Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 24/11/10


 
DIVERSIDADE


Movimento LGBT realiza
corrida de salto alto

 
Encontro LGBT da Zona Leste, na Escola Estadual São Luiz, e a Corrida de Salto Alto


O dia primeiro de dezembro foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o dia mundial de prevenção contra a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), doença transmitida por contato entre o sangue contaminado e o sangue não contaminado ou contato sexual sem preservativo.

Lideranças do movimento social LGBT, articuladoras do agrupamento Porto Diversidade, coletivo de discussão para promoção da cidadania de gays, lésbicas bissexuais, travestis e transexuais da zona leste da cidade de Porto Velho, fitando o fortalecimento da campanha mundial de combate à AIDS e uma maior visibilidade ao dia primeiro de dezembro em Rondônia, realizarão o I Encontro LGBT da Zona Leste, na Escola Estadual São Luiz, e a I Corrida de Salto Alto, evento que irá acontecer na Rua Idalva Fraga Moreira (entre as Ruas Benedito Inocêncio e Inácio Mendes), no mesmo dia, a partir das 16h00.

O Dia Mundial de Luta e Combate à AIDS é uma data em que se alerta para a necessidade de se desenvolver e fortalecer o esforço mundial da luta contra a AIDS, estabelecendo o entrelaçamento de comunicação, promovendo a troca de informações e experiências, de se criar um espírito de tolerância social e, assim, amenizar o preconceito sofrido pelos portadores do HIV, o vírus causador da AIDS. É o dia de se esclarecer sobre infecção por HIV, de se ocupar das pessoas infectadas e das doenças da AIDS, e de se saber mais sobre esta mal. Este dia internacional de ação coordenada contra a AIDS já se constituiu em um grandioso evento anual promovido em quase todos os países do mundo.
No Brasil, a data foi estabelecida em 1988, a fim de alertar a população sobre as formas de transmissão da doença, os avanços da mesma pelo país e informar sobre as políticas públicas brasileiras de prevenção e combate à AIDS.

O Governo de Rondônia, em parceria com ONGs, desenvolve ações e políticas públicas estabelecidas pelo Governo Federal, inclusive oferecendo tratamento gratuito aos portadores do vírus HIV, visando o combate às DST/AIDS.

Para fortalecer e avançar com estas políticas e atitudes de prevenção no lado leste da cidade de Porto Velho, região de grande população jovem, o Coletivo Porto Diversidade promove esse encontro, para o segmento LGBT, e realiza a corrida de salto alto, focando esta população, quase sempre em situação de vulnerabilidade social.
 

 

 

Zekatraca - Lenha na Fogueira 24/11/10 - Gente de Opinião

 

A Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia (FESEC) participou na última sexta-feira, 19, de duas audiências com autoridades do legislativo e do executivo estadual, para apresentar e discutir o financiamento da proposta da Federação para o carnaval de 2011.

 

*********

 

No primeiro encontro, a Diretoria Executiva da Fesec foi recebida pelo Deputado Estadual Eurípedes Lebrão, da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento da ALE, para quem apresentou a proposta e pediu apoio para realização do carnaval de 2011. Em seguida, a equipe da Federação foi recebida no Palácio Presidente Vargas, pelo Secretário-Chefe da Casa Civil, Guilherme Erse, que se colocou à disposição do projeto, afirmando que irá acompanhá-lo até o último dia de trabalho da atual administração.

*********

Dentre as novidades defendidas pela Fesec para o próximo carnaval, consta a transferência da Passarela do Samba Edson Fróes, local por onde desfilam as escolas de samba e alguns blocos carnavalescos de Porto Velho, para Av. Rio de Janeiro, nas proximidades da OAB.

 

*********

 

Segundo o presidente Ariel Argobe da Federação, a mudança de endereço é uma atitude necessária, considerando que o atual espaço localiza-se muito distante das duas regiões mais populosa de Porto Velho, zonas leste e sul, lados da cidade onde mora o grande público amante do carnaval, portanto, na contramão de brincantes, admiradores, produtores culturais e o público em geral.

 

********

 

Pela manhã do dia 22, última segunda-feira, a Diretoria da Federação foi recebida na ALE pelo Deputado Estadual Edson Martins, membro efetivo da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento. Em seguida, a equipe da Fesec foi recepcionada na Secel pelo Secretário Estadual de Cultura, Esportes e Lazer, Jucélis Freitas. Com essas duas autoridades a Federação discutiu as formas de repasse do auxílio montagem às escolas de samba para o carnaval de 2011.

 

********

Enquanto isso, o Boi Bumbá Diamante Negro está de malas prontas para embarcar rumo a Florianópolis (SC) atendendo convite da prefeitura daquela capital.

********

O Diamante será o representante da Amazônia no ”Encontro de Bois de Norte a Sul Ano 2”, cujo objetivo é mostrar ou reunir os diversos sotaques de Bois existentes no Brasil.

*******

Por exemplo: Boi Bumbá, Bumba Meu Boi, Boi Pintado, Boi de Mamão e Boi de Reisado entre outros.

 

*******

O convite diz: Com o compromisso de mostrar, em Florianópolis, espetáculos de qualidade e beleza, que expressem a diversidade e a riqueza cultural brasileira a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes tem o prazer de convidar o Grupo de Boi Bumbá Diamante Negro para representar o estado de Rondônia através do município de Porto Velho na abertura deste evento.

 

*********

Pela participação o Diamante vai receber da Fundação Franklin Cascaes cachê no valor de R$ 5 Mil.

 

*********

O presidente Aluizio Guedes nos informou que vai levar 46 pessoas entre brincantes e dirigentes do bumbá campeão do Flor do Maracujá deste ano. A festa vai acontecer entre os dias 15 e 18 de dezembro lá na capital de Santa Catarina.

 

*********

Grande sacada do Aluizio Guedes que deixou pra trás os bois Flor do Campo e Malhadinho de Guajará Mirim e o Corre Campo de Porto Velho.

*******

Aliás, os bois de Manaus e Parintins também ficaram fora da programação.

 

*******

Ponto para o Diamante Negro!
 

 
 


 
 

LEITURA


Secel entrega bibliotecas

A Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer – Secel, em parceria com o Ministério da Cultura, através da Biblioteca Nacional, e com os Municípios: Urupá, Cerejeiras, Costa Marques, São Felipe e Itapuã do Oeste desde o dia 18 passado estão concretizando o desejo de muitos estudantes, professores, pesquisadores e da comunidade em geral, que é de poderem contar com a sua Biblioteca Pública Municipal bem equipada, com um acervo maravilhoso, formado com muitos livros - o que se tem de melhor na literatura brasileira, mesas, cadeiras, estantes, computadores, impressoras, no breack, circuladores de ar, televisão de 29 polegadas, aparelho de DVD, tudo novinho, conseguido através do trabalho conjunto da Secel e dos Municípios, com o apoio do Programa Livro Aberto – Biblioteca Nacional / MINC.

As Bibliotecas estarão sendo entregues às suas comunidades, conforme a seguir:

Dia 18/11/2010, às 19 horas foi inaugurada a Biblioteca Pública do Município de Urupá.

Dia 19/11/2010, às 19 horas, a Biblioteca Pública do Município de Cerejeiras.

Dia 20/11/2010, às 19 horas, a Biblioteca Pública do Município de Costa Marques.

Dia 25/11/2010, às 19 horas a Biblioteca Pública do Município de São Felipe e

Dia 26/11/2010, às 19 horas a Biblioteca Pública do Município de Itapuã do Oeste.


Por todo o Brasil, um contingente formidável de educadores, bibliotecários, escritores, editores, livreiros, organizações não-governamentais, meios de comunicação, empresas privadas e todos aqueles que vêem a leitura como uma questão estratégica para a nação, inclusive para promover inclusão e cidadania, estão deflagrando um grande movimento nacional, como jamais se viu no Brasil, e Rondônia não ficou ausente. Pois entendemos que a leitura, além de fonte inesgotável de prazer e conhecimento, tem papel preponderante na estratégia da construção de uma nação desenvolvida, justa e solidária.


 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



 Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com  
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Presidente interino da Funcultural  Eudes Claudino e a programação da festa de 105 anos de Porto Velho

Presidente interino da Funcultural Eudes Claudino e a programação da festa de 105 anos de Porto Velho

Presidente interino da FunculturalEudes ClaudinoE a Programação da festa de 105 anos de Porto Velho Sexta feira dia 20, fomos até a sede da Fundação C

Lenha na Fogueira + Palco Giratório apresenta  Se eu fosse Iracema + Edital para artesãos participarem da ExporPorto

Lenha na Fogueira + Palco Giratório apresenta Se eu fosse Iracema + Edital para artesãos participarem da ExporPorto

Lenha na Fogueira Meu amigo Antonio Serpa do Amaral o Basinho postou na sua fan page do face book uma crônica sobre as criticas ao documentário do qua

Musa do festival de Praia  de Costa Marques + Alunos da escola Castelo Branco na Oficina de Teatro

Musa do festival de Praia de Costa Marques + Alunos da escola Castelo Branco na Oficina de Teatro

Lenha na FogueiraO Palco Giratório do Sesc 2019, que está sendo a´presentado em Porto Velho desde o último dia 7 de setembro e vai até o próximo dia 2

Portal Rondônia Tem Tudo  Apresentado ao publico + Em Portugal, atriz de Rondônia  tem papel de destaque em novela

Portal Rondônia Tem Tudo Apresentado ao publico + Em Portugal, atriz de Rondônia tem papel de destaque em novela

Lenha na Fogueira Palco Giratório é sucesso de público em Porto Velho************O Festival Palco Giratório é o maior intercâmbio das artes cênicas do