Quarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 01/07/09



Flor do Maracujá

Az de Ouro apresenta
A Cobra Honorato


Jair Monteiro ex puxador de samba enredo estréia como levantador de toada

O Boi-Bumbá Az de Ouro entra na arena do Arraial Flor do Maracujá às 23h05 para apresentar em uma hora e 15 minutos, a lenda amazônica “Cobra Honorato”. 

“Em uma certa tribo indígena da Amazônia, uma índia engravidou da Boiúna (Cobra-grande), e posteriormente veio a dar à luz a duas crianças gêmeas. Um menino, que recebeu o nome de Honorato ou Nonato, e uma menina, chamada de Maria. Mas a Índia não queria as crianças e para ficar livre dos filhos, ela jogou as duas crianças no rio. 

Porém as crianças não morreram, e conseguiam sobreviver e se criaram. Honorato não fazia nenhum mal, mas sua irmã tinha uma personalidade muito perversa. Causava sérios prejuízos aos outros animais e também às pessoas. 

Eram tantas as maldades praticadas por ela que Honorato acabou por matá-la para pôr fim às suas perversidades. 

Segundo muitas Pessoas contam, Honorato em algumas noites de luar, perdia o seu encanto e adquiria a forma humana transformando-se em um belo e elegante rapaz, deixando as águas para levar uma vida normal na terra. 

Para que se quebrasse o encanto de Honorato era preciso que alguém tivesse muita coragem para derramar leite na boca da enorme cobra, fazendo um ferimento na cabeça até sair sangue. Mas ninguém tinha coragem de enfrentar a enorme cobra. Até que um dia um soldado de Cametá município do Pará conseguiu libertar Honorato do terrível encanto, e ele deixou de ser cobra d'água para viver na terra como um homem e com sua família”. 

O bumbá do bairro Nova Floresta tem na presidência o Silfarney Silva Jakson; Diretora de barreira de índios, Tia Dorinha. Porta Estandarte Andréa; Rainha da batucada Rosalia; Sinhazinha da Fazenda Terezinha Cristina; Rainha do folclore Glenda Tainara; Cunha poranga Margaret; levantador de toada e Amo do Boi Jair Monteiro; Pajé Régis. O boi vai se apresentar com quatro tribos cada uma com 25 integrantes, mais a barreira de rapazes e vaqueiros com 18 brincantes cada, o miolo é Ocivan. O maestro Moisés comanda a banda que vai acompanhar as toadas compostas pelo Lissinho e pelo Jair Monteiro.





Atenção!

*******

O e-mail que nos foi enviado pelo Paulo, deve ser analisado com muito carinho por quem de direito.

********

Oi Zé, provavelmente você nem me conhece ou nem lembra de mim, conheço o seu trabalho, meu nome é Paulo, sou irmão do Maurinho tecladista. 
Zekatraca - Lenha na Fogueira 01/07/09  - Gente de Opinião

********

Escrevo para te propor uma reportagem sobre o concurso da prefeitura realizado em 2006 e que até agora não vingou.

********
Na lista de espera, tem muita gente boa como o Zezinho Maranhão que ontem comentava comigo sobre você, e outros.

*********

Eu também estou esperando essa convocação, mas não tem como aceitar que a prefeitura inaugure uma escola de música (Som na Leste), que não tenha professores suficientes para atender a comunidade, enquanto muitos professores estão esperando há três anos e nada, para acabar de completar, a SEMAD convoca os aprovados em 2009 e os de 2006 ainda vão ter de esperar sabe-se lá quanto tempo. 
Zekatraca - Lenha na Fogueira 01/07/09  - Gente de Opinião

*********

Enquanto isso, nossa cultura musical vai ficando relevada, nem sei mais, a que plano. Segundo plano não é mais.

********
Por favor, se puder nos ajudar a divulgar esses fatos,
estamos a sua disposição se precisar dos instrutores que estão nesta lista pra fazer alguma reportagem, não são poucos.


********

Muitos de nós como eu, por exemplo, estão cursando licenciatura em música e a prefeitura não olha isso com bons olhos.
um abraço!

Zekatraca - Lenha na Fogueira 01/07/09  - Gente de Opinião

*******

Com a palavra, a secretaria municipal responsável pelas contratações.

*******

Vale salientar que aos classificados na seleção que aconteceu em 2006. que o Concurso ainda está valendo.

*******

Tem instrutor musical que está realmente passando “baixo”.

*******

Hei prefeito! Manda contratar essa turma, a maioria é petista vermelho que de tanto esperar, está ficando com os “pessuídos” roxo

Zekatraca - Lenha na Fogueira 01/07/09  - Gente de Opinião
*******

O recado abaixo veio de Belém (PA) e é endereçado ao Carlinhos Maracanã.

*******

Amigo Zekatraca, aqui de Belém do Para tenho acompanhado o Flor do Maracujá, e como você disse reduziu o espaço maia parece que ficou melhor.

*******

Agora, diz pro Carlinho Maracanã não falar besteira, pois a MANIÇOBA não é comida oriunda da escravatura e sim do índio da Amazônia, manda ele ler mais, ok? um abraço Lucio Guzman


*******

Realmente a Maniçoba um prato típico paraense, é oriundo dos índios e não dá África como disse o Maracanã em seus comentários na TV.

Zekatraca - Lenha na Fogueira 01/07/09  - Gente de Opinião
*******

Amigo Maraca, como você está falando para o mundo, concerta essa mancada imediatamente se não o pessoal que for a Copa do Mundo na África do Sul em 2010 vai procurar maniçoba nos restaurantes e ao não encontrar, vai lhe “rogar” todas as pragas do mundo e o pior onde o vodu é praticado a toda hora.

*******

Por falar nisso.

*******

Bubu foi a Brasília participar de um encontro da comunidade negra brasileira.

*******

E por lá, encontrou amigos que não via há mais de trinta anos.

*******

E mais, à noite quando a turma procurava o Bubu para alguma “balada”, perdia a viagem.

*******

Pois assim que o marido da Ana Aranda chegava do Centro de Convenções Ulisses Guimarães, se aprontava todo e corria para o Clube do Chorinho.

Zekatraca - Lenha na Fogueira 01/07/09  - Gente de Opinião

*******

O Clube do Chorinho em Brasília fica nas imediações da famosa Torre de Televisão.

*******

Com certeza nesta sexta feira no Villas Bar, Bubu vai passar aos integrantes do Clube do Chorinho de Porto Velho, o que viu no Clube do Chorinho de Brasília.

********

O Basa se interessou pelo Show Musical “Trinca de Reis” que foi apresentado na inauguração do Mercado Cultural.

*******

E mandou o Serginho Santos, contratar o espetáculo para a reabertura do Projeto 5ª Cultural que vai acontecer no dia 30 de julho no Teatro “Banzeiro”.

********

Zekatraca - Lenha na Fogueira 01/07/09  - Gente de Opinião
Por falar em folclore!

*******

O temporal que caiu em Porto Velho na manhã de ontem.

*******

Fez o maior estrago no Flor do Maracujá.

*******

Parte da cobertura dos camarotes voou pelos ares.

*******

As bandeirolas que enfeitam o Arraial foram abaixo.


*******

Até uma grua da RedeTV! Ro ficou toda torta.

*******

O vento e a chuva foram muito fortes.

*******

Hoje o bicho começa a pegar entre os grupos de Bois-Bumbá.

******

Forte candidato ao título, o Az de Ouro entra no “curral” de dança às 23h05 para mostra a lenda da Cobra Honorato.

*******

Chicão Santos, produtor do grupo rondoniense O Imaginário participa em São Paulo, de um evento organizado pelo Ministério da Cultura e Funarte. Encontro Interações Estéticas e Lançamento do Edital do “II Prêmio Interações Estéticas – 2009”. E Residências Artísticas Em Pontos de Cultura.

********

De volta ao Flor do Maracujá.

*******

Os grupos que vão se apresentar na noite de hoje são:

*******

Quadrilha mirim “Rodopio do Nacional”; quadrilha adulta “J.U.A.B.P; Boi Mirim “Veludinho” e Boi-Bumbá adulto “Az de Ouro”.


********

Meu boi Corre Campo só se apresenta sexta feira. 


 
Água, mitos e magia na JUABP


Chamando a atenção para os mitos e as magias que rolam em torno do elemento Água. A quadrilha J.U.B.P, entra no “curral” de dança do Flor do Maracujá às 21h de hoje apresentando o tema: “Água, Mitos e Lendas”. Grandes cenários estarão montados no Flor do Maracujá, para que os 42 pares integrantes da quadrilha do bairro Areal da Floresta, desenvolvam o tema criado pelo presidente do grupo João Big. 

A J.U.A.B.P sempre que se apresenta lota as arquibancadas do Flor do Maracujá, o público a espera com grande expectativa, pois é a única que enfrenta a Rádio Farol de igual para igual em se tratando de grandes cenários e alegorias. O casal de noivos Vilani e José enquanto dava os últimos retoques em suas indumentárias, diziam ao repórter, que a quadrilha este ano, vai com toda garra em busca do título que desde 2000 não é conquistado. 

Para confirmar a declaração dos principais personagens da quadrilha a direção do grupo trouxe de Parintins o artesão Ednard para desenvolver em alegorias e cenários o tema proposto pelo Big. Assim os que forem na noite de hoje ao Flor do Maracujá, terão a oportunidade de admirar uma Yara (Mãe d’água) de aproximadamente 15 metros de comprimento por 10 de altura, além de Águas marinhas gigantes. “Não estamos para brincadeira, aliás, nossa brincadeira é a busca do título”, disse Big. 

A quadrilha J.U.A.B.P se apresenta entre às 21h e 21h50. 

Fonte: Sílvio Santos / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br 
[email protected] 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)