Sexta-feira, 10 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 29/09/09


  

CARNAVAL

Escola os Diplomatas
Escolhe samba enredo

Seis sambas participam da escolha do samba enredo da escola para o carnaval 2010

No próximo sábado dia 3 de outubro, a escola de samba Os Diplomatas reúne seus bricantes e simpatizantes na praça da rua Campos Sales no bairro Nova Floresta e realiza a escola do Samba Enredo que vai ser cantado na avenida no carnaval de 2010. 

A vermelho e branca bi campeã do carnaval de rua de Porto Velho vai desfilar no próximo ano com o tema “Tempo e Vida nas Asas da Astrologia” uma pesquisa da carnavalescas Professora Dulce em parceria com a comissão de carnaval que integrada por Marcel Fabiano, Conceição e Dulce. 

A sinopse entregue as compositores da escola diz o seguinte: ”As Eras, são divisões de tempo que resultam de um fenômeno astronômico denominado Precessão dos Equinócios, estão no tema, os Astros, Signos do Zodíaco, Planetas, as Eras de Câncer, Leão, Gêmeos, Touro Áries e etc”. 

Sei sambas estarão participando do concurso que começa por volta das 20h. Os compositores que inscreveram músicas são: Roberto Matias e Tânia Silva cujo samba será defendido pelo interprete de samba enredo Júnior Diplomatas; Carlinhos Maracanã que tem no Banana Split seu interprete preferido; Aluízio Guedes que foi buscar o cantor e interprete de samba enredo Walfredo da Esquina; Louro do Cavaco que será o interprete do seu samba; Fábio Góes que também vai defender seu samba e a dupla campeã do carnaval passado Paulinho Cachaça e Rafael Saideira que convocou o Edgley para interpretar o samba na noite do próximo sábado. 

Os mestres bateria Silfarney Silva e Roberto Matias aproveitam a oportunidade para convocar os batuqueiros da escola para os ensaios que estão acontecendo na residência da dona Dorinha que fica a rua Sucupira, 3547. Melhores informações pelos fone 8468-4045, 9264-0332 ou 9209-2031.




As festividades relativas aos 95 anos de criação do município de Porto Velho a cada final de semana ficam melhores.

********

Principalmente a programação cultural.

********

Por exemplo: sexta feira passada dia 25, foi à vez dos amantes do bom samba regional, apreciarem o encontro da Fina Flor do Samba no Mercado Cultural.

*******

O pedaço de rua que ninguém sabe se pertence a José do Patrocínio ou a General Osório.

*******

Mas, representa muito para os moradores mais antigos de Porto Velho, pois fica entre a praça Getúlio Vargas e o Mercado Cultural.

********

E que no final da década de 1940 e inicio dos anos 1950, abrigou a Feira Livre de Porto Velho.

*******

E que já foi palco de vários espetáculos do Projeto Cinco e Meia.

*******

Além de servir de ponto de referencia para qualquer movimento sindacilista ou político.

*******

E que até hoje funciona como Ponto de Táxis, aliás, hoje não é mais Ponto de Táxis é PA.

********

Bom, pois justamente aquele pedaço de rua, foi fechado (interditado) para o trânsito de veículos a partir das 18h da última sexta feira.

*******

E ali foram armadas as mesas que mais tarde abrigaram os boêmios sambistas de Porto Velho.

*******

Na calçada do Mercado Cultural, como se fosse um altar todo paramentado para missa solene.

*******

Várias mesas unidas e cobertas por toalhas de linho.

*******

Zizi reservou as melhores “saltenhas” de sua lanchonete/bar, para servir como tira gosto aos consumidores da água que passarinho não bebe.

*******

Já por volta das sete horas da noite os mais afoitos começaram a tomar acento nas cadeiras ao redor das mesas.

*******

Muitos foram cedo para não ficarem em pé como ficaram no show do Prisma Luminoso.

********

“O prevenido vale por dois” ou então diziam: “é melhor prevenir que remediar”.

********

O som instalado dava o sinal de que os músicos ficariam na calçada do Mercado Cultural com a frente para o palácio Presidente Vargas.

*******

De acordo com o programado, o “velho” Ernesto Melo emocionadíssio, tatibiando, mais que jovem ao pedir a mão da noiva em casamento.

*******

Agradeceu a prefeitura municipal de Porto Velho que através da Fundação Iaripuna estava lhe proporcionando, mostrar para as pessoas seu projeto “A Fina Flor do Samba”.

********

Projeto esse que desde o final do mês de agosto vem sendo realizado todas as sexta feiras na calçada do bar do Zizi.

*******

E que pela primeira vez recebia o apoio oficial, inclusive com a utilização de aparelhagem de som, uma reivindicação do Ernesto desde quando o projeto começou a ser realizado ainda na praça Getúlio Vargas.

*******

Bom! Feito as “babações” próprias desses acontecimentos.

*******

Ernesto Melo após cantar o seu Porto Velho, Meu Dengo frase oficial das comemorações do aniversário do município.

*******

E também cantar o bolero Porto, Velho Porto de Silvio M. Santos.

*******

Anunciou o grande interprete Joãozinho Carteiro. “Que apesar de estar em greve veio trabalhar".

******

Joãozinho dono de um repertório que deixa muito sambistas de boca aberta, pois é composto de sambas que muitas vezes a gente já nem lembra mais.

*******

A cada samba os aplausos ecoavam pelo comercio do centro antigo de Porto Velho.

*******

O público chegava por todos os lados,

*******

As mesas foram lotando, lotando, até que muitos tiverem que buscar abribgo nos bancos da praça em frente.

*******

Ernesto volta a cantar entre o anuncio de um cantor e outro, chega o Martins e ataca de Martinho da Vila.

********

Vem o Silvio Santos e canta apenas músicas de sua autoria.

*******

Porém a grande surpresa da noite foi a jovem Erica filha do Ernesto que fez um show a parte, interpretando Dolores Duran.

*******

Tudo isso aconteceu com os cantores sendo acompanhados pelos músicos: Enio Melo e Silvio José (violão), Walcir (cavaquinho) Assis, Binho, Binha, Heitor, Oscar e Bazinho na percussão.

*********

Agora é ficar esperando a programação do próximo final de semana.




EVENTO

Pontos de Cultura Programação

A Secel – Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, através da Comissão Coordenadora dos Pontos de Cultura, realiza amanhã quarta feira, em comemoração a assinatura do convênio que vai beneficiar 30 entidades culturais do estado de Rondônia com subsídios anual no valor de R$ 60 mil cada, uma série de atividades culturais programadas para começar a partir das 8h nas dependências do Rondon Palace Hotel em Porto Velho. 

De acordo com o coordenador geral do programa, José Monteiro logo após o credenciamento dos representantes dos Pontos de Cultura, vai acontecer à palestra “Administração do Ponto de Cultura e Prestação de Contas” com o palestrante Walber Marialva – parecerista dos processos do Projeto Pontos de Cultura. Às 10h30 – Palestra “Administração do Ponto de Cultura e Prestação de Contas” – Parte II. 

Às 14h formação de Rede dos Pontos de Cultura de Rondônia com o palestrante, representante do Ministério da Cultura; 16h30 Palestra “Mais Cultura” com o representante do MinC. 

Logo após a palestra “Mais Cultura” o governador Ivo Cassol assina os convênios entre o governo do estado de Rondônia, Ministério da Cultura e Pontos de Cultura. 

A partir das 19h30 na praça das Caixas D’água apresentações culturais com a participação de representantes de todos os pontos de cultura e mais: Performance teatral do ator Poeta Mado; “Planeta Hospício” com o artista Botôto; Projeto Capoeirarte; Fanfarra; Os Caipiras do Rádio Farol e show musical com Ernesto Melo. 

De acordo com o secretário Jucélis Freitas o governo do estado de Rondônia, não está medindo esforços em contribuir com sua parcela para a formação dos Pontos de Cultura em Rondônia. “Os pontos de cultura promovem a inclusão cultural e social da nossa população”. 




 Livro

Influência dos astros na vida das pessoas

Há pessoas que não saem de casa sem ver antes o horóscopo do dia. Outros chegam a ver as previsões astrológicas e a compatibilidade entre os signos, antes de se envolver em um relacionamento amoroso. 

Os astros podem revelar muito de cada nativo de um signo, basta saber os valores ligados a cada símbolo do Zodíaco e entendê-los corretamente. Com o objetivo de explicar minuciosamente o significado de cada um dos doze signos existentes, o autor B.J Paccanaro escreveu o livro “Simbologia do Signos – Os mistérios do zodíaco revelados”, lançamento Ideia & Ação. 

Aprofundando-se na simbologia, a obra traz uma ampla e esclarecedora abordagem do que significa o ideograma, símbolo, de cada signo. Antes de explorar cada signo do Zodíaco o autor explica o universo do simbolismo astrológico, permitindo que o leitor entenda melhor o que a Astrologia estuda para definir as características de cada nativo. 

Segundo a astrologia, nascemos sob determinada configuração astral que influencia e desenvolve o universo pessoal de cada indivíduo. Dos Illuminati aos elementos da natureza, da ciência à religião, o autor B. J. Paccanaro mostra a mitologia por trás dos símbolos zodiacais e todo o difícil mistério que os envolve. 

O livro traz uma perspectiva reveladora e encantadora do que realmente cada signo quer dizer e as vinculações existentes entre os animais simbólicos e a própria personalidade do leitor. 

B. J. Paccanaro é um dos mais talentosos pesquisadores brasileiros de astrologia e tarô. Pela Matrix Editora/Ideia e Ação ele lançou o grande sucesso O poder da auto-estima, além de Esperança – como aumentar a sua força interior, Pequenos passos para grandes mudanças e O Poder da Atração. Paccanaro colabora, ainda, com importantes revistas e jornais esotéricos e de astrologia. 

Ideia & Ação é uma marca da Matrix Editora.
Simbologia dos Signos – Os mistérios do zodíaco revelados
– 184 páginas
Preço – R$ 27,90
 

Fonte: Sílvio Santos - [email protected]   
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)