Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Projeto Cinco e Meia volta à cena cultural


Projeto Cinco e Meia volta à cena cultural - Gente de Opinião

Graças ao apoio da prefeitura de Porto Velho por intermédio da Funcultural, o Projeto Cinco e Meia vai voltar à Cena Cultural da capital de Rondônia no próximo mês de dezembro.

Criado no início dos anos de 1990, pelo articulador cultural Bubu Johnson que se inspirou no Projeto Pixinguinha da Funarte, o Cinco e Meia ao longo desses quase 30 anos, contabilizou momentos de glória e incompreensão. Incompreensão com a falta de apoio dos órgãos dos governos estadual e municipal, o que provocou a paralisação das apresentações por vários anos, exemplo, o último ano que o Projeto foi apresentado com patrocínio do estado e prefeitura foi em 2011, portanto, ha exatos 7 anos. Bubu e sua companheira, jornalista Ana Aranda apesar dos percalços, jamais deixaram de apostar no sucesso do Projeto tanto que por várias vezes, assumiram as despesas da produção sozinhos.

Apesar de muitos tentarem, jamais o Projeto Cinco e Meia foi superado em se falando de espetáculos culturais, que envolvem artistas e produções de segmentos como dança, teatro, música, literatura e circo. Na realidade, a ideia de reunir em espetáculos de rua e de caixa, artistas de todos os segmentos culturais, faz parte da pauta de sua criação la nos anos de 1990.

Durante sua existência e principalmente na década de 1990, quando o Projeto foi contínuo, ou seja, aconteceu todos os anos, muitos artistas passaram a se destacar e no cenário cultural do estado de Rondônia, apesar, do Projeto ser apresentado apenas em Porto Velho, espetáculos memoráveis como Zezinho Maranhão; Bado; Binho; Silvio Santos; Bainha; Ernesto Melo; Bira Lourenço, Anjos da Madrugada. Elisa Cristina, Ceiça Farias, Poeta Mado, Silvinho Santos, Grupos de Chorinho, além de performances teatrais que aconteceram em vários locais da cidade como praça da Madeira Mamoré, Teatro Banzeiros, Restaurante Cheiro Verde, Praça São José no Mocambo; Praça da Pirâmide na Zona Sul entre outros. Aonde o Cinco e Meia era apresentado, o ambiente recebia grande público.

 

Cinco e Meia o Retorno




Semana passada, em reunião com os dirigentes das escolas de samba de Porto Velho, o presidente da Funcultural Antônio Ocampo Fernandes ao apresentar a programação que será patrocinada pela prefeitura a partir do dia 1º de dezembro, destacou a volta do Projeto Cinco e Meia cujo retorno está marcado para o 5 de dezembro, uma quarta feira. “A ideia é agregar os shows do Cinco e Meia com o Projeto Tacaca Musical que acontece todas as quartas feiras no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural”, disse Ocampo. Nossa equipe tentou durante a manhã de ontem, contato com a produção do Cinco e Meia no sentido de saber, qual será a atração que vai abrilhantar a volta do Projeto à Cena Cultural de Porto Velho, infelizmente não conseguimos contato com o Bubu.

  

INICIATIVA

Semed promove campanha ‘Doe Sonhos’ para arrecadação de livros

 A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Arte e Cultura Escolar (Diace), iniciou, nesta semana, a campanha ‘Doe Sonhos’, para arrecadação de livros de literatura infantojuvenil (novos e usados) em bom estado de conservação.

Os livros arrecadados por meio da campanha serão distribuídos para os alunos da rede municipal de ensino na semana de realização do IV Festival de Literatura da Amazônia (Flama), que será realizado de 26 a 30 deste mês. O período de arrecadação dos livros se encerra nesse próximo dia 26.

O Flama tem por objetivo proporcionar momentos de intercâmbio cultural, fomento à leitura e criações literárias, por meio de um evento que reúne autores, escritores, poetas e músicos, para uma interação com o público, que envolve alunos, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da Rede Pública Municipal de Ensino, além da comunidade em geral.

“A iniciativa surgiu a partir da necessidade de estimular o desenvolvimento de uma cidade educadora, onde toda comunidade está convidada a participar ativamente do desenvolvimento social e cultural”, destacou a adjunta da Semed, Gláucia Negreiros.

 

LOCAIS DE ENTREGA

- SEMED: Rua Elias Gorayb, nº 1514, Nossa Senhora das Graças

- TEATRO BANZEIROS: Rua José do Patrocínio, nº 101, Centro.

- BIBLIOTECA FRANCISCO MEIRELES: Rua Dom Pedro II, nº 826, Centro.

- BIBLIOTECA VIVEIRO DAS LETRAS: Avenida Jatuarana, Cohab.

- ESCOLA DE MÚSICA LAIO: Rua Pau Ferro, nº 787, Cohab.

- ESCOLA DE MÚSICA SOM NA LESTE: Avenida Mamoré, Lagoinha.

- ESCOLA DE MÚSICA JORGE ANDRADE: Avenida Abunã, nº 2805, São Cristóvão.


Lenha na Fogueira 

Neste domingo 18, a Associação Salve Jorge na Vila Tupi, recebe os folcloristas a partir das 16 horas, para o evento “O Melhor do Quadrilhão Elétrico” protagonizado pelos Levantadores de Toada e cantores de quadrilhas Fábio Góis e Thiago Paiva junto com o sanfoneiro maestro Uelington Costa.

********

O encontro é mais um esquenta para o show do Levantador de Toadas do Boi Garantido de Parintins Sebastião Júnior que vai acontecer no próximo dia 24, numa realização do Boi Bumbá “Estrela de Fogo” e do grupo de dança “Waitiku Mayakan”

********

Já confirmaram presença as quadrilhas: Junina GirassolJunina Mocidade Junina, Junina Jucadiro e Junina Matutos do Guaporé.

********

Nesse encontro também vai acontecer ensaio dos itens que irão se apresentar no show do Sebastião Júnior. Na realidade, durante o evento será eleita a melhor “Porta Estandarte Gay” da dança de Boi Bumbá.

 ********

O presidente do Estrela de Fogo Alex informa que também estarão se apresentando as Porta Estandartes oficiais dos grupos de bumbás filiados a Guarnecer.

*********

Parabéns em especial ao Fábio Góis, ao Thiago e ao maestro Uelington Costa pela realização do “Quadrilhão Elétrico” e ao Alex pelo ensaio das Porta Estandartes. Vamos ao salve Jorge a partir das 16 horas.

*******

Atenção museólogos.

O Instituto Brasileiro de Museus – Ibram disponibilizou nesta quarta-feira (14) a publicação eletrônica Cadernos Museológicos: Planejamento e Realização de Exposições. Escrita pela museóloga Maria Ignez Mantovani Franco, o livro tem como objetivo auxiliar dirigentes e técnicos de museus e outros profissionais que atuam na área de organização de exposições.

********

Além de aspectos conceituais ligados à organização, planejamento e realização de exposições a publicação trata de temas como curadoria, expografia, educação, segurança, acessibilidade, comunicação, mídias sociais, avaliação e gestão, além de informações e procedimentos característicos do controle técnico de coleções patrimoniais, abrangendo aspectos de documentação e negociação de empréstimos de obras, recomendações de conservação preventiva, condições de seguro de bens musealizados, modelos de embalagem, características de transporte, estratégias e logística de deslocamentos nacionais e internacionais, assim como questões de segurança atinentes a operações e acervos envolvidos.

********

A publicação Planejamento e Realização de Exposições é o terceiro volume da Coleção Cadernos Museológicos, que visa disponibilizar conhecimentos técnico-científicos voltados para os profissionais do campo museológico brasileiro.

*********

Os outros dois volumes da Coleção, Acessibilidade a MuseusSegurança em Museus, também estão disponíveis para download gratuito no site do Ibram.

*********

Vem aí o show “Sílvio Santos de Todos os Ritmos”. Esse show acontecerá no dia 8 de dezembro, pelo Projeto “Tributo ao Menestrel” criado e coordenado pela Funcultural de Porto Velho, leia-se Antônio Ocampo Fernandes.

********

Como estamos envolvidos nesse espetáculo de corpo, alma e presença física, podemos afirmar que estamos, sob a direção do Silvinho Santos, trabalhando para que o espetáculo seja dos melhores já apresentados dentro do Projeto da Prefeitura.

 *******

Os ensaios começam nesta semana com os músicos trabalhando os arranjos criados pelo Silvinho.

 ********

A partir de agora, considere-se convidado a prestigiar o meu show “Sílvio Santos de Todos os Ritmos” que vai contar com as participações especiais do Bado, Lairton Rocha, Zezinho dos Cobras, As Pastoras do Asfaltão e é claro, do Silvinho Santos.

 ********

Dia 8 de dezembro as 19 horas, no Mercado Cultural.


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)