Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Rádio Caiari 52 anos no ar


Rádio Caiari 52 anos no ar - Gente de Opinião

A rádio Caiari completou na data de ontem 18, cinqüenta e dois anos, levando informação para os quatro cantos do estado de Rondônia. Na realidade, a emissora idealizada pelo então Padre Vitor Ugo, entrou no ar na metade do ano de 1960 com o estúdio montado embaixo de uma escada do colégio Dom Bosco e com um transmissor de Rádio Amador. A data de 18 de dezembro de 1961 foi oficializada, em virtude de nessa data, já com equipamento adequado, a Rádio Caiari ter transmitido ao vivo a Novena de Natal direto da Catedral Metropolitana.

Os funcionários da emissora festejaram a data, com café da manhã, oferecido a convidados especiais na manhã de ontem 18, durante o programa “Bom Dia Caiari” apresentado pela Monique Joner e prosseguiu durante o Programa “Evangelizar é Preciso” apresentado pela Natália Silva

Em nome do sonoplasta Albertino Fortunato que trabalha na emissora desde o ano de 1988, parabenizamos toda a equipe da Rádio Caiari pelos 52 anos de existência.



 

Lenha na Fogueira:

Ontem fomos convidados a participar do aniversário de 52 anos da Sociedade de Cultura Rádio Caiari.

Rádio Caiari 52 anos no ar - Gente de Opinião

*********

Lá fomos recebidos pela jornalista/radialista Monique Joner(foto) apresentadora do Bom Dia Caiari/Entrevista. Como chegamos quase no final do programa, participamos também do programa, “Evangelizar é Preciso apresentado pela Natalia Silva.

*********

A Rádio Caiari juntamente com o jornal Alto Madeira fazem parte da minha história como comunicador. No Alto Madeira como Office Boy e entregador de jornal a partir da 1957 e na rádio Caiari a partir de 1960 primeiro como sonoplasta e depois apresentador de programa.

*********

Há algum tempo estamos colhendo material com o objetivo de publicar um livro com a história da Rádio Caiari. Falta pouco para fechar a história Gente de Opiniãoda segunda emissora de rádio difusão de Rondônia. A primeira foi a Rádio Difusora do Guaporé.

*********

É bom que se esclareça que na minha história sobre a rádio que idealizada pelo então Padre Vitor Ugo, a data da inauguração é outra e não o 18 de dezembro de 1961 como consta do site da emissora.


 

********

Rádio Caiari 52 anos no ar - Gente de Opinião

Quando meu irmão saudoso Bianor Santos o primeiro locutor juntamente com o José Hélio Castro da rádio Caiari, foi convidado por Vitor Hugo para estruturar a emissora, me levou junto para ser o sonoplasta.

********

Era o meio do ano de 1960, quando a rádio entrou no ar pela primeira vez. Lá estávamos Eu e o Ary Santos outro amigo do Bianor também convidado pêra atuar como sonoplasta os técnicos que nos ensinou a operar a aparelhagem foram Artur Marques e o Fernando Barbosa. Eram dois Toca Discos Pickup e os discos eram em 78 RPM em vinil. Era o maior sufoco para trocar de disco. Cada disco tinha apenas uma música de cada lado.
 

********

O primeiro estúdio foi montado embaixo de uma escada existente no prédio onde funcionava o Colégio Dom Bosco (hoje Faculdade Católica) ali na Gonçalves Dias.

********

A rádio só funcionava à noite no horário entre as 19 e as 22h00. Naquele tempo a energia elétrica da cidade de Porto Velho era desligada as 23h00.

********

Assim que terminaram a construção do prédio da Escola Domingos Sávio (hoje residência do Arcebispo) atrás da Catedral a rádio foi transferida pra lá e ainda funcionava com o transmissor de rádio amador.

********

Ainda em 1960 chegaram um transmissor de rádio comercial, a mesa de som, a antena e todo o equipamento de uma rádio de verdade. Tudo da marca Telefunken

********Rádio Caiari 52 anos no ar - Gente de Opinião

A instalação de todo esse equipamento terminou no mês de fevereiro de 1961 e nós, funcionário da Rádio Caiari, resolvemos festejar a inauguração do equipamento no aniversário do Padre Vitor Ugo dia 21 de fevereiro de 1961.

********

Ao contrário do que consta no site da emissora atual. Os programas de maior sucesso no inicio da Rádio eram: Carrossel de Melodias, Avisos Para o Interior, O Bico do Arara e Telefone para 272 e Escolha Sua Música.

********

Quanto à data de 18 de dezembro, é considerada como a da fundação da rádio, porque foi naquele 18 de dezembro de 1961 que Vitor Ugo juntamente com o Bispo Dom João Batista Costa assim quiseram, pois pela primeira vez um ato religioso foi transmitido ao vivo. Foi a Novena de Natal.

*********

O 18 de dezembro é a data oficial para a igreja, porém, há quem queira que se conte como oficial, a data da liberação da licença pelo órgão federal, que só aconteceu em 1962.

*******

Essa é a história que pretendemos contar no livro que está prestes a ir pro prelo.


Teatro estadual será entregue em janeiro

Uma comissão da Controladoria Geral do Estado (CGE) visitou na ultima semana o canteiro de obras do Teatro Estadual para verificação do andamento das obras e constatou que o serviço está conforme o cronograma, tendo a previsão de entrega da parte, física prevista para janeiro de 2014.Rádio Caiari 52 anos no ar - Gente de Opinião

De acordo com Josiane Beatriz Faustino, engenheira Civil do Departamento de Estradas e Rodagens, que está responsável pela fiscalização da obra do teatro, após a etapa física haverá a parte de mobiliário, indumentárias do palco e uma etapa de paisagismo que é a finalização do projeto devendo ser entregue com toda a estrutura, inclusive sonorização instalada no mês de março 2014. 

O complexo teatral possui duas salas, sendo a maior com capacidade para mil pessoas e uma menor denominada teatro de bolso, com capacidade para 200 pessoas. Há ainda a estrutura de banheiros, camarotes, banheiros com projeto especial e elevadores. “O teatro será totalmente acessível para portadores de necessidades especiais”, afirma a engenheira que está à disposição do Departamento de Obras e Serviços Públicos (Deosp).

O teatro menor está em fase de acabamento, com revestimento acústico e esta fase será concluída com êxito. O Acabamento do projeto é a parte que demanda maior atenção, pois possui materiais e equipamentos específicos para a área. Por Exemplo, o palco principal utiliza uma tecnologia com uso de dispositivos específicos montados sobre molas, além de todo prédio ser climatizado.

Um investimento da ordem de R$ 21 milhões, com recursos próprios do Estado. “A obra impressiona tanto pelo porte quanto pela importância que representa para o setor cultural rondoniense”, comenta a fiscal. “É uma obra diferenciada, a altura do que o Estado e a capital necessitam para contribuir para o estímulo cultural da população e no nível em que realmente necessita”, assegura a engenheira que complementa “trabalhar nessa obra é engrandecedor para qualquer profissional”.

Programação da inauguração

Responsável pela programação, a equipe da Secel, coordenada pelo técnico de teatro Luís Carlos, informou que para a inauguração os preparativos serão concluídos em breve. “Devemos contar com a apresentação de artistas locais do teatro e da dança além de atrações nacionais. Estão cotados o coro, a orquestra e o ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e também a atriz Fernanda Montenegro. Estamos apenas aguardando a data oficial de inauguração para confirmar a agenda dos artistas”, declarou.
O ator e publicitário, Juraci Júnior, lembra que quando começou a estudar e trabalhar com teatro, há cerca de 10 anos, vem acompanhando a situação das obras. “Já participei de manifestações e protestos por conta das inúmeras paralisações. Ficava muito triste quando viajava e via grandes casas de espetáculos em todos os lugares que eu ia e lembrava que a minha capital não tinha uma. Fico feliz agora com a entrega do nosso Teatro e não vejo a hora de me apresentar nesse palco e poder acompanhar grandes produções”, declarou. (Decom).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando