Porto Velho (RO) terça-feira, 17 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 05/11/10


 

SECEL


Dia da cultura tem festa
no Mercado Cultural

 

Porto Velho mostra a diversidade cultural de Rondônia no Mercado
 

O dia nacional da Cultura, 5 de novembro, será comemorado pelo governo estadual através da Secel em parceria com a Fundação Iaripuna, a partir das 09h00 de hoje, na praça Getúlio Vargas em frente ao Mercado Cultural.

De acordo com a gerente de cultura da Secel Câdrica Madalena – Bebel o secretário Jucélis Freitas concordou com a programação elaborada pela equipe da Coordenação dos Pontos de Cultura e autorizou a montagem de palco, iluminação e sonorização para que a festa seja realizada.

A escolha do Mercado Cultural como palco principal da programação foi em conseqüência da realização todas as sextas feiras, do projeto coordenado pelo compositor Ernesto Melo “A Fina Flor do Samba”. “Nossa idéia foi unir o útil ao agradável uma vez, que A Fina Flor do Samba hoje é a grande pedida cultural de Porto Velho às sextas feiras”, disse o Coordenador dos Pontos de Cultura José Monteiro.

A programação vai contar com exposição de artes plásticas, artesanato, roda de capoeira e apresentações de grupos de danças, e shows musicais com banda e cantores locais.

Em reunião na sala dos Pontos de Cultura com a participação da Gerente de Cultura Cândrica Madalena – Bebel, Coordenador dos Pontos de Cultura José Monteiro e os técnicos Joaquim Pedro – Kim, Jesuá Johnson. Silvio Santos, Antônio Ocampo, Gino Serrati, Cleverson da Silva Santana e o presidente da Iaripuna Altair Lopes – Tatá ficou defina a seguinte programação:

 

PROGRAMAÇÃO

09h00 – Abertura da exposição de artes plásticas;
10h00 roda de capoeira. Durante o dia todo fica aberta a Feira do Artesanato;
18h00 - Solenidade oficial com discurso do secretário da Secel Jucélis Freitas e do presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes; 18h30 - Show musical com a participação de cantores e bandas locais;
19h30 - Show musical com o grupo Prisma Luminoso;
20h00 - Show musical com bandas e artistas locais inclusive grupos de dança;
20h30 - Show com A Fina Flor do Samba comandado por Ernesto Melo;
23h00 - Show com o quarteto de Ji-Paraná comandado pelo Maestro Fontenelle,
24h00 - Show de encerramento com Os Anjos da Madrugada.
A coordenação informa aos artistas interessados em participar como cantor ou banda, que as inscrições devem ser feitas através do telefone 3216-5125 até as 12h00 de hoje ou então, na sala dos Pontos de Cultura na Secel localizada no prédio do relógio, até as 13h00 falar com Monteiro ou Cleverson. A partir das 17h00 a equipe estará recebendo inscrições no Mercado Cultural.


Hoje comemoramos o dia nacional da cultura.

********

O governo estadual através da Secel em parceria com a Iaripuna realiza grande festa no Mercado Cultural.

*******

Acontece que meu amigo Léo Ladeia em comentário em seu programa televisivo, instigou esse colunista a se manifestar a respeito do seguimento cultural Carnaval.

*******

Na realidade o questionamento foi em cima do seguinte: “Porto Velho já teve...”

*******

Já teve o melhor carnaval da região norte assim como o melhor futebol.

*******

Bom! Apesar dos governantes estaduais, isso desde Jorge Teixeira, sempre utilizarem nossas escolas de samba e blocos carnavalescos como palanque político.

*******

Nenhum, aqui incluímos também os prefeitos, se preocupou em incentivar de verdade os seguimentos culturais de Rondônia.

******

Porto Velho Já teve o melhor carnaval de escola de samba da região norte, mas, não tem um local definitivo para os desfiles dessas agremiações carnavalescas.

*******

Porto Velho já teve o melhor futebol da região norte, mas, nunca teve um estádio de futebol de verdade.

*******

As manifestações culturais de cunho popular como Carnaval Tradicional e Fora de Época, Arraial Flor do Maracujá, Festa do Divino (no Vale do Guaporé), O Homem de Nazaré e tantas outras nunca receberam tratamento de respeito do governo estadual e municipal.

*******

E não venham prá cá dizer, que disponibilizam recursos através de convênios para a realização desses eventos, que não vai colar.

*******

Os recursos disponibilizados podemos taxar de “mixaria”.

*******

Rondônia é um dos poucos estados que ainda não tem Lei de Incentivo.

*******

Não tem o Conselho de Cultura e em conseqüência o Funcultural.

*******

Aliás, não tem uma secretaria específica, já que a Secel cuida também dos Esportes e do Lazer – Cuida mais do esporte, investe mais no esporte.

********

Por outro lado, Porto Velho também não tem Lei de Incentivo a Cultura, não tem Conselho de Cultura e nem o Funcultural.

*******

Mesmo assim, temos uma grande movimentação cultural, graças a entidades como o Sesc que investem de verdade no seguimento.

*******

Graças especialmente aos grupos de teatro que não param de produzir, buscando recursos fora do estado.

*******

Graças aos nossos grupos folclóricos de Quadrilhas e Bois-Bumbás que investem pesado em suas apresentações.

*******

Graças as nossas escolas de samba que nos proporcionam grandes espetáculos.

*******

Graças aos blocos carnavalescos que investem em seus desfiles.

*******

Aí o Zé da Nana pergunta. E os bois de Guajará Mirim.

*******

E eu respondo! Ganharam um ambiente que estão chamando de bumbódromo, mas, que na verdade, é apenas um quarto do que realmente podemos chamar de bumbódromo.

*******

O governo não investiu uma “palha” na ampliação do bumbódromo de Guajará Mirim.

*******

E com isso, os grupos Flor do Campo e Malhadinho são prejudicados quando tratamos de arrecadação.

*******

Quanto tempo ainda vamos ter que ficar esperando que nossos governantes trate a cultura de Rondônia com o devido respeito.

*******

Em conversa na trade da última quarta feira 3, com o governador eleito Confúcio Moura fomos informados, que o investimento no seguimento cultural vai melhorar.

*******

Ele nos afirmou que estudou com carinho o projeto que o entregamos, inclusive citou alguns itens, afirmando que vai realmente aplicar o que os produtores culturais colocaram no projeto.

*******

“Na área de cultura vamos abrir editais, fixar recursos orçamentários e discutir a aplicação desses recursos com o seguimento, tombamento o diagnóstico correto do patrimônio cultural do estado de Rondônia, apoio a todas as festas tradicionais como a Festa do Divino, Boi de Guajará Mirim, Carnaval etc. Na realidade vou seguir aquele projeto elaborado pela categoria”.

********

Perguntado sobre qual partido da coligação vai ficar responsável em indicar o secretário de cultura, Confúcio respondeu:

********

“Ainda não está decidido, estamos assuntando com os partidos da aliança para ver o que eles querem e quais os nomes, esses nomes serão submetidos a analise do Ministério Público para verificar essa questão da Ficha Limpa”.

********

Cremos que melhores virão para nossa cultura!

*******

Cultura é o investimento social que até hoje, não foi assimilado pelos governos de Rondônia!

 


MINC
 

Abaixo-assinado pede Wagner Tiso para ministro
 

A figura marcante de José de Abreu como papagaio de pirata no discurso de vitória de Dilma Roussef fez pensar que talvez estivesse ali naquele palanque um candidato ao cargo de ministro da Cultura. Mas, antes que tal candidatura se consolidasse, artistas da área da música ligados ao PT já lançaram um nome com mais chances; Wagner Tiso. O músico, que adaptou o jingle Lula-lá para Dilma - lá durante o segundo turno da campanha eleitoral, é a proposta de um abaixo-assinado que começa a circular na internet. O texto é curto e grosso:

"Excelentíssima Senhora Presidente Eleita Dilma Rousseff

Nós abaixo assinados, representantes da sociedade civil e das diversas manifestações e linguagens da cultura brasileira, nos dirigimos respeitosamente à senhora presidente eleita sugerindo o nome do Maestro Wagner Tiso para o cargo de Ministro da Cultura.

Entendemos que a cultura é de importância estratégica para o país e seu representante maior deve estar perfeitamente alinhado às diretrizes da presidência para propor e implementar avanços nas políticas públicas do setor, além de dar continuidade ao que foi realizado no governo Lula."
Do e-mail que recebi pedindo autorização para juntar-me à lista de assinantes, pude chegar a alguns nomes que aderiram à campanha. Entre eles, estão a compositora Ana Terra, o cantor e compositor Pierre Aderne e o baterista Téo Lima.

 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



 Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com  
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Eric M. de Champeaux de La Boulaye - As empresas de cassiterita em Rondônia – Uma história a ser contada

Eric M. de Champeaux de La Boulaye - As empresas de cassiterita em Rondônia – Uma história a ser contada

Na última quinta feira dia 12, encontramos o seu Eric Champeaux na festa de aniversário de 26 anos jornal Diário da Amazônia, na qual ele foi um dos h

Projeto Samba Autoral no  Bar Calixto neste sábado + Adeus ao Senador Odacir Soares

Projeto Samba Autoral no Bar Calixto neste sábado + Adeus ao Senador Odacir Soares

Lenha na Fogueira Rondônia perdeu um de seus políticos mais influentes em Brasília. Odacir Soares que faleceu na última quinta feira 12 após luta ferr

Caçambada Cutuba estreia hoje no Teatro Guaporé + 45ª Edição do Projeto Samba Autoral +

Caçambada Cutuba estreia hoje no Teatro Guaporé + 45ª Edição do Projeto Samba Autoral +

Lenha na Fogueira O dia 13 de setembro não é apenas aniversário de fundação do Diário da Amazônia, da |Rede Rondônia de Televisão e a implantação do S

26 anos do Diário da Amazônia + Palco Giratório apresenta  Realidade Apropriada Liberada  + Governo sanciona lei que cria  o dia da Padroeira de Rondônia

26 anos do Diário da Amazônia + Palco Giratório apresenta Realidade Apropriada Liberada + Governo sanciona lei que cria o dia da Padroeira de Rondônia

Lenha na Fogueira Estamos entrando em nova era em relação a diagramação e formatação da nossa coluna/página do Zekatraca. Como sempre, o Diário da Ama