Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Semana Santa na catedral Metropolitana de P. Velho - Omedino Pantoja atuara como Cristo na peça 'Está Consumado' em Belém


Semana Santa na catedral  Metropolitana de P. Velho - Omedino Pantoja atuara como Cristo  na peça 'Está Consumado' em Belém - Gente de Opinião
Lenha na Fogueira



Puxa a cadeira e senta conversa com um velho amigo. Há muito tempo preciso contar todo o meu castigo. Mas veja que graça a dor estampada em meu rosto. E as sombras da noite que hoje me servem de encosto…


***********

Pois é, essa é a primeira estrofe da obra-prima do compositor e cantor acriano Sérgio Souto, que estará se apesentando em Porto Velho, no próximo sábado dia 20.


*********

Sérgio não é apenas o autor de Falsa Alegria, em seu currículo encontramos canções como Minha Aldeia e Albatroz ambas, tema de novelas da Globo. O cara é fera compondo e cantando. Sérgio Souto vai cantar na casa de show Querubim ali na rua Duque de Caxias com a Rogério Weber no bairro Caiari. Tô dentro!


**********


Sábado também o Grupo Folclórico Caipiras da Diversidade Rondoniense – JUCADIRO vai realizar a “2ª Noite das Alianças’ com curso de 1º Casal de Cavalheiros e Damas de Honra me a escolha da Cunhã Poranga Gay.


************

Convidada Vip da Noite das Alianças, é a Cleise Simas Rainha do Folclore do Boi Caprichoso de Parintins. Tem mais, a animação será do DJ Evaldo Gonçalves.


*********

A festa está marcada para começar as 20 horas no Club SINDFISC a avenida Amazonas, 7118 no bairro Tiradentes. Melhores informações 99235-6460 ou 99201-6219.


**********

Em respeito à Semana Santa, vamos dar uma trégua no assunto Arraial Flor do Maracujá. Acontece que a discussão tomou rumos que não dizem respeito ao propósito do assunto.


*********

Então é melhor deixar que os envolvidos fiquem com suas discussões mesquinhas pra lá. É como diz o ditado “Cada Macaco no seu Galho”.


***********

Por falar em Semana Santa, em outros tempo , a igreja católica promovia no dia de hoje a Procissão do Encontro. Na realidade eram duas procissões. Uma sai da Capela do Colégio Maria Auxiliadora e a outra da Catedral Metropolitana.


**********

Na da Maria auxiliadora quem comandava eram as Filhas de Maria irmandade que usava uma Fita azul com a imagem de Nossa Senhora. Era a procissão de Nossa Senhora das Dores.


**********

A outra procissão que saia da Catedral era comanda pelos Marianos e a irmandade do Sagrado Coração de Jesus cuja fita era na cor vermelha.


**********

Os dois andores o com a Nossa Senhora das Dores e o outro com a imagem de Jesus dos Passos se encontravam em frente a Catedral. Era muito emocionando a Procissão que ficou conhecida como “Procissão do encontro”. Hoje só existe a Procissão do Senhor Morto que acontece Sexta Feira Santa.


**********


Outra práticas que era comum durante a Quaresma: Às quartas e sextas-feiras a igreja católica recomendava que os fiéis fizessem abstinência de carne, desse preferência a carne de peixe. Tinha que fazer jejum nesses dias.


**********

Hoje a turma aproveita para promover churrascada, regada a muita bebida alcoólica. A prática de comer peixe ficou apenas para a Sexta feira Santa.


**********

Tem um detalhe, hoje é muito m ais fácil se encontrar peixe nos mercados. Naquele tempo era uma verdadeira maratona se conseguir um quilo de pescado. Os peixeiros aumentavam o preço quando chegava a Semana Santa.


**********

Houve um tempo que D. João Batista Costa em virtude da falta de pescado suficiente nos mercados, liberou que os fi és comecem carne de frango na sexta Feira da Paixão. Só não podia consumir Carne Vermelha.


**********

Uma das práticas mais concorrida era a Adoração do Santíssimo, a Catedral ficava lotada de fiéis durante a noite toda. A gurizada gostava porque enquanto suas mães fazia a Adoração ficava brincando com os colegas ao redor da Igreja Matriz.


*********

Era assim, o povo respeitava mais a Semana Santa no tempo que o bispo era Dom João Batista Costa o vigário Pe., Humberto, João Seu e Pe. Chiquinho. Hoje a missa é na igreja de São Francisco!



Semana Santa – na catedral Metropolitana de P. Velho

A Semana Santa é o grande encontro com Cristo nas comunidades eclesiais de base, convidando os cristãos à conversão e renovação de vida. Ela se inicia com o Domingo de Ramos e se estende até o Domingo da Páscoa.

O pároco da Catedral Metropolitana de Porto Velho Pe. Antônio Fontinele de Melo distribuiu a seguinte mensagem a respeito da Semana Santa:

O que significa tudo isto para nós?

Segundo o Papa Francisco “significa que este é também o meu, o teu o nosso caminho”. Viver a Semana Santa seguindo Jesus não somente com a emoção do coração; viver a Semana Santa seguindo Jesus, quer dizer aprender a sair de nós mesmos, para ir ao encontro dos outros, para ir para as periferias  da existência, mover-nos,  primeiro, para os nossos irmãos e as nossas irmãs, sobreturo aqueles mais distantes, aqueles que são esquecidos, aqueles que têm mais necessidade de compreensão de consolação, de ajuda. Há tanta necessidade de levar a presença viva de Jesus misericordioso e rico de amor! Viver a Semana Santa é entrar sempre mais na lógica de Deus, na lógica da Cruz, que não é aquela da dor e da morte, mas aquela do amor e da doação de si que traz a vida. É entrar na lógica do Evangelho”. Com a ajuda de vocês, vamos fazer dessa Semana Santa um verdadeiro retiro paroquial, cujos frutos serão sentidos na vida de cada um e da comunidade. E que a Páscoa chegue trazendo paz e alegria para todos nós.



PROGRAMAÇÃO


Dia 17 – 18h30 – Missa na Comunidade de São Francisco na Campos Sales com a Pinheiro Machado


Dia – 18 – 8 horas Missa do Crisma na Catedral


Dia 18 - as 19 horas Missa da Instituição da Eucaristia e LAVA PÉS – Catedral Sagrado Coração de Jesus


Dia 18 – A Partir das 20 horas – Adoração Eucarística


Dia 19 – Sexta Feira Santa – Continuação da Adoração Eucarística

07h30 – Liturgia das Horas

09 h – Catequistas, Catequisando, Pastoral da Sáude e Pastoral da Pessoa Idosa

10 h – Apostolado da Oração, Legião de Maria, Pastoral do Dízimo e Pastoral Vocacional

15h30 – Ação Liturgica

17 h – Procissão de Cristo Morto e de Nossa Senhora das Dores com a Via Sacra.


Dia 20 – Sábado de Aleluia

19 h – Celebração da Páscoa



Dia 21 – Domingo da Ressurreição

Horário das Missas – 6h30; 8 h; 18 h e 20 horas.



Omedino Pantoja atuara como Cristo na peça Está Consumado em Belém




O ator Omedino Pantoja em virtude de suas atuações representando Jesus Cristo na peça “O Homem de Nazaré” produzida pelo Grupo Êxodo de Porto Velho, embarcou no dia de ontem 16, rumo a Belém do Pará, aonde vai atuar na peça “Está Consumado”.

Omedino ficou conhecido no mundo artístico, desde quando passou a atuar como Cristo quando o Grupo Êxodo ainda se apresentava nos pátios das igrejas, inicialmente na paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, passou pela Catedral Metropolitana, Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e finalmente na Cidade Cenográfica Jerusalém da Amazônia. “Foram atuações que marcaram minha vida para sempre”, confessa Omedino



.

Em virtude do Grupo Êxodo deixar de apresentar a peça durante a Semana Santa, Omedino optou por se apresentar como Cristo, numa peça que é apresentada no estado do Acre. “Derrepente recebemos o convite para atuar como Cristo na peça “Está Consumado” que será apresentada na próxima Sexta Feira 19, em Belém do Pará. Esse convide nos honra muito” finalizou Omedino.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Juapb apresenta tema: Somos Filhos Dessa Terra - Carlinhos Morena encanta sambistas  de Porto Velho

Juapb apresenta tema: Somos Filhos Dessa Terra - Carlinhos Morena encanta sambistas de Porto Velho

Lenha na Fogueira As barrancas de terras caídas, faz barrento o nosso Rio Mar. Amazonas rio da minha vida, imagem tão linda, que meu Deus criou. Fez o

Luiz Queiroz de Lima: As histórias do seringueiro de São Carlos do madeira

Luiz Queiroz de Lima: As histórias do seringueiro de São Carlos do madeira

 No final da tarde de terça feira dia 16, o prefeito de Porto Velho entregou a população, o mini Museu do Seringueiro, que está funcionando no Parque

Festival de praia de Vila Calderita  com apoio do governo via Setur - Sambista Carlinhos Moreno  Temporada em Porto Velho

Festival de praia de Vila Calderita com apoio do governo via Setur - Sambista Carlinhos Moreno Temporada em Porto Velho

Lenha na Fogueira A estrutura do Arraial Flor do Maracujá já começou a ser montada. As tendas onde serão instaladas as barracas dos ambulantes e resta

Lenha na Fogueira - Começa hoje Festival Cultural  do Distrito de Nazaré do Madeira - Acadêmicos da Zona Leste e Workshop de Carnaval

Lenha na Fogueira - Começa hoje Festival Cultural do Distrito de Nazaré do Madeira - Acadêmicos da Zona Leste e Workshop de Carnaval

Lenha na Fogueira De hoje a oito dias, começa a 38ª Edição do Arraial Flor do Maracujá. Na realidade, quem está completando 38 anos de existência, é a