Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 24/09/10


Zekatraca - Lenha na Fogueira 24/09/10 - Gente de Opinião

 

SAMBA DE RAIZ

Fina Flor apresenta
Grupo Tá na Área

O Mercado Cultural recebe os apreciadores do samba de raiz a partir das 20h30

O Projeto a Fina Flor do Samba coordenado pelo compositor e interprete Ernesto Melo que acontece toda sexta feira no Mercado Cultural, apresenta na noite de hoje 24, como atração especial, show com o grupo “Tá na Área”.

O grupo nasceu no dia 26 de abril de 2003, em uma reunião na casa do cavaquinista Audizio, quando três amigos já cansados de ouvir pagodes e mais pagodes e sem perceber nada de novo, decidiram formar um novo grupo visando assim resgatar o samba de raiz, o samba autêntico, onde as estrelas maiores eram Paulinho da Viola, João Nogueira, Elton Medeiros e outros desse quilate.

Então, Audizio, Billy e Walney, os três amigos, formaram o Grupo Ta na Área, e passaram a se apresentar em Bares, Hotéis como Vila Rica, Aquários Selva Hotel (Cyber Café e Nautillus), Lanche 15, Pagode do Madeira da Cida, Pré Shows do cantor Martinho da Vila e do Grupo Boka Loka, alcançando um razoável sucesso.

Desde a sua criação até 2009, o grupo se manteve com a sua primeira formação, mas, devido a novos compromissos, novos espaços, foi preciso colocar mais cordas e couros. Hoje, em sua segunda formação Grupo é formado com:

Audizio – Cavaco e voz; Thiago – Violão; Dissinho – Surdo de marcação e voz; Alex – Pandeiro e voz; Eder – Ganzá, reco-reco e voz; Paulinho – Chimbal e voz; Carlinhos – Rebolo e voz.
Os sambistas que fazem parte do Projeto começam a se apresentar as 20h30 já o grupo “Tá na Área” atração especial da noite. Começa a tocar por volta das 22h30.


 




 

Depois daquela coluna cobrando projetos culturais aos candidatos ao cargo de governador de Rondônia.

*******

Tivemos a oportunidade de ser convidado a participar de reuniões com os candidatos e suas equipes, no sentido de colaborarmos com o Projeto Cultural dos mesmos.

*******

Assim fomos à reunião com os candidatos Cunfúcio Moura, Valverde Raupp (este ao senado) e Eduardo Valverde.

*******

Em nenhuma dessas reuniões prometemos votar nesse ou naquele candidato, apenas levamos nossas sugestões para os Projetos Culturais desses candidatos.

******

Bom!

******

Agora queremos chamar a atenção dos candidatos e seus assessores para a questão do turismo em Rondônia.

*******

Pior que a cultura, o Turismo em Rondônia é relegado a décimo plano.

*******

Um estado com o potencial turístico como o nosso, não tem nenhum programa que incentive o turista a nos visitar.

*******

Que tem um Forte Príncipe da Beira, um Vale do Apertado, um Vale do Guaporé, a Madeira Mamoré, o vale do Rio Madeira com o lago do Cuniã, que tem a Ilha Coração de Rondônia em Ji Paraná, que tem Guajará Mirim, enfim um estado que tem um potencial turístico muito forte.

******

Precisa de uma política de governo voltada para o setor.

*******

Precisa de uma secretaria especifica.

*******

O governo estadual precisa explorar o potencial turístico do nosso estado.

*******

Turismo é a segunda fonte mundial de geração de emprego e renda.

*******

Por falar em política:

*******

Pelo menos, nós nascidos em Porto Velho, conseguimos uma vitória antes do dia 3 de outubro.Zekatraca - Lenha na Fogueira 24/09/10 - Gente de Opinião

******

A rondoniense de Porto Velho nascida na Maternidade Darcy Vargas jornalista Marcela Ximenes assumiu ou foi nomeada Editora Chefe do nosso querido Diário da Amazônia.

*******

É a primeira vez que um rondoniense no caso uma rondoniense nascida nas barrancas do rio Madeira, assume a editoria do nosso jornal.

******

À colega Marcela Ximenes votos de sucesso nessa nova empreitada, aos diretores do SGC os parabéns pela consideração.

*******

Só não estamos concordando é com a “interinidade”, vamos efetivar isso o mais urgente possível!

*******

Lendo o blog Banzeiros do Zé daszuninas, deparei com a seguinte nota:

******

Melhorando o Rebanho

******

No jantar promovido pela Federação do Comércio para que os empresários ouvissem as propostas dos governadoráveis para o setor, na última terça-feira, alguém perguntou ao candidato Confúcio Moura, se no eventual governo dele haveria investimento na melhoria genética do rebanho bovino de Rondônia.
Confúcio foi prático na resposta, lembrando que o rebanho de leite é muito fraco, com uma média de quatro litros de leite por vaca.
- O que o criador tem que fazer é alimentar as vacas. Genética é depois.
Foi aplaudido.

*******

Já no Blog do Ariel Argob tem o seguinte:

*******

Miss Lgbt da Zona Leste

******

Nesta sexta feira 24, acontecerá em Porto Velho o I Miss Cidadania LGBT da Zona Leste, no Clube Fuzark, na Rua Amador dos Reis, Nº 3085, Zona leste de Porto Velho, a partir das 19h00. A entrada é um kg de alimento não perecível, que será destinado para entidades que trabalham com pessoas vivendo com HIV.

*******

Cada uma das participantes representará um bairro do lado leste da cidade e, segundo a coordenação do evento, este é um acontecimento que cumpre importante papel conceitual, desmistificando pré-concepção e olhares excludentes da sociedade.

*******

No dia 26 de setembro, domingo, dando continuidade à campanha Quem Combate a Homofobia Promove Cidadania, estará acontecendo a III Marcha Municipal Pela Diversidade Sexual, com concentração a partir das 16 horas na Rua Raimundo Cantuária com Av. Mamoré, e saída prevista para 17 horas.

*******

Vamos lá cambada de “bibas”!

******

Enquanto isso a programação do Palco Giratório continua a todo vapor no Teatro 1 do Sesc Esplanada neste final de semana.

******

É uma ótima pedida o Festival Palco Giratório do Sesc.

*******

Hoje depois do teatro o negócio é A Fina Flor do Samba no Mercado Cultural

*******

O grupo Tá na área é a grande atração do Projeto coordenado pelo Ernesto Melo.



 

 
PALCO GIRATÓRIO

Dança contemporânea no Sesc

O espetáculo “Idéias de Teto’ do grupo “Sua Cia” da Bahia é a atração na noite de hoje 24, as 20h30 do Festival Palco Giratório que está acontecendo no Sesc Esplanada em Porto Velho desde o dia 1º deste mês.

Idéias de Teto, é uma colagem de poesia e imagens que propõe colocar o pensamento em uma outra posição. Que a platéia vire teto. E fique livre para perguntar o que o teto pensa de nós. Executado por três bailarinas, em oito cenas independentes, a raiz dessa idéia vem dos jogos com a percepção, trabalhando a possibilidade de inverter concreta e simbolicamente sentidos cênicos a partir de uma perspectiva aqui chamada de teto.

Direção e concepção: Clara Trigo; Elenco: Carolina Laranjeira, Catarina Gramacho e Clara Trigo. Poesia: Manoel de Barros.

A programação do Palco Giratório prossegue na noite de sábado com a apresentação do espetáculo da Cia Luna Lunera/Mg “Aqueles Dois”.

O espetáculo foi criado a partir do conto homônimo do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, publicado em sua primeira versão no livro Morangos Mofados. Nesse texto, como praticamente em toda a produção literária de Caio, são múltiplas as citações ou simples menções a artistas e obras de áreas diversas, locações urbanas, letras de musicas, filmes, épocas, em que o amor mistura despudoradamente, seus mundos biográfico e ficcional.

Texto e concepção: do conto de Caio Fernando Abreu / Cia Luna Lunera; Direção: Cláudio Dias, Marcelo Souza e Silva, Odilon Esteves, Rômulo Braga e Zé Walter Abinati. Elenco: Cláudio Dias, Marcelo Souza e Silva, Odilon Esteves, Rômulo Braga.

Domingo 26, é a vez do grupo de Porto Velho O Imaginário assumir o palco do Teatro Um do Sesc Esplanada com a peça, Filhas da Mata.

Mulheres esquecidas e abandonadas pelo tempo e pela memória vivem mergulhadas num mundo fronteiriço entre sonho e realidade, lutando pela redescoberta do sentido de suas existências e suas histórias de vida. Sem rumo e presas às amarras do passado, lembranças e ilusões se confundem, levando as personagens a um estado de aparente alienação.

Elenco: Zaine Diniz, Jória Lima e Gilca Lobo. Dramaturgia: Jória Lima. Concepção Sonora: Bira Lourenço; Concepção Cenográfica: Chicão Santos; Figurino: Zaine Diniz e Jória Lima; Poesias: Nilza Menezes; Direção e Produção Executiva: Chicão Santos

Tira a Canga do Boi

Segunda feira 27, AS 16H00 na Praça Jonathas Pedrosa o grupo Raízes do Porto vai apresentar o espetáculo, “Tira a Canga do Boi”. Numa cidadezinha do interior, os moradores são personagens típicos de um Bumba-meu-boi: Mateus, Bastião, Capitão, Catirina, etc. Como em toda época de eleição, o Capitão se reúne com Mateus e Bastião para programar a campanha para reeleger o Deputado Dr. Vitalício, comprando o voto do povo. Enquanto Mateus faz tudo o que o Capitão pede, inclusive furtar uma Ema pertencente à Dona Joana para dar de comer ao povo no dia da eleição, Bastião, juntamente com sua amada Catirina, descobre onde o Capitão guarda o dinheiro para a compra dos votos e, após a visita do Deputado e um fervoroso comício, consegue falar para a população do plano do Deputado, e decidem juntos aprontar uma para o Capitão. Entre as presepadas e as divertidas situações, o boi aparece em cada jornada e, representando a esperança do povo, transforma a brincadeira de rua numa grande festa, sempre com a participação de todos os presentes: brincantes e público.


SERVIÇO

Texto: Marcos Freitas
Direção: Suely Rodrigues
Elenco: Alexandre Lemos, Arlete Vrena, Clara Luz
Emilli Sousa, Ery Oliveira, Geovani Berno, Juraci Júnior,
Kenny Frazão, Odicléia Pereira, Odinaldo Silva, Osias
Cardoso, Suely Rodrigues
Músico: Tino Alves
Maquiagem e Caracterização: Odinaldo Silva
Figurino: O Grupo
Adereços: Ismael Barreto e Suely Rodrigues
Programação Visual: Vicente Carvalho Jr.
Produção e Coordenação: Geovani Berno e Suely Rodrigues
Assessoria de Comunicação e Marketing: Geovani Berno e
Juraci Júnior
Montagem: Associação Cultural Raízes do Porto
Grupo Convidado

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Presidente interino da Funcultural  Eudes Claudino e a programação da festa de 105 anos de Porto Velho

Presidente interino da Funcultural Eudes Claudino e a programação da festa de 105 anos de Porto Velho

Presidente interino da FunculturalEudes ClaudinoE a Programação da festa de 105 anos de Porto Velho Sexta feira dia 20, fomos até a sede da Fundação C

Lenha na Fogueira + Palco Giratório apresenta  Se eu fosse Iracema + Edital para artesãos participarem da ExporPorto

Lenha na Fogueira + Palco Giratório apresenta Se eu fosse Iracema + Edital para artesãos participarem da ExporPorto

Lenha na Fogueira Meu amigo Antonio Serpa do Amaral o Basinho postou na sua fan page do face book uma crônica sobre as criticas ao documentário do qua

Musa do festival de Praia  de Costa Marques + Alunos da escola Castelo Branco na Oficina de Teatro

Musa do festival de Praia de Costa Marques + Alunos da escola Castelo Branco na Oficina de Teatro

Lenha na FogueiraO Palco Giratório do Sesc 2019, que está sendo a´presentado em Porto Velho desde o último dia 7 de setembro e vai até o próximo dia 2

Portal Rondônia Tem Tudo  Apresentado ao publico + Em Portugal, atriz de Rondônia  tem papel de destaque em novela

Portal Rondônia Tem Tudo Apresentado ao publico + Em Portugal, atriz de Rondônia tem papel de destaque em novela

Lenha na Fogueira Palco Giratório é sucesso de público em Porto Velho************O Festival Palco Giratório é o maior intercâmbio das artes cênicas do