Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Viriato Moura

Viriato Moura doa documentos ao Centro Cultural e de Documentação Histórica do Judiciário de Rondônia (CCDH)


Viriato Moura doa documentos ao Centro Cultural e de Documentação Histórica do Judiciário de Rondônia (CCDH) - Gente de Opinião

O Centro Cultural e de Documentação Histórica do Judiciário de Rondônia (CCDH), vinculado à Escola de Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), recebeu na última quinta-feira (18) a doação de documentos da história de Rondônia do médico e escritor Viriato Moura, membro da Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes (ARL). O referido acadêmico foi recepcionado pelo desembargador Alexandre Miguel, diretor da Emeron e do CCDH. Na ocasião, também estavam presentes o advogado e professor Diego Vasconcelos, presidente da ARL, e outros membros da diretoria da confraria: os professores Willian Haverly Martins e Abel Sidney.

Os documentos doados foram: Livro de Ordens do trem da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, do início da década de 1960; livro com a Legislação Básica da Criação do Estado de Rondônia, uma coletânea de reportagens sobre a história do estado publicadas entre janeiro e dezembro de 1999 no Diário da Amazônia, e uma edição do jornal Alto Madeira de 1953.

No momento da entrega desse material, Viriato Moura disse que o fazia na certeza de que seria para uma instituição que o preservaria adequadamente e que o colocaria à disposição dos interessados no assunto. “Desde que visitei pela primeira vez o CCDH, fiquei encantado com o aspecto de suas instalações físicas, com a organização e exposição do material lá disponível, com os métodos de conservação lá praticados e, sobre tudo, com a dedicação exemplar do seu diretor, o desembargador Alexandre Miguel, e de sua equipe, que formam um grupo movido por um sentimento nativista comovente. Todos os confrades aqui presentes, que conhecem a instituição citada, certamente concordam com o que estou dizendo”, conclui o doador.

O Dr. Alexandre agradeceu os elogios do Dr. Viriato ao CCDH, e o reconhecimento de seus confrades ARL, que pretendem construir parcerias com a instituição para preservar nossa história,  dizendo-se lisonjeado e feliz por isso. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Discurso de agradecimento de Viriato Moura pelo recebimento do título de Doutor Honoris Causa

Discurso de agradecimento de Viriato Moura pelo recebimento do título de Doutor Honoris Causa

É com grande honra que recebo o título de Doutor Honoris Causa, outorgado pela Faculdade Instituto Rio de Janeiro, destacada instituição que atua na

Sem solidariedade e compaixão, ainda que saiba medicina, o médico não fará uma boa medicina

Sem solidariedade e compaixão, ainda que saiba medicina, o médico não fará uma boa medicina

As crianças ouvem tanto “não faça isso”, “isso não pode”, “isso faz mal” e tantas outras reprimendas que podem conclui que viver faz mal à saúde. O

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)