Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Viriato Moura

SEGREDOS QUE DEVEMOS SABER E CONTAR



Viver sem segredos é uma utopia. O segredo, como informação restrita, é algo que faz parte da existência humana. Queiramos ou não segredos existem, e muitos. Quem diz tudo que pensa?

Suprimir em sua totalidade a máscara, a camuflagem nas relações humanas é algo inalcansável. Há sempre algo que não pode ou não deve ser dito. Quando isso visa encobrir malfeitos e malfeitores, deve ser rechaçado por quem quer agir sob a égide da ética e SEGREDOS QUE DEVEMOS SABER E CONTAR - Gente de Opiniãoda lei. Por outro lado, há informações que divulgadas inoportunamente, de modo inadequado, podem trazer consequências mais danosas que sua omissão.

O segredo, em si, está sempre sob suspeita. Não é sensato acreditar que se esconda alguma informação sem motivo. O que não deve vir a lume é porque deve ter motivo, escuso ou nem tanto, para tal.

Quem conta seus segredos a alguém torna-se refém da pessoa. Ao tempo em que  a coloca no rol dos suspeitos se o segredo for revelado para outras. Há segredos que não convém saber. Mesmo porque, em algumas situações, torna-nos coniventes e, por isso, passivos de sanções se não o revelarmos.   

Todavia, há segredos que é bom saber. Saber, por exemplo, qual a parte do futuro que deve ser introduzida no presente, que conforme Victor Hugo, poeta, escritor, dramaturgo e pensador francês, é o segredo para ser eficiente, para governar bem os próprios atos.

Saber,também, como encontrar na ordem e no tempo o segredo de fazer tudo, e fazê-lo bem, conforme ensinou Pitágoras, filósofo e matemático grego, no passado longínquo.

Todos os segredos que nos conduzem ao êxito deveriam ser por nós conhecidos e postos em prática. Segundo o escritor e político britânico  Benjamin Disraeli  “o êxito na vida consiste em  aproveitar a ocasião que nos deparamos”. Ou seja: saber identificar e não desperdiçar boas  oportunidades. Porque, por vezes, elas são sutis, únicas e fugidias. Quando não aproveitadas, podem ser perdidas para sempre.

 Mário Quintana, um dos maiores poetas brasileiros do Século 20, nos alerta em “As borboletas”: “O segredo é não correr atrás das borboletas...É cuidar do jardim para que elas venham até você”. E conclui o vate dos Pampas: “O importante não é achar quem estamos procurando, mas quem está procurando por nós”; portanto, quem nos quer, quem comungue com nossos objetivos.

Segredos como esses, e muitos outros que nos mostram e iluminam caminhos,  devem ser sabidos e repassados. Para que vida, cheia de segredos, faça-se mais clara e nos facilite caminhada. 

 Gente de Opinião

Fonte: Viriato Moura - viriatomoura@globo.com  
Gentedeopinião
   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Viriato Moura