Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 27/05/10



 

Zekatraca - Lenha na Fogueira 27/05/10 - Gente de Opinião



S H O W

Prisma Luminoso 
no Mercado Cultural

O grupo Prisma Luminoso, tem o chorinho como base do repertório


Ana Aranda

A Fundação Municipal de Cultura Iaripuna apresenta neste sábado (29/5), no Mercado Cultural, às 20h, show do grupo ‘Prisma Luminoso’, formado por Bubu Johnson (vocal), Genésio (cavaquinho), Nicodemus e Júnior Johnson (violão) e Júnior Lopes. Os integrantes do grupo contam com uma longa convivência com apresentações em bares da cidade e a parceria se consolidou no ‘Clube do Choro’, com trabalhos memoráveis no Vilas Bar, sendo que o mais importante aconteceu em comemoração ao aniversário da cidade, em outubro do ano passado, quando a avenida Carlos Gomes foi fechada para receber os convidados do evento. O grupo foi uma das atrações do projeto do Banco da Amazônia em Porto Velho. 

O grupo Prisma Luminoso, segundo Bubu Johnson, tem o chorinho como base do repertório, além de composições de grandes nomes da música brasileira que “infelizmente” não têm espaço na mídia brasileira. “São grandes compositores que passam despercebidos, principalmente da nova geração e merecem ser sempre lembrados”. Entre estes compositores, Bubu destaca Ney Lopes, Wilson das Neves, Paulinho da Viola, Cartola e Noel Rosa, entre outros. 

A apresentação do Grupo Luminoso abre uma temporada de shows que a Fundação Iaripuna fará nos próximos meses com músicos e cantores que já contam com um trabalho realizado na cidade. É o caso de Ceiça Farias, Zezinho Maranhã, o grupo Leões do Norte e Elisa Cristina, entre outros grandes talentos da Capital. O objetivo, segundo a vice-presidente da Iaripuna, Berenice Simão, é pagar um cachê que permita ao artista fazer um show melhor produzido para oferecer um espetáculo de qualidade para o público. Ela avisa aos interessados que levem sua proposta até a sede da Fundação Iaripuna, que os trabalhos serão selecionados por uma comissão. 

Os shows serão realizados quinzenalmente, sempre aos sábados no Mercado Cultural. “Estes espetáculos também atendem ao objetivo de ocupar os espaços que a prefeitura está abrindo para atividades culturais e esportivas na cidade de Porto Velho, como é o caso do Mercado Cultural, que recentemente completou um ano de funcionamento e já se tornou um ponto de encontro para os artistas da cidade”, segundo Berenice. 
 

 


Será que Porto Velho ganhou da cidade de Villa Nueva no Desafio ocorrido ontem. Até o fechamento dessa coluna por volta das 15h o resultado ainda não havia saído.

*******

Creio que a primeira dama da capital de Rondônia tenha alcançado mais uma vitória na coordenação municipal do Dia do Desafio.

*******

Por falar em desafio.

*******Zekatraca - Lenha na Fogueira 27/05/10 - Gente de Opinião

Hoje tem Seresta no Mercado Cultural. Fátima Miranda é a principal atração.

*******

Vai lá seresteiro a partir das 20h.

*******

Amanhã começa o Arraial Flor de Cacto o segundo maior arraial folclórico de Porto Velho.

*******

O compositor e cantor Dunga se apresenta amanhã dentro do Projeto “A Fina Flor do Samba”.

******

Dunga é uma dos melhores compositores de samba/pagode e partido alto do Rio de Janeiro tendo sucessos gravados por vários cantores.

*******

Quem está empresariando o Dunga é o também cantor e compositor Beto Cezar.

*******

Quer dizer, A Fina Flor do Samba vai ser o “Bicho” amanhã à noite no Mercado Cultural.

******

Aproveitamos a oportunidade para divulgar o convite do Espaço Cultural Vrena.

*******

Associação Cultura Cuniã, convida Vossa Senhoria para participar de uma reunião no dia 1 de junho, as 19h30.  Em sua sede, sito a Rua Tobias Barreto, 18, Bairro Tucumanzal, nesta Capital. Assunto. Discussão e elaboração de um Projeto para implantação de um Canteiro de Plantas Medicinais

*******

Programa Rumos Itaú Cultural Pesquisa 2010-2011 

 *******

Até 30/06/2010 estão abertas as inscrições para Projetos de Pesquisas na área cultural, dentro do Programa Rumos Itaú Cultural Pesquisa. O resultado sai até 20/12/2010.

*******

O programa Rumos Pesquisa faz parte do Observatório Itaú Cultural e é dedicado à graduação e à pós-graduação, e tem entre seus objetivos o de promover a formação e o desenvolvimento de profissionais e pesquisadores atuantes nas instituições culturais brasileiras, inclusive ONGs e associações.

*******

Os projetos apresentados devem fomentar a produção de reflexão sobre o setor cultural e proporcionar o compartilhamento das experiências e conhecimentos resultantes.

*******

São bem vindos projetos e pesquisas que estudem os fenômenos da dinâmica cultural (produção, distribuição, avaliação, impacto, novas modalidades), que resultem em produtos acessíveis, importantes para a compreensão do campo cultural brasileiro. Os projetos aprovados podem se transformar em publicações impressas e digitais.

********

Serão selecionados dois tipos de trabalho:

*******

a) Pesquisa Aplicada – Serão selecionados 3 projetos com apoio financeiro de R$ 60 mil reais cada.

 *******

Carteira voltada para o incentivo a projetos de pesquisa (em desenvolvimento ou a ser desenvolvidos) sobre o setor cultural, elaborados por pessoa física ou jurídica. Os projetos poderão abranger: bancos de dados sobre o setor cultural (informação cultural, diretórios), elaboração de métodos de avaliação de programas culturais, avaliação de programas culturais, elaboração de indicadores culturais, análise dos impactos econômicos e sociais de alguma atividade cultural etc.

*******

Os projetos propostos para esta carteira deverão ter um responsável (pessoa física) com formação (graduação ou pós-graduação) em cursos das áreas de ciências humanas, ciências sociais aplicadas e de linguística, letras e artes, conforme classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes): http://www.capes.gov.br.

 ********

b) Pesquisa Acadêmica Concluída - Ajuda de custo de R$ 10 mil reais e publicação em dois anos no Observatório Itaú Cultural.

 ********

Carteira voltada para a divulgação de monografias, dissertações ou teses acadêmicas, resultantes de cursos de pós-graduação (especialização, MBA, mestrado, doutorado e pós-doutorado), concluídas e defendidas nos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010 (com defesa até 30 de junho de 2010), cujos temas estejam relacionados ao setor cultural (gestão, economia da cultura, políticas culturais, patrimônio, diversidade cultural e temas transversais).

 

*******

O proponente desta carteira deverá ter nível de pós-graduação (especialização, MBA, mestrado, doutorado e pós-doutorado) nas áreas de ciências humanas, ciências sociais aplicadas e de linguística, letras e artes, conforme classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes): http://www.capes.gov.br.

*******

Vou curtir Seresta no Mercado Cultural!

 

 



 


CURTAMAZÔNIA

Emocionante e regional à abertura do Festival!


O Curtamazônia já começou com atividades sociais, prova disso foi a sessão de escovação feita pela Dentista Ana Júlia da Secretaria de Saúde que fez uma palestra na Tenda do Cinema pela parte da manhã, aos alunos da Escola Murilo Braga, no Bairro Baixa da União e depois foram sessões de escovações aos presentes. E durante à noite foram feitas exibições de filmes do Curtamazônia.

Já com exibições de filmes pela manhã e tarde no Cine Teatro 1 do Sesc Esplanada com alunos da rede de ensino público e privado, prestigiaram as sessões à eles dedicadas, além dos portadores de necessidades especiais e idosos.

Na parte da noite, tivemos à homenagem ao Cineasta Beto Bertagna, e a dança regional vindo lá da fronteira de Guajará Mirim, com as dançarinas do Boi Malhadinho, que foram as principais atrações que marcaram a noite de estréia do 1º Festival de Cinema Curtamazônia, que aconteceu no Cine Teatro 1 do Sesc Esplanada. Na explanação aos presentes representando todos os parceiros, patrocinadores e colaboradores o Superintendente da Fecomércio/RO o senhor Rubens Nascimento resumiu que o Sistema Comércio (Sesc, SENAC e Fecomércio) sempre prestigiaram eventos dessa envergadura, como exemplo, estão apoiando à iniciativa do Organizador do CURTAMAZÔNIA o jovem Carlos Levy. Já na fala aos presentes, o Organizador Carlos Levy simplesmente agradeceu à todos e falou da projeção do futuro, que é levar o Festival aos rondonienses, nos 52 municípios, além de outras localidades como a Bolívia e o Peru, totalizando 69 localidades.

“O Curtamazônia já é uma realidade em Rondônia, abrindo mais uma janela alternativa de exibição aos produtores e realizadores de filmes nesse País. Foi com muita emoção a abertura do Festival, marcando um novo tempo na cultura do audiovisual aqui em Porto Velho e com perspectivas de expansão em todo Estado de Rondônia. Oportunidade essa feita por um rondoniense e equipe unida em um só propósito que é levar à cultura do cinema brasileiro aos brasileiros” frisou o Organizador do Curtamazônia, Carlos Levy.

E a programação do Curtamazônia se estende até sábado dia 29/5 com a entrega de premiações no Auditório do Senac. Mais até lá você pode assistir filmes gratuitos de manhã, tarde e noite no Sesc Esplanada de 25 e 26/5 e SENAC de 27 à 29/5, além da Mesa Redonda dia 27/5 (manhã), Oficina de Projetos Culturais e acesso ao Siconv 28/5 (manhã), além das exibições de filmes em 5 bairros de nossa cidade, com o Cinema na Comunidade, cuja apresentação de filmes será feita na Tenda do Cinema montada exclusivamente para essa finalidade. As exibições de filmes nos bairros será de 19 horas até às 21 horas.

Fonte: Sílvio Santos 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)