Porto Velho (RO) domingo, 8 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Sessão Solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra na ALE + Lenha na Fogueira


 Sessão Solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra na ALE  + Lenha na Fogueira - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

A sessão solene que aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia – ALE reuniu não apenas integrantes dos Movimentos Negros da capital. Estavam presentes uma caravana de Quilombolas do Vale do Guaporé entre outros.

**********

O Vice Prefeito de Costa Marques e a prefeita de São Francisco também receberam o Voto de Louvor, pelo apoio aos Quilombolas do Vale do Guaporé. A prefeita de São Francisco Gislaine Lebrinha é chamada de “Negra Loira”.

*********

O Plenário das Deliberações da ALE estava parcialmente lotado e os discursos, à maioria de agradecimento ao deputado Lazinho pela homenagem.

*********

Gostei da homenagem aos que para mim, foram os responsáveis por tudo que acontece até hoje, relativo à luta pela igualde racial e religiosa em Porto Velho. Estou me referindo ao Bubu, Dada, Carlinhos Maracanã, Jorge do Areal, Orlando e Norman Johnson os criadores do Movimento Cabeça de Negro ainda em meados da década de 1980.

*********

O que faltou foi citarem oficialmente o Cabeça de Negro. Só quem fez alusão ao Movimento foi o Orlando em seu discurso bastante aplaudido, pela contundência na defesa da igualdade racial.

*********

Depois de tudo, a turma de sambistas, mesmo debaixo de um chuvisco que insistia em cair sobre Porto Velho, correu para o Bar do Calixto na Jacy Paraná e o samba em homenagem ao dia da Consciência Negra ou Dia de Zumbi dos Palmares comeu solto até a meia noite.

**********

E de repente, era um eram dez, eram milhares, sob as azas azul da liberdade, nascia o estado de Palmares. Parte da letra do samba de Nei Lopes “Epopéia de Zumbi”

***********

Folga negro de Angola que ele não vem cá. Se ele vier Quilombola, pau há de levar.

**********

E o pau quebrou (no bom sentido), na Assembleia Legislativa de Rondônia. Foi uma tarde para ficar na memória pro resto da vida. Valeu deputado Lazinho;

**********

Esperamos que essa solenidade, não fique apenas na primeira, que nos próximos anos, se repita e outras pessoas recebem o Voto de Louvor pelo trabalho em prol da igualdade racial e respeito às religiões.

**********

Como ninguém é de fero pra ficar só no sério... Não podemos deixar de registrar a dificuldade do cerimonialista que atuou durante a sessão solene pelo Dia da Consciência Negra para pronunciar o sobre nome do sambista e compositor Oscar Dias Knightz.

*********

Saiu NITE, NEGAITE só não saiu o KNIGHTZ. “Um dia eu aprendo”, disse o locutor todo sem jeito.

*********

A turma já esta se movimentando para festejar o Dia Nacional do Samba. Como este ano a data 2 de dezembro, cai numa segunda feira, a Funcultural vai realizar a festa no dia 7 de dezembro.

***********

No mesmo dia está programada a realização de mais uma edição do Projeto Samba Autoral coordenado pela Escola de Samba Asfaltão. Se eu fosse da Funcultural entrava em acordo com a diretoria do Asfaltão e realizava tudo junto e misturado no Mercado Cultural.

**********

O que está pegando mesmo, é a abertura das comemorações dos 40 anos da Banda do Vai Quem Quer programada para acontecer no próximo dia 30, com uma feijoada que será servida no Clube da OAB a rua Rio de Janeiro.

*********

As “Sicetes” já estão fazendo pit stop nas esquinas de Porto Velho divulgando o evento e vendendo convite que tem dois preço. Só a feijoada R$ 25 feijoada e camiseta R$ 40 mangos.

*********

A Federação das Escolas de Samba definiu a data para as escolas de samba apresentarem seus ENREDOS para o carnaval de 2020. Sinopse e Samba pronto até o dia 15 de dezembro.

*********

As fontes dão conta, que apenas a escola Acadêmicos do São João Batista ainda não definiu seu enredo para o próximo carnaval. As demais já estão inclusive, gravando seus sambas.

********

Pai Beto disse que só após o dia 23 deste mês, ou seja, sábado que vem, ele vai reunir a imprensa e divulgar o tema da escola para o próximo carnaval. Será que ele está apostando na vitória do Flamengo contra o River Plate para exaltar na avenida a conquista do seu time o Rubro Negro?

***********

Quem viver, verá!

 Sessão Solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra na ALE  + Lenha na Fogueira - Gente de Opinião

 Sessão Solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra na ALE 

 

O Dia da Consciência Negra foi celebrado ontem 20, em Porto Velho capital do estado de Rondônia, em Sessão Solene realizada na Assembleia Legislativa atendendo solicitação do deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) a pedido do Presidente do Conselho do Negro e Afrodescendente Antônio Neto representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial -  SEPPIR.

O deputado Lazinho abriu a sessão descrevendo a luta dos integrantes dos movimentos que defendem a igualdade e o respeito racial em Rondônia e convocou o público que parcialmente lotou o auditório da ALE-RO, a participar do abaixo assinado em repúdio ao ato de desrespeito para com a população negra do Brasil, praticado no Congresso Nacional pelo deputado Coronel Tadeu (PSL-SP). “Vamos passar a lista e gostaria que todos assinassem, pois, vamos envia-la ao presidente da Câmara dos Deputados em Brasil solicitando punição a esse senhor que desrespeitou a maioria da população brasileira que são os Negros”, disse Lazinho

A mesa foi composta por representantes de várias entidades que trabalham de alguma forma a igualdade racial e o respeito às religiões afrodescendentes em Rondônia.

Entre os que fizeram uso da palavra destacamos a Palestra do professor doutor Marco Antônio Domingues Teixeira que discorreu sobre a presença da população negra em Rondônia. “A presença de populações negras em Rondônia reflete três momentos ou segmentos distintos dos processos de povoamento e colonização na região: O primeiro segmento de negros escravizados povoou o Vale do Guaporé a partir do século XVIII, o segundo é composto de negros barbadianos afro-caribenhos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e o terceiro segmento composto por migrantes negros isolados, afrodescendentes oriundos das diversas regiões brasileiras, a partir do Ciclo da Borracha, das minerações de cassiterita, pedras preciosas e ouro e para as frentes de colonização agropastoril”

As falas foram acontecendo com cada orador, se referindo a um episódio da luta pela Igualdade racial. Um dos temas colocado ao deputado Lazinho foi defendido pelas entidades que praticam religiões de matrizes Afro, que reclamam da violência constantemente sofrida pelos seus seguidores e em seus terreiros: “Nossa luta é pela implantação nas UNISPs, de um Setor exclusivo, para reprimir essa prática de violência contra nossas religiões”, disse o presidente da Federação Silvestre Antônio Gomes dos Santos. O deputado Lazinho convocou uma reunião entre os representantes do segmento e a representação da SEPPIR já na próxima semana, para juntos reivindicarem a Secretaria de Segurança Pública a implantação desse Setor nas Unisps.

A presidente do Sintero Lionilda Simão de Souza destacou a importância de professoras negras como Eunice Luiza Johnson Batista e Úrsula Depeiza Maloney entre outras na formação da crianças e adolescentes em Rondônia.

Um dos discursos mais aplaudido da tarde foi o proferido pelo Orlando Francisco de Souza que disse do pioneirismo do Movimento Cabeça de Negro liderado pelo Bubu e pelo Dada. “Quando aqui cheguei esses colegas já lutavam a favor da igualdade racial. Foi do Movimente de Criação Cabeça de Negro que nasceram os demais Movimentos”, disse Orlando. Antônio Neto disse que uma das reivindicações do Conegro é que o governo de Rondônia reconheça o dia 20 de novembro, como feriado estadual em comemoração ao Dia da Consciência Negra como já acontece nos estados do Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Roraima, além de vários municípios brasileiros, como a cidade de São Paulo.  “Zumbi é um herói nacional e o único da história do Brasil que foi construído de baixo para cima, pelo povo, ele é um herói da pátria”, disse Neto.

No encerramento da sessão, o deputado Lazinho convidou os presentes, a visitarem a exposição da fotógrafa Marcela Bonfim que está no salão nobre da ALE.

 

HOMENAGEADOS

 

Eunice Luiza Johnson Batista

Úrsula Depeiza Maloney

Marco Antônio Domingues Teixeira

Rosária Helena de Oliveira Lima

Everaldo Lins Santana

Paulo Sergio Dutra

Francisco das Chagas Silva

Adaídes Batista dos Santos

Jorge Batista dos Santos

Jesua Johnson

Norman Johnson Junior

João Carlos Fernandes Alves

Orlando Francisco de Souza

José Francisco Pereira da Silva

Oscar Dias Knightz

Alvis Cayaduro Pessoa

Mafalda Gomes da Silva

Amaury Antônio Ribeiro de Arruda

Marinilde Helena da Silva Santos

Silvestre Antônio Gomes dos Santos

Aulenilda Lopes de Oliveira

Sandra Regina Nunes dos Santos

Maria da Penha de Souza Menezes

Rosenilda Ferreira da Silva

Ana Maria Ramos

Jamyle Vanessa Costa Brasil

Marcela Fernandes da Silva Bonfim

Cledenice Blackman

William dos Santos Ramos Coimbra

Gislaine Clemente

 Sessão Solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra na ALE  + Lenha na Fogueira - Gente de Opinião
 Sessão Solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra na ALE  + Lenha na Fogueira - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Festa para o Dia Nacional do Samba + Abertura do Natal de Luz + Lenha na Fogueira

Festa para o Dia Nacional do Samba + Abertura do Natal de Luz + Lenha na Fogueira

Lenha na Fogueira A festa hoje, é de todos que têm o samba como ritmo predileto. Para nós sambistas portovelhenses, hoje é o Dia Nacional do Samba.***

Quatro Milhões de filhotes de Quelônios  Serão devolvidos ao Rio Guaporé domingo + Construção da Cidade da Cultura

Quatro Milhões de filhotes de Quelônios Serão devolvidos ao Rio Guaporé domingo + Construção da Cidade da Cultura

Lenha na FogueiraHoje a grande pedida, é o show do Edglay que vai acontecer no Teatro 1 do Sesc Esplanada a partir das 20 horas, com entrada franca.**

Presépio Vivo e Árvore de 30 metros  Atrações do Natal de Luz + Lenha na Fogueira

Presépio Vivo e Árvore de 30 metros Atrações do Natal de Luz + Lenha na Fogueira

Lenha na Fogueira Ainda sob o passamento do Cabeleira. Durante o velório, eu e alguns colegas, ficamos matutando na coincidência, que envolve mortes d

A Mostra Sesc de Cinema apresenta nesta quarta Orin: Música para os Orixás + Lenha na Fogueira

A Mostra Sesc de Cinema apresenta nesta quarta Orin: Música para os Orixás + Lenha na Fogueira

Lenha na FogueiraHoje é dia de Santa Bárbara que no sincretismo religioso, corresponde a Iansã**********Hoje o Terreiro de Mina de Santa Bárbara o mai