Porto Velho (RO) quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Quatro Milhões de filhotes de Quelônios Serão devolvidos ao Rio Guaporé domingo + Construção da Cidade da Cultura


Quatro Milhões de filhotes de Quelônios  Serão devolvidos ao Rio Guaporé domingo + Construção da Cidade da Cultura - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira



Hoje a grande pedida, é o show do Edglay que vai acontecer no Teatro 1 do Sesc Esplanada a partir das 20 horas, com entrada franca.


************

Estive no ensaio geral do Show do Edgley e posso garantir que será um espetáculo, com ótimas músicas, em especial no ritmo do samba, afinal de contas, será em comemoração ao Dia Nacional do Samba.


************

Só pelos integrantes do grupo musical, você nota que o show será dos melhores: Violão de Seis Norman Jhonson. Violão de sete Ariel Bitencurt, cavaquinho (afinação de bandolim). Sandro Andrade, sanfona Zezinho dos Cobras e bateria Telêmaco. O Hudson Mamedes canta alguns sambas com o Edgley.


***********


Por falar em festa, na noite de hoje 06, a Federação de Grupos Folclóricos de Quadrilhas e Bois Bumbás em parceira com a UNAJUP e a SEJUCEL realiza a festa de confraternização, prestação de contas e premiação do Arraial Flor do Maracujá 2019.


**********

Na oportunidade a Sejucel fará entrega dos troféus aos melhores itens do Flor do Maracujá. Exemplo: Melhor Amo de Boi Bumbá Silvio Santos (do Corre Campo), Porta estandarte nota Dez Ana Célia Santos (Corre Campo); Melhor Cunhã Poranga Daniele Santos (Corre Campo), Melhor Pajé Cleiton Lopes (Corre Campo), Melhor levantador e autor da melhor toada Silvinho Santos (Corre Campo); Melhor apresentador Allan Veck (Corre Campo).


*************

Os melhores itens dos grupos de quadrilhas também serão premiados. A Federon criou e vai entregar troféu a um integrante de cada grupo folclórico que deverá ser indicado pela diretoria de cada grupo. Esse troféu é para aquela pessoa cu7ja diretoria do grupo o considere como essencial para apresentação no Flor do Maracujá. Pode ser até o ‘empurrador de alegoria’, informa o presidente Feranado Rocha.


***********

Será o meu vigésimo troféu de MELHOR AMO DE BOI do Arraial Flor do Maracujá. Parabéns pra mim!


**********

Em relação a folclore a festa com certeza será maior, com a turma feliz com a assinatura pelo governador Coronel Marcos Rocha da Ordem de Serviço que autoriza o início da obra da Cidade da Cultura.


*********

Aliás é necessário a gente esclarecer, antes que apareçam os pais da ideia da Construção da Cidade da Cultura.


**********

Na festa de encerramento do Arraial Flor do Maracujá de 2015, antes do início da solenidade, sentamos Eu e o presidente Fernando Rocha e combinamos de sugerir ao governador ou seu representante, que abandonasse a ideia de construir o Centro de Convenções la área onde está o Aereo Clube uma discussão entre a prefeitura de Porto Velho e o Governo Estadual que até hoje não foi resolvida e construísse a CIDADE DA CULTURA (Nome dado por nós da Federon) no Parque dos Tanques.


**********

O então vice governador Daniel Pereira foi quem representou o governo de Rondônia na solenidade e Eu escalado pelo presidente da Federon para fazer a sugestão na hora dos discursos, não contei conversa. Peguei o microfone e instiguei: Senhor Vice-Governador Daniel Pereira em nome da diretoria da Federon sugerimos a Vossa Senhoria que leva ao governador Confúcio Moura nossa sugestão de que avabndone o Projeto de Construção do Centro de Convenções no Aereo Clube e construa a CIDADE DA CULTURA aqui no Parque dos Tanques.


***********

Em seguida o Fernando Rocha fez uso da palavra e ratificou o que eu havia falado e então Daniel Pereira nos garantiu que levaria nossa sugestão só governador Confúcio Moura o que foi feito.


**********

Em menos de uma mês o governador tirou a administração do Parque dos Tanques da alçada da SEAS e passou para a SEJUCEL e então o Rodney entrou na parada e providenciou a execução do Projeto Arquitetônico que foi desenvolvido pelo arquiteto que à época pertencia ao quadro da Sejucel nosso amigo Varandas e em reunião na sede da Federon no Parque dos Tanques foi exibido e aprovado pelo folcloristas e carnavalescos.


***********

Foi providenciado emenda parlamentar no valor de 14,5 Milhão e o negócio vingou de vez. Para felicidade geral dos promotores de eventos o governador acaba de autorizar o inicio da obra que tem até o dia 31 deste mês para começar. Salva a Cidade da Cultura rondoniense!



Quatro Milhões de filhotes de Quelônios  Serão devolvidos ao Rio Guaporé domingo + Construção da Cidade da Cultura - Gente de Opinião

Quatro Milhões de filhotes de Quelônios

Serão devolvidos ao Rio Guaporé domingo


A eclosão dos filhotes de quelônios (tracajá e tartaruga), que acontece todos os anos nas praias do Rio Guaporé, vai acontecer neste domingo dia 8, como sempre, sob a coordenação da Eco Vale.

A Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé (Ecovale – RO), criada em 1999 com o objetivo de preservar a fauna do Vale, monitora a ação das tartarugas e tracajás, desde a postura dos ovos que acontece entre os meses de setembro e outubro, até a eclosão no mês de dezembro.

Nesse período de 20 anos, já foram devolvidos ao Rio Guaporé aproximadamente 20 milhões de filhotes de quelônio. “A tartaruga faz parte da cadeia alimentar de todos os animais que vivem na água. O fato de preservarmos os quelônios, não quer dizer, que estamos salvando apenas a tartaruga ou a tracajá, mas, todos os animais que vivem nas águas do rio Guaporé” disse o coordenador da Eco Vale Zeca Lula.

A tartaruga é o maior quelônio de água doce do Brasil. Adulta, pode medir até 1,5 m de comprimento, 60 cm de largura e pesar 60 kg. O animal enterra cerca de 100 ovos em um buraco maior que 50 cm de profundidade, espalhando areia para cobri-los e camuflar o local. Após a desova, hiberna na própria região, virando presa fácil para captura.

Eclosão 2019


Segundo Zeca Lula este ano de 2019, serão devolvidos ao Rio Guaporé no próximo domingo dia 8, mais de 4 Milhões e Meio de filhotes de tracajás e tartarugas. “Na realidade nossa previsão para este ano, era devolver aproximadamente 8 milhões de quelônios, porém, aconteceu uma cheia repentina no Rio Guaporé e perdemos mais de 3 milhões de filhotes” disse Zeca Lula.


Quatro Milhões de filhotes de Quelônios  Serão devolvidos ao Rio Guaporé domingo + Construção da Cidade da Cultura - Gente de Opinião

Governador assina ordem de serviço para construção da Cidade da Cultura


Folcloristas, carnavalescos e promotores de eventos de grande e pequeno porte, estão festejando a realização de parte do sonho de contar com um espaço definitivo para a realização de seus eventos.

Na manhã da última quarta feira dia 4, o governador Coronel Marcos Rocha na presença de deputados, secretários de estado e do superintendente da Sejucel Jobson Bandeira assinou a Ordem de Serviço, que autoriza o início da obra do Centro de Convenções – Cidade da Cultura no Parque dos Tanques. ‘‘Agora teremos um lugar para os eventos, um antigo anseio da população. O que falo para os secretários é que as obras que forem iniciadas, precisam ser finalizadas. Não aceitamos que a população seja enganada e peço aos empresários que atuem o mais rápido possível’’, disse o governador.

O prazo para entrega dos serviços contratados para o Centro de Convenções é de 540 dias. O valor licitado e contratado é de R$ 12,8 milhões. O recurso é oriundo da União, através do Ministério do Turismo, por intermédio do Contrato de Repasse nº 859679/2017, com a Caixa Econômica. “Ter uma estrutura fixa para os grandes eventos culturais na Capital, além de representar a valorização do setor, também trará economia de recursos públicos com a dispensa de aluguel de estruturas móveis” disse Jobson Bandeira..

O projeto arquitetônico inclui diversas estruturas como salas para oficinas de dança, música e teatro; arena; arquibancadas com cobertura; palco; espaço para exposição de artesanato e anfiteatros.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Escolas de samba do RJ têm salários atrasados + Coquetel de lançamento da programação  da BVQQ  40 anos

Escolas de samba do RJ têm salários atrasados + Coquetel de lançamento da programação da BVQQ 40 anos

Vamos todos pedir a Deus, pela saúde do amigo carnavalesco, Iran Brito Mendes – O Baluarte que está internado na UTI do hospital 9 de julho.**********

Surgimentos da Banda do Só Vai Quem Quer – V

Surgimentos da Banda do Só Vai Quem Quer – V

CONCENTRAÇÃO - PRIMEIRO DESFILE Com as tarefas todas dividas entre as comissões, cada turma foi cuidar da sua missão, no nosso caso, seguir para o Cho

Lenha na Fogueira + Lançamento dos 40 anos da Banda VQQ + Festival Tiradentes de Fotografia

Lenha na Fogueira + Lançamento dos 40 anos da Banda VQQ + Festival Tiradentes de Fotografia

Estava vendo a programação oficial, que a prefeitura divulgou relativa ao carnaval de 2020.***********Quando me deparei com o paragrafo que diz, que a

Lenha na Fogueira + Carnaval no Rio de Janeiro começou domingo

Lenha na Fogueira + Carnaval no Rio de Janeiro começou domingo

Lenha na Fogueira Nesta terça feira 14, a prefeitura de Porto Velho via Funcultural pública o Edital de Chamamento Público que abre inscrição para a p