começa nesta terça-feira (20/04) a programação online e gratuita que integra a 1a edição da Fantacine: Mostra de Cinema Fantástico de Rondônia, ofertando a exibição de 26 filmes (curtas-metragens) distribuídos nas mostras temáticas Anhangá, Boiúna e Akuanduba; 3 debates; a realização de oficina de crítica cinematográfica e masterclass sobre produção de cinema fantástico no Brasil, além da exibição de dois filmes convidados em seu encerramento.

Respeitando os protocolos de saúde pública vigentes, toda a programação da Mostra acontecerá de maneira online no site oficial do evento (www.fantacine.com.br) e também em outras plataformas digitais, de 20 a 26 de abril de 2021. A primeira edição da FANTACINE está sendo realizada com recursos da Lei 14.017/2020 - LEI ALDIR BLANC - através do Edital 80/2020/SEJUCEL-CODEC 1° Edital Pacaás Novos, Eixo II, Item VI, Porto Velho/RO (2020), da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, do Governo do Estado de Rondônia.

 

AÇÕES DE FORMAÇÃO

As ações formativas promovidas pela Fantacine visam à formação e capacitação dos profissionais rondonienses para o mercado audiovisual, buscando criar oportunidades para profissionalização desses artistas. Nesta edição, foram oferecidas vagas para Oficina de Crítica Audiovisual, com as críticas Stephania Amaral e Isabel Wittmann; e para Masterclass de Produção de Cinema Fantástico no Brasil, com o cineasta Rodrigo Aragão. Essas ações serão realizadas de 20 a 22 de abril, através da plataforma digital Google Meet exclusivamente para as pessoas que foram selecionadas mediante inscrição.

 

FILMES

De 23 a 25 de abril, o público da Fantacine terá acesso de maneira virtual à produção audiovisual brasileira do gênero fantástico, produzida em 12 estados brasileiros, reunindo gêneros como a ficção científica, o horror e o mítico. A curadoria do evento, responsável pela seleção dos curtas-metragens inscritos, é assinada pelos cineastas Gian Orsini e Ian Abé, em parceria com a curadora e técnica audiovisual Betânia Avelar. Os filmes estão distribuídos nas seguintes mostras temáticas: Akuanduba, Boiúna e Anhangá, que, por sua vez, também serão debatidas ao longo do evento com a presença dos curadores e representantes das obras selecionadas.

A Mostra Akuanduba faz um recorte temático sobre a produção da ficção científica brasileira. “Através da construção deste pequeno recorte de obras que buscam compreender alguns anseios e temores da sociedade contemporânea, a relação entre os seres viventes (humanos ou não), a tecnologia e a política, nossos medos e projeções catastróficas são tecidas na tela por meio de uma potente e diversificada produção que vislumbra o futuro como imposição da necessidade de questionar o presente, as causas e efeitos que nos fizeram caminhar até aqui”, comenta o curador Gian Orsini. Os filmes escolhidos sob o recorte específico da temática são: Missão Berço Esplêndido (SP), de Joel Caetano; E agora, Você (PB), de Edson Lemos Akatoy; Sobre Nossas Cabeças (BA), de Susan Kalik e Thiago Gomes; Ex-humanos (PE), de Mariana Porto; Atrofia (PE), de Geisla Fernandes e Wllyssys Wolfgang; Carta ao presidente Francis Pierce ou Algo sobre nosso tempo (SP), de Well Darwin e Psicotikka; DNA-M Deus Não Acredita em Máquinas (PB), de Ely Marques Ferreira; Nave Mãe (RJ), de Eloi Leones e Yuri de Carvalho Lobo; LU-MEN (BA), de André Ottero e Murilo Rocha; Tá Foda (RS), de Aline Golart, Denis Souza, Fernanda Maciel, Icaro Castello, Ligia Torres, Victoria Alves; e O Prazer de Matar Insetos (RJ), de Leonardo Martinelli.

A Mostra Boiúna, traz o universo mítico para o centro da sua discussão. Segundo a curadora Betânia Avelar, “como os domínios turvos das águas dos rios em que habita a Boiúna, o cinema fantástico mítico persegue rastros serpenteados do perturbador universo do aterrorizante e do sobrenatural. O universo mítico costuma ser um recurso e um dos caminhos mais enigmáticos na atmosfera do cinema fantástico”. Os filmes que integram essa mostra são: Mãtãnãg, A Encantada (MG), de Shawara Maxakali e Charles Bicalho; Vendo Boto (AM), de Nonato Tavares; A Barca (AL), de Nilton Resende; Fundo do Céu (BA), de Matheus Vianna; Rasga Mortalha (MA), de Thiago Martins de Melo; Jamary (AM), de Begê Muniz; e ECO (ES), de Lucas de Carvalho Costa.

A Mostra Anhangá se notabiliza pela diversidade dos olhares e das formas de construção do horror. “Entre tantos curtas-metragens de horror que foram inscritos, vimos, nos filmes selecionados, os medos residentes em nossa sociedade. Talvez, isso marque o nosso cinema de horror. Nossa mostra apresenta um pouco dessa catarse social. Filmes que retratam o medo de si, do próximo, do social, da história, do espiritual, do desconhecido. Através do cinema de horror, esses medos são expostos. Divididos. Vividos.”, comenta o curador Ian Abé. Para esse recorte temático, as obras que integram a programação são: 290 Venenos (MT), de Petter Baiestorf; EGUM (RJ), de Yuri Costa; Náusea (PR), de Thomas Webber; Ouroboros (SP), de Adriano Gomez; Sol (SP), de Carlos G. Gananian; O buraco (AM), de Zeudi Souza; Onze Minutos (BA), de Hilda Lopes Pontes; Conte sua história ou Entregue sua alma (RJ), de Andrea Avancini.

 

DEBATES

Como forma de promover o pensamento crítico, a reflexão dos encontros e fomentar os diálogos sobre as obras, a Fantacine ofertará ao público o acesso virtual aos três debates sobre as mostras temáticas dessa edição. Os encontros irão reunir representantes das obras exibidas e os curadores, sendo realizados e transmitidos virtualmente para o público de 23 a 25 de abril, através do site www.fantacine.com.br, na aba debates, dentro da programação da Mostra.

 

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FANTACINE

       A exibição dos filmes selecionados estarão disponíveis no site da Fantacine das 23h59 do dia 23/04 às 23h59 do dia 25 de abril.

       Os horários indicados sempre serão referentes ao horário de Brasília.

 

Dia 20/04 TERÇA-FEIRA

•         19h (Horário de Brasília): Abertura oficial no site www.fantacine.com.br

•         19h às 22h (Horário de Brasília): Oficina de Crítica cinematográfica (apenas para selecionados)

 

Dia 21/04 QUARTA-FEIRA

•         19h às 22h (Horário de Brasília): Oficina de Crítica cinematográfica (apenas para selecionados)

 

Dia 22/04 QUINTA-FEIRA

•         19h às 22h (Horário de Brasília): Masterclass sobre produção de cinema fantástico no Brasil (apenas para selecionados)

 

Dia 23/04 SEXTA-FEIRA

•         O dia todo: Exibição dos filmes selecionados nas Mostras Akuanduba, Boiúna e Anhangá.

•         8h às 18h (Horário de Brasília): Debate da Mostra Akuanduba, com mediação do curador Gian Orsini.

 

Dia 24/04 SÁBADO

•         O dia todo: Exibição dos filmes selecionados nas Mostras Akuanduba, Boiúna e Anhangá.

•         8h às 18h (Horário de Brasília): Debate da Mostra Boiúna, com mediação da curadora Betânia Avelar.

 

Dia 25/04 DOMINGO

•         O dia todo: Exibição dos filmes selecionados nas Mostras Akuanduba, Boiúna e Anhangá.

•         8h às 18h (Horário de Brasília): Debate da Mostra Anhangá, com mediação do curador Ian Abé.

 

Dia 26/04 SEGUNDA-FEIRA

•         8h às 22h (Horário de Brasília): Encerramento oficial no site.

•         8h às 22h (Horário de Brasília): Exibição dos filmes de encerramento: Makinaria (PB), curta-metragem de animação, de Igor Tadeu; e O Nó do diabo (PB), longa-metragem de terror, de Ian Abé, Ramon Porto, Jhésus Tribuzi e Gabriel Martins.

 

SOBRE A FANTACINE       

1ª Mostra de Cinema Fantástico de Rondônia

Realizada pela Roda Produções, a FANTACINE é uma mostra audiovisual não competitiva que reúne filmes do gênero fantástico em uma programação diversificada e gratuita. Por filmes fantásticos, a Fantacine considera produções que possuam características que rompam a barreira da naturalidade, realidade, englobando os gêneros de ficção científica, terror, suspense, thriller e fantasia. Em 2021, a 1ª Mostra de Cinema Fantástico de Rondônia terá sua edição em formato online, buscando apresentar ao público as produções do cinema de gênero fantástico brasileiro, sobretudo àquelas realizadas na região Norte do País.

 

Acompanhe a FANTACINE 2021. 

Na Web: www.fantacine.com.br

No Instagram: @mostrafantacine

No Facebook: @mostrafantacine

 

CONTATO

E-mail oficial: [email protected]

Assessoria de imprensa Virgínia Duan l [email protected]

 

EQUIPE TÉCNICA

Realização: Roda Produções

Coordenação geral: Virgínia Duan e João Paulo Palitot

1ª Mostra de Cinema Fantástico de Rondônia divulga programação com a exibição de 26 filmes, debates e ações de formação - Gente de Opinião

Mais Sobre Cultura

Gleyciane Prata expõe na Afonso Ligório a partir de segunda

Gleyciane Prata expõe na Afonso Ligório a partir de segunda

Aos poucos ela vem se mostrando para o público rondoniense. Dia 17 estreia sua primeira exposição individual, que perdeu este status, porque ela res

Galo da Meia Noite apresenta Live de Lançamento de Livro contando sua trajetória

Galo da Meia Noite apresenta Live de Lançamento de Livro contando sua trajetória

Acontecerá neste sábado, dia 08 de Maio, véspera do Dia das Mães, a Live de Lançamento do Livro: “Galo da Meia Noite, Uma Festa a Mais”, de autoria

Ação acontece no Mercado Cultural, no centro da cidade

Ação acontece no Mercado Cultural, no centro da cidade

A Prefeitura de Porto Velho realiza, na próxima sexta-feira (7), das 10h às 22h, no Mercado Cultural, mais uma edição do projeto Feira da Mulher Empre

Transmissão ao vivo do SHOW SOBRE VOCÊ do cantor BRUNO BRATILIERI

Transmissão ao vivo do SHOW SOBRE VOCÊ do cantor BRUNO BRATILIERI

Nos dias 05, 06 e 07 acontece o “Show Sobre Você”, com o cantor Bruno Bratilieri. O evento online será transmitido através das redes sociais do can