Porto Velho (RO) quarta-feira, 20 de junho de 2018
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Sindsef promove Baile de carnaval do servidor - Por Zekatraca


Sindsef promove Baile de carnaval do servidor - Por Zekatraca - Gente de Opinião
Na foto professora Eliete, Silvio, Pai Beto, Daniel Pereira dona Helena e Vava

Sindsef promove Baile
de carnaval do servidor


O servidor público do estado de Rondônia vai brincar carnaval com toda segurança e conforto possível, durante o Baile que vai acontecer no clube do Sindsef provavelmente no dia 9 de fevereiro, sexta feira, véspera do desfile da Banda do Vai Quem Quer.

A sugestão foi do vice governador Daniel Pereira num encontro com a Superintendente da Segep do governo estadual Dra Helena, na manhã da última segunda feira dia 8, na sede de eventos do Sindsef à avenida Rio de Janeiro no Bairro Lagoa. Helena de imediato fechou a parceria e solicitou ao carnavalesco Vavá do bloco 'Leva Eu' que assessora Daniel Pereira, para montar a comissão que vai coordenar a festa, junto com a diretora do Sindicato professora Eliete. Presentes estavam também, o presidente da escola de samba São João Batista carnavalesco Alberto Rodrigues – Pai Beto e o diretor de harmonia Silvio Santos que se colocaram a disposição da coordenação da festa. “Nosso associado há muito vem reivindicando eventos como esse. Agora com a parceria da Segepe e com o apoio do vice governador Daniel Pereira, tenho certeza, que a festa será sucesso” disse Eliete.
Feijoada da São João Batista

Na realidade o encontro foi provocado pela direção da escola de samba Acadêmicos do São João Batista que solicitou ao ex presidente do Sindsef Daniel Pereira que interviesse junto a direção atual do Sindicato, para que a escola realize a Feijoada que vai contar com o show da Musa da Escola de Samba de Belfor Roxo do Rio de Janeiro e que já foi Rainha do Carnaval Carioca Letícia Guimarães programado para acontecer no dia 28 deste mês de janeiro. “Como a reunião foi na sede social, sugeri à direção do Sindicato a realização do Baile de Carnaval do Servidor e solicitei a presença da Helena para que ela como responsável pela Gestão da Pessoa no governo de Confúcio Moura assumisse a coordenação geral da festa, no que fui atendido”, disse o vice Daniel Pereira. Segundo Vavá, provavelmente a banda que vai animar a festa será a “Banda da Banda do Vai Quem Quer” que tem a frente o maestro Silvinho Santos. “Esperamos que tudo dê certo, para que no dia 9 de fevereiro, o Servidor Público do Estado de Rondônia participe de sua festa de carnaval”, finalizou Vavá

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Lenha na Fogueira


Pela programação distribuída pela Liga dos Blocos de Carnaval de Porto Velho, o primeiro bloco a se apresentar no carnaval de rua de Porto Velho este ano, será o Areal Folia. Gato Felix já está correndo de um lado pro outro para que tudo aconteça como o programado no desfile que vai acontecer no dia 2 de fevereiro.

***********
A festa continua no dia 3 sexta feira de fevereiro com o desfile do bloco “Até Que a Noite Vire Dia”. O Bloco do Mocambo. Os preparativos estão a todo vapor, agora com o vereador Marcio o bloco está mais estruturado. Até Que a Noite Vire Dia desfila pelo circuito Areal que compreende a rua Esron Menezes, Alexandre Guimarães, Rogério Weber, Rio de Janeiro, Tenreiro Aranha e Alexandre Guimarães até a Capitão Esron de Menezes. Quando o bloco a Praça São José o dia já vem raiando, daí o nome Até Que a Noite Vire Dia.

**********
Domingo dia 4 de fevereiro que vai se apresentar é um dos grandes da Zona Sul o “Furacão”. A Jatuarana fica pequena quando da apresentação do Furacão da Zona Sul desfila.

*********
Na programação distribuída pela Liga, consta que na Quinta Feira dia 8 de fevereiro o Galo da Meia Noite é quem vai fazer a alegria dos foliões de Porto Velho com o seu tradicional desfile pelo circuito Caiari formado pela rua Rogério Weber, Pinheiro Machado, Joaquim Nabuco, Carlos Gomes até a praça das Caixas D’água. Esse desfile necessita de confirmação por parte da diretoria do Galo da Meia Noite. O Edson José Caula ficou de nos passar Nota Oficial da diretoria do Galo, relatando o que realmente está sobre o que realmente esta acontecendo e confirmando ou não, o desfile do bloco no carnaval deste ano. Até o fechamento desta coluna, por volta das 15 horas, não recebemos nenhum comunicado da direção do Galo da Meia Noite.

**********
O que sei é que alguns dirigentes de blocos de trio estão se mobilizando para consultar o Ministério Público sobre o assunto. Eles da comissão, acham, que a presidência da Funcultural não moveu uma palha na tentativa de conseguir junto aos órgãos competentes da prefeitura, para que liberem o desfile do Galo da Meia.

*********
Tomara que essa comissão tenha sucesso. A cultura e a tradição do carnaval de Porto Velho não pode deixar de contar com o desfile do Galo da Meia Noite. Blocos como o Galo da Meia Noite já deveriam ser tombados como Patrimônio Imaterial do Município de Porto Velho e até do estado de Rondônia.

***********
Os vereadores Palitot, Marcio do Mocambo, Marcelo Reis, Allan Queiroz e o presidente Mauricio Carvalho deveriam encabeçar esse Projeto de tombamento desses blocos mais tradicionais.

**********
A programação prossegue com o Vai e Volta desfilando também na quinta feira dia 8.

***********
Os blocos Us Dy Phora e O Canto da Coruja serão a opção da Sexta feira dia 9 e no sábado dia 10 será a vez da Banda do Vai Quem Quer.

***********
O encerramento da semana ficará a cargo dos Blocos Murupi e Furacão Kids que terá programação especial para as crianças na zona Sul da cidade.

*********
A festa de carnaval continua na segunda-feira (12) com o percurso do Jatuarana Sul e Arco-Íris na Zona Leste. Na terça-feira (13) a diversão fica com os Blocos Porto Maria, Stronda e com já tradicional Carna Leste. A sexta-feira 16 será a vez do Bloco Leva Eu e o encerramento no sábado (17) contará com o Axé Folia e o Tô de Folga.

*********
Como o Pirarucu do Madeira não faz parte da Liga dos Blocos, não consta da programação distribuída pela Liga dos Blocos de Porto Velho. Porém segundo matéria nesta página o bloco do Segismundo e de sua Luciana Oliveira vai desfilar domingo dia 4 de fevereiro. Qualquer dúvida conversa com o Macilon.

Gente de Opinião


 


BLOCO DE RUA

Gente de Opinião

Pirarucu do Madeira anuncia desfile
e exalta resistência dos blocos


É longa e rica a história do carnaval de Porto Velho, nasce quase junto com a cidade e se fortalece a partir dos anos 50 com os desfiles de corsos, cordões, blocos de clubes sociais e escolas de samba.
Os trios elétricos gigantes chegaram com força e mantêm seu público, mas será sempre dos blocos de rua tradicionais a essência do carnaval popular.

Tem ‘bloco de sujo’ que virou superbloco e sem concorrência, como é o caso da Banda do Vai Quem Quer.

Os blocos antigos que estimulam a resistência dos mais novos serão homenageados no desfile do bloco Pirarucu do Madeira que este ano completa 25 anos.

Sindsef promove Baile de carnaval do servidor - Por Zekatraca - Gente de Opinião
O Bloco da Cobra  foi um bloco de rua que fez muito sucesso no carnaval de Porto Velho.

Bloco Rei Da Selva, Bloco Triângulo Não Morreu, Bloco da Cobra, Bloco da Dona Joia, Bloco do Bode, Bloco das Piranhas, Bloco Oxerevause, Bloco Lira do Amor, Bloco Purgatório, Bloco 812, Bloco Seca Buteco, Bloco Escorrega Lá Vai Um e tantos outros que acompanharam o crescimento da cidade, serão lembrados no circuito Caiari.

“Muitos fatos e personagens importantes da cidade passam pela história desses blocos. O tom satírico com marchinhas e fantasias nos desfiles segue como forma de protesto e cobrança por mudanças, sobretudo na política”, disse Silvio Santos, jornalista que vai lançar um livro contando as histórias do carnaval.

Como embriões das grandes manifestações carnavalescas, esses blocos constituem patrimônio imaterial cultural transmitido de geração em geração. São símbolos da tradição de folia barata com a sonoridade das ruas e a diversidade de saberes e modos de criação.

“Nossa intenção é lembrar o quanto contribuíram com a nossa identidade carnavalesca e proteger essa memória estimulando a tradição”, disse Ernande Segismundo, presidente do Pirarucu.

O desfile acontece dia 04 de fevereiro, na avenida Pinheiro Machado, ao lado do Poliesportivo Deroche Pequeno Franco. A concentração começa às 15 horas e por volta das 17 horas a orquestra Puraqué puxa os foliões.

O bloco Pirarucu do Madeira só cobra alegria. Não há venda de abadás, nem cordas que separem os foliões.

O uso da fantasia é estimulado e o trio elétrico foi dispensado há alguns anos para que o formato seja o mais tradicional possível.

“Quando percebemos que o bloco havia crescido demais, exigindo mais custos e penosa submissão à burocracia estatal, optamos por ‘desorganizá-lo’ como antigamente. É um bloco que não vende nada, tradicional, familiar, seguro e democrático”, disse Segismundo.

Os blocos que deram origem ao carnaval da capital serão homenageados com estandartes.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Descendentes europeus realizam 8ª Festa da Cultura Pomerana - Por Zekatraca

Descendentes europeus realizam 8ª Festa da Cultura Pomerana - Por Zekatraca

A maior comunidade pomerana em Rondônia encerrou no domingo (17) as comemorações da 8ª Festa da Cultura Pomerana com ampla atividade cultural, esp

Carlos Alberto Martins Manvailer - Por Zekatraca

Carlos Alberto Martins Manvailer - Por Zekatraca

‘Pra ser sincero não gostei daqui. Eu morava em Campo Grande e quando cheguei aqui em Porto Velho levei um choque muito grande, a cidade cheia de

Audiência Pública na ALE discute Fundo de Cultura - Por Zekatraca

Audiência Pública na ALE discute Fundo de Cultura - Por Zekatraca

A Assembleia Legislativa realizou na tarde de quinta-feira (14), no plenário da Casa de Leis, Audiência Pública para discutir o encaminhamento de recu

Quadrilhas juninas de PVH Nos 37 anos de Ouro Preto - Por Zekatraca

Quadrilhas juninas de PVH Nos 37 anos de Ouro Preto - Por Zekatraca

A Estância Turística Ouro Preto do Oeste completa neste sábado dia 16 de junho, 37 anos de emancipação política administrativa e para festejar a data,