Porto Velho (RO) domingo, 19 de maio de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Sábado de Aleluia e a malhação de judas


Sábado de Aleluia e a malhação de judas - Gente de Opinião

Sábado de Aleluia e a malhação de judas

Vamos Romper o Aleluia, essa era a frase mais ouvida em tempos idos recentes. Acontece que o sábado de Aleluia não se reduzia apenas nas celebrações litúrgicas, em especial realizadas pela igreja católica em Porto Velho. Aliás, antigamente, a Missa de Aleluia também chamada de “Missa do Galo”, começava a meia noite, depois passou para as 22h00 e hoje ou melhor, neste sábado dia 19, de acordo com programação distribuída pelo pároco da Catedral de Porto Velho Padre Fontenelle, a liturgia vai começar as 19h00 com a Benção do Fogo e da Água. “Todos que participarão da cerimônia devem levar uma vela, e se quiserem um recipiente com água para ser benta”.

Como estávamos escrevendo, o Sábado de Aleluia em Porto Velho era festejado em todos os clubes sociais, com a realização da famosa “Festa de Aleluia”, um baile carnavalesco com direito a muito frevo, marchinha e samba, além de fantasias, confete e serpentina. Essas festas começavam a meia noite porém, só recebiam maior número de foliões, após o término da Missa do Galo.
 

Malhação do Judas

Sábado de Aleluia e a malhação de judas - Gente de Opinião

Essa é outra tradição do Sábado de Aleluia. A brincadeira consiste na confecção de um boneco cujo corpo é recheado de pano ou jornal velho e a cabeça moldada em papelão ou outro material. Geralmente o Judas leva uma ‘placa’ com nomes de políticos ou de pessoas que durante o ano, fizeram algo que a comunidade não gostou ou até mesmo apenas como gozação, como foi o caso do Judas que foi colocado em um poste da Rua Bolívia no bairro Santa Bárbara que segundo seus idealizadores, era uma homenagem ao colunista “fofoqueiro” Zekatraca do Diário da Amazônia.

Quando o Judas tem como objetivo ‘malhar’ os políticos, geralmente encontramos em seus bolsos, a “Carta Testamento”, denunciando as falcatruas do político ‘malhado’.

Gente de Opinião

Domingo
de Páscoa

A programação distribuída pela igreja católica, diz que as celebrações litúrgicas do Domingo de Pascoa irão ocorrer nos horários normais ou seja:

Missa as 6h30, 8h, 18h e 20h.

na Catedral Sagrado Coração de Jesus em Porto Velho.



 

Lenha na Fogueira

Segundo o Ocampo o IPHAN acha que em Rondônia ou Porto Velho não tem técnicos ou pessoas com conhecimento para lidar com o patrimônio abandonado na enchente pela instituição e pela Prefeitura. Querem trazer técnicos de fora para dizer o que tem que ser feito. Como se a lama existente e a limpeza das locomotivas e galpões nós não sabemos fazer. A LAMA ESTÁ ACIMA DE 40 CM DENTRO DA PRAÇA.

Sábado de Aleluia e a malhação de judas - Gente de Opinião

*********

“Isso é desculpa pra gastar mais que o necessário, essa prática é muito comum aqui em Rondônia, contratar gente de fora a valores exorbitantes pra ganhar algum por fora, enquanto aqui realmente temos profissionais que são totalmente qualificados e não são valorizados... E o roubo não para, mesmo em meio a desgraça alheia...” (Anderson Leno Fernandes).

*********

Nossa opinião é que, sendo para salvar nosso patrimônio histórico, tudo é válido. Porque essa turma que está criticando as ações da Funcultural não se une e se oferece como voluntária.

********

Nessas horas é que conhecemos quem realmente está a fim de defender a nossa história e não quer apenas aparecer bem na foto.

********

Fica aí a sugestão, até porque falaram no tal comitê, mas não disseram quem faz parte dele.

********

No dia que o prefeito realizou a primeira reunião com os carnavalescos, para sugerir o adiamento dos desfiles, esse escriba ponderou, que o problema maior seria o pós enchente, a vazante, pois as pessoas iriam descobrir ao retornar às suas casas, que haviam perdido tudo.

********

E mais, se até agora os casos de doenças endêmicas não preocupam tanto, com certeza vão se agravar com a vazante, pois é na vazante, que se registram os casos de malária e tantas outras mazelas.

********

É necessário que as pessoas ao voltarem para suas casas, primeiro façam uma varredura na busca de animais peçonhentos, aranhas, cobras e outros bichos que podem estar escondidos em qualquer brecha da parede, no meio de roupas, papel, embaixo do assoalho, dentro do forno, embaixo do colchão, dentro de panelas e latas. Todo cuidado é pouco nessas horas!

*********

Quanto ao patrimônio histórico, não devemos ficar apenas pensando nas peças do museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, é necessário que se faça uma avaliação nos danos que podem ser causados com o desbarrancamento da beira do rio, principalmente na área onde estão o Plano Inclinado e o Porto da Enaro. Aquela parte onde o “Barquinho” atraca, dificilmente continuará do jeito que era. To me referindo a parte que fica em frente ao Galpão que chamamos de Museus da EFMM.

*********

O Rio Madeira ta secando mais que o reservatório da Cantareira em São Paulo. Por isso precisamos estar espertos para os problemas que a vazante pode causar.

*********

O que não foi com a enchente pode ir agora com o desbarrancamento ou como querem os “beradélios”, com o fenômeno conhecido como “Terra Caída”.

*********

Uma coisa é certa, o que vai dar de peixe nesse Rio Madeira é de falir qualquer “Pesque e Pague”. Agora tenho a impressão que os peixes não estão mais contaminados, aliás, os que foram contaminados morreram!

*********

Quanto ao patrimônio histórico da Madeira Mamoré, conclamamos os membros da Associação de Amigos da Madeira Mamoré para se oferecerem como voluntários.

*********

Todo mundo que diz que ama a Madeira Mamoré deve prestar sua colaboração, se apresentando para lavar as peças que estão todas enlameadas.

********

Ficar cobrando via redes sociais é fácil, quero ver é se comprometer realmente com a preservação do nosso maior patrimônio histórico.

********

Sai da “Rede” e cai na LAMA contestador!


PROCISÃO

Sábado de Aleluia e a malhação de judas - Gente de Opinião

A programação litúrgica nesta Sexta Feira Santa 18, começa as 7h30, na Catedral do Sagrado Coração de Jesus em Porto Velho, com a Adoração Eucarística que vai até o meio dia. Os católicos de um modo geral se concentram a partir das 15h30 (três e meia da trade), na liturgia da Adoração da Cruzum ato simbólico muito expressivo e próprio deste dia, quando a Cruz é apresentada solenemente à comunidade. "Eis o lenho da Cruz, onde esteve pregada a salvação do mundo. Ó VINDE ADOREMOS".


Sábado de Aleluia e a malhação de judas - Gente de Opinião
 

Desde 1955, quando o Papa Pio XII decidiu, na reforma que fez na Semana Santa, não somente o sacerdote - como até então - mas também os fiéis podem comungar com o Corpo de Cristo. Ainda que hoje não haja propriamente Eucaristia, mas comungando do Pão consagrado na celebração de ontem, Quinta-feira Santa, expressamos nossa participação na morte salvadora de Cristo, recebendo seu "Corpo entregue por nós".


Sábado de Aleluia e a malhação de judas - Gente de Opinião

Procissão do Senhor Morto

A procissão do Senhor Morto está marcada para começar as 17h00, juntamente com a procissão de Nossa Senhora das Dores. A procissão siará da Catedral pela rua D. Pedro II, segue pela Marechal Deodoro, Carlos Gomes, Presidente Dutra e retorna à Catedral pela D. Pedro II. Os fiéis fazem esse percurso seguindo o ritual das 15 estações da Via Sacra que representa o caminho percorrido por Jesus Cristo até a crucificação.



* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Roberto da Rocha Matias:  A história dos 40 anos da quadrilha junina Rosa Divina

Roberto da Rocha Matias: A história dos 40 anos da quadrilha junina Rosa Divina

Ela é o único grupo de quadrilha junina, em atividade em Porto Velho, que participou da 1ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás realizada pelo governo d

Artista plástica Maria Antônia lançou “Aruaçu, o Sapo Cantador” - São João das Rainhas hoje no Clube da AEC

Artista plástica Maria Antônia lançou “Aruaçu, o Sapo Cantador” - São João das Rainhas hoje no Clube da AEC

Lenha na Fogueira  A respeito da pendenga entre a FEDERON e a SEJUCEL sobre a realização do Arraial Flor do Maracujá 2019.**********E como na edição

Lenha na Fogueira: Lançamento  22º Arraial Flor de Cacto - Grupos folclóricos têm  que confirmar apresentação no Flor

Lenha na Fogueira: Lançamento 22º Arraial Flor de Cacto - Grupos folclóricos têm que confirmar apresentação no Flor

Lenha na Fogueira  Pronto, agora está esclarecido. A XXXVIII edição da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá, esta dependendo

Histórias da cidade onde nasci e vivo: O Prego de Ouro e o Menino Barrigudo - Saqueiro na feira

Histórias da cidade onde nasci e vivo: O Prego de Ouro e o Menino Barrigudo - Saqueiro na feira

Nesta edição damos continuidade às histórias que fazem parte do livro de minha autoria, que está prontinho para ser publicado, “PORTO, VELHO PORTO – H