Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Sonora Brasil apresenta Música indígena no Sesc - Arraiais continuam no Comunidade no Sertão e Orgulho


Sonora Brasil apresenta  Música indígena no Sesc - Arraiais continuam no Comunidade no Sertão e Orgulho - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

O superintendente da Sejucel Jobson Bandeira, atendendo nossa consulta a respeito da licitação da obra da Cidade da Cultura, respondeu o seguinte:

***********

O projeto voltou pra mim fazer os acertos da Cidade da Cultural, mandei hoje (ontem) novamente para Supel. – Superintendência Licitação.

*********

Que bom que a coisa tá andando, fico mais tranquilo quanto a nossa Cidade da Cultura o espaço que vai abrigar os grandes eventos se não do estado, pelo menos os de Porto Velho,

*********

Como é o caso dos desfiles das escolas de samba, arraial Flor do Maracujá, Marcha para Jesus entre outros, inclusive da Exposição Agropecuária de Porto Velho.

*********

Por falar em Exposição Agropecuária de Porto Velho que sugerir que o nome seja Expo – Agrovel. Já tem data para começar e terminar.

**********

Pois é, ontem postei que se a força tarefa do governo estadual entrasse em ação, daria para realizar a nossa Feira Agropecuária ainda este ano.

**********

Nem sabia que o Jobson já estava com praticamente a produção em pleno andamento, ontem após consultarmos a respeito do assunto ele nos informou via wattsapp que vamos ter sim a nossa Expoagro.

**********

Olha só as datas: No dia 28 de setembro esta marcada para acontecer a CAVALGADA de abertura da nossa festa de peão.

**********

A Exposição está prevista para acontecer entre os dias 02 e 06 de outubro. Ele só não confirmou se vai ser no Parque dos Tanques. Creio que sim.

*********

E tem mais: As atrações musicais serão todas do estado de Rondônia. “Vamos valorizar os de casa que são muito bons”, informou Jobson Bandeira, lembrando: “Estamos trabalhando em conjunto com secretarias e particulares para trazer e isso já vem desde o final do Flor”.

**********

Cabra Bom esse Jobson. Segura Peão! Vem aí a nossa Expo – Agrovel – Exposição Agropecuária de Porto Velho mês de outubro.

***********

Justamente no dia da festa da emancipação de Porto Velho, dia 2 de outubro é o dia da Criação do nosso município. Bem que a prefeitura poderia agregar a festa de abertura da Exposição Agropecuária de Porto Velho à festa em comemoração aos 105 anos da criação do município de Porto Velho.

***********

Quem vai acontecer sábado que vem é o Bazar da Solidariedade da Associação Pestalozzi, na quadra do SESI.

********

Mais de 20 MIL produtos foram doados à Pestalozzi e estarão à disposição do público de nossa cidade capital, na quadra do SESI no próximo sábado.

***********

Agora o desafio é lotar o SESI no sábado; levando milhares de pessoas ao local do evento, que contará, além da venda das coisas, com ampla programação artística, cultural, científica e educacional; além da prestação de serviços, praça de alimentação, museus etc.

**********

“Estaremos à disposição para atender a imprensa o dia e horário que for. Desde já agradecemos penhoradamente”. Reginaldo Trindade.

**********

Se você não doou produtos para o leilão da Pestalozzi, pelo menos vá prestigiar o Bazar e quem sabe adquirir algum produto e assim vai estar colaborando com tão essa ação filantrópica.

**********

Olha só, meu amigo Mateus colega de trabalho na Setur, é um exímio culinarista. O cara se especializou em fazer pastel e estar fazendo o maior sucesso.

**********

Se você quiser fazer como a turma da Setur, inclusive o superintendente Gilvan que não dispensa um PASTEL do Mateus, é só entrar em contato através do celular – 99946-9981 ou pelo e-mail mateusmt2010@gmail.cominstagran @pastelmateus ou face pastelmateus.

*********

Depois dessa, tô com a festa de casamento quase montada, o pastel já está garantido. Esse é o verdadeiro “jabá”.

*********

Qualquer coisa, tô na Setur degustando o pastel do Mateus.


Sonora Brasil apresenta  Música indígena no Sesc - Arraiais continuam no Comunidade no Sertão e Orgulho - Gente de Opinião


Sonora Brasil apresenta Música indígena no Sesc

 

O festival de circulação nacional "Sonora Brasil", começou a ser apresentado em Porto Velho na noite de ontem no Sesc Esplanada,

A programação acontece na capital de Rondônia até o próximo dia 16 deste mês com a realização de exposição de arte, oficinas e show musical. Este ano a programação enaltece a cultura dos povos indígenas, compartilhando a música das populações que deram origem ao país.

O "Sonora Brasil" realiza cerca de 450 concertos por ano, passando por mais de 100 cidades, com o objetivo de despertar reflexões sobre a produção musical e encorajar novos hábitos de apreciação da música.

Em Porto Velho o festival acontece nos dias 13, 14, 15 e 16 de agosto e de 15 a 18 de agosto em Ji-Paraná (RO).

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira (14)

Horário: 20h

Local: Sesc Esplanada – Teatro Um

Apresentações: Paiter Suruí (RO) & Karitiana (RO)

Instalação: A oca - Povo Karitiana

Instalação: Territórios - Povo Paiter Surui.

 

Quinta-feira (15)

Exposição: Nambiquaras: Memórias e cultura de Um povo Período: 15 a 31 de agosto

Horário para visitação: 9h às 16h (segunda a sexta) e 10h às 13h (sábados)

Local: Sesc Centro – Galeria de Artes Visuais

Apresentações: Paiter Surui (RO) & Karitiana (RO)

Horário: 20h

Local: Sesc Esplanada – Teatro Um

Instalação: A oca - Povo Karitiana

Instalação: Territórios - Povo Paiter Surui

 

Sexta-feira (16)

Oficina: Cantos da Floresta – Uma aproximação com o universo sonoro indígena brasileiro
Horário: 14h

Local: Sesc Esplanada – Teatro Um

Oficina: Os cantos que acalentam os encantadores e os instrumentos sagrados 

Horário: 14h

Local: Sesc Esplanada – Sala de Dança

Apresentações: Wiynaé (SP), Magda Pucci (SP),

Djuena Tikuna (AM)

Horário: 20h

Local: Sesc Esplanada – Teatro Um

 

DANÇA FOLCLÓRICA

Arraiais continuam acontecendo

Comunidade no Sertão e Orgulho

 

Os Arraiais que reúnem apresentações de grupos folclóricos em Porto Velho, continuam acontecendo, mesmo após a realização do Flor do Maracujá.

Os próximos eventos no estilo, estão marcados para começar no dia 23 deste mês, sendo o “Arraial Comunidade no Sertão” e “Arraial do Orgulho do Madeira” ambos vão acontecer entre os dias 23 de agosto e 1° de Setembro.

O “Comunidade no Sertão” também conhecido como “Arraial do Fernandão” é um dos mais antigos, de Porto Velho.

O Arraial do Orgulho do Madeira “Porto Junino” está em sua segunda edição e também vai acontecer entre os dias 23 de agosto e 1° de Setembro com show de grupos folclóricos de quadrilhas e bois bumbás, comida típica e grupos de danças.

Segundo o criador e coordenador do Arraial Comunidade no Sertão Fernando Rocha – Fernandão, os grupos melhores classificados no Arraial Flor do Maracujá foram convidados a participar do Festival que é considerado o Tira Teima do Flor. “Geralmente os grupos de quadrilhas que acham que mereciam melhor classificação no Maracujá capricham em suas produções para as apresentações no Comunidade do Sertão, já que nesse Arraial, também acontece disputa entre os grupos de quadrilhas. Fernandão informa que vai convidar também os grupos de bois bumbás classificados até o terceiro lugar, para se apresentar no seu Arraial.

Outro Arraial que está programado para acontecer no início do mês de setembro é o Flor do Candeias que vai reunir os melhores do Flor do Maracujá na disputa patrocinada pela prefeitura do município de Candeias do Jamari. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira + Rumos Itaú Cultural 2019-2020 + Seminário Investe Turismo

Lenha na Fogueira + Rumos Itaú Cultural 2019-2020 + Seminário Investe Turismo

 A respeito da matéria sobre o Primeiro Bairro de Porto Velho publicada na edição de ontem dia 16. A pesquisadora Cledenice Blackman postou o seguinte

Lenha na Fogueira + Qual o primeiro bairro de Porto Velho? + Abertura do V Festival UNIR Arte  e Cultura

Lenha na Fogueira + Qual o primeiro bairro de Porto Velho? + Abertura do V Festival UNIR Arte e Cultura

 Como dissemos, o Arraial Flor do Maracujá 2020, já está na pauta de discussão dentro da Sejucel.**********Segunda feira dia 14, à noite, no auditório

Lenha na Foguira + Quintal do Dom e o show de Alciréa Tabosa + Cremero prepara comemoração ao Dia do Médico

Lenha na Foguira + Quintal do Dom e o show de Alciréa Tabosa + Cremero prepara comemoração ao Dia do Médico

 De hoje a três dias, os representantes  das Setoriais de Cultura e os delegados dos municípios de Rondônia, vão se reunir na cidade de Cacoal durante

O homem de Nazaré agora é  Patrimônio Imaterial Cultural + Tudo pronto para a grande festa das crianças

O homem de Nazaré agora é Patrimônio Imaterial Cultural + Tudo pronto para a grande festa das crianças

Lenha na Fogueira As discussões sobre a realização do Arraial Flor do Maracujá 2020, já começaram e estão a pleno vapor.**********Tudo indica que o Jo