Porto Velho (RO) domingo, 21 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Prédio do Relógio abriga o gabinete do prefeito - Ameron lança concurso de redação nas escolas públicas estaduais


Foto: Internet - Gente de Opinião
Foto: Internet

Lenha na Fogueira

 

Hoje a prefeitura reinaugura o nosso querido sexagenário Prédio do Relógio.

***********

Agora vamos e convenhamos: “Prédio do Relógio” jamais poderá ser o nome de um logradouro que abriga a sede da prefeitura da capital de um estado.

**********

Precisamos senhor prefeito Hildon Chaves escolher um nome digno para nova sede do seu gabinete.

**********

O nome tem que ser precedido da palavra PALÁCIO. Basta lembrar que até bem pouco tempo, a gente dizia, vou ao Palácio Tancredo Neves – Sede da Prefeitura de Porto Velho.

**********

Daí a importância de se promover uma campanha e quem sabe, até um concurso, para se escolher o nome do prédio, que passa a abrigar o gabinete do prefeito a parti de hoje.

***********

Vamos aguçar a criatividade da nossa população. Prédio do Relógio não é nome de Palácio!

**********

Basílio você que está aí ao lado do prefeito, passa essa ideia ao homem. Precisamos escolher um nome para o PALÁCIO MUNICIPAL.

***********

Durante o Tacaca Musical de quarta feira 12, o jornalista/colunista Ciro Pinheiro me procurou no sentido de encabeçar com ele a campanha, para batizar a sede nova da prefeitura, como PALÁCIO TANAJURA. Joaquim Tanajura foi o primeiro prefeito eleito de Porto Velho.

***********

De imediato concordei com o Ciro, porém, já em casa, comecei a matutar. Será que Tanajura é um nome correto para o Palácio Municipal?

**********

Aí pensei, vou sugerir que o nome do Prédio do Relógio agora como sede da prefeitura de Porto Velho seja:

***********

PALÁCIO MUNICIPAL CHIQUILITO ERSE. Acontece que queiram ou não, Chiquilito foi o melhor prefeito que Porto Velho já teve e mais, o único logradouro que tem seu nome, é a rua Rio Madeira que foi rebatizada como avenida Chiquilito Erse mais até hoje, não pegou, a maioria só a chama de RIO MADEIRA.

**********

O colégio Padrão que está sendo reformado, apesar de muita gente pensar que leva o nome do Chiquilito, é uma homenagem ao seu avô.

**********

PALÁCIO MUNICIPAL CHIQUILITO ERSE seria ou será uma ótima homenagem.

**********

Vamos colocar em votação!

**********

Por falar em campanha, o que está pegando mesmo, é a noticia de que a companheira de um Deputado (pode ser estadual ou federal), o flagrou justamente no dia dos NAMORADOS numa boate GAY.

**********

O nome do parlamentar até hoje, está na encolha. Inclusive os corredores da ALE depois da divulgação da notícia, passam o tempo lotados com os curiosos especulando dos funcionários da casa, sobre o nome do deputado que gosta de frequentar a boate LGBT.

**********

Particularmente, acho que o referido parlamentar não fez nada de mal, ao preferir passar a madrugada DO DIA DOS NAMORADOS em um ambiente descontraído como é com certeza, a boate na qual ele foi flagrado pela sua companheira.

**********

Se os amigos prestaram atenção na notícia divulgada, ela não ficou com raiva do deputado, ficou ‘invocada’ foi com o seu suposto acompanhante!

**********

Tanto que segundo a notícia, ela foi pra cima do rapaz que supostamente estava acompanhando seu companheiro, enquanto o maridão não sofreu nenhuma agressão.

**********

Foi um caso típico de ciúme. Em disputa uma pessoa que por acaso exerce um cargo político e que por isso deveria ter mais cuidado. “Diz-me com quem andas que saberei quem és”, diz o dito popular.

**********

Já pensou se a senhora que se considera primeira dama do gabinete do parlamentar, o encontrasse num ensaio de quadrilha junina de Porto Velho, onde a maioria quase que absoluta dos ‘cavalheiros’ são GAYS?

**********

Com certeza daria um PITI daqueles!

**********

Espero que a imprensa, não transforme um simples desentendimento conjugal, num escândalo sem precedentes.

***********

É preciso lembrara que GAY também vota!

***********

Domingo meu entrevistado será o PAULO FUÁ!

PRÉDIO DO RELÓGIO ABRIGA O GABINETE DO PREFEITO

A partir das 9 horas desta sexta feira 14 de junho de 2019, o histórico Prédio do Relógio passar a ser oficialmente, a sede da prefeitura do município de Porto Velho, o que quer dizer, que o prefeito Hildon Chaves passa a despachar e assinar os atos que dizem respeito a sua administração, naquele logradouro. É claro que o prefeito já vem despachando ali há alguns dias.

 

AS SEDES ADMINISTRATIVAS DA PREFEITURA

Quando o Major Guapindaia assumiu a prefeitura do recém criado, município de Porto Velho em 1915, montou seu gabinete num casarão da Estrada de Ferro Madeira Mamoré que ficava se fosse hoje, nas proximidades da Sede dos Correios.

No dia 15 de novembro de 1924, a sede da prefeitura passou para o prédio localizado a “Ladeira Comendador Centeno”, a rua José Bonifácio. Essa edificação foi adquirida pelo então prefeito Joaquim Augusto Tanajura.

O gabinete do prefeito funcionou ali durante 40 anos.

Em 1964 o prefeito de Porto Velho passa a despachar no prédio construído especificamente para abrigar o gabinete do prefeito, num terreno a rua D. Pedro II em frente a Catedral Sagrado Coração de Jeusus o prefeito era o advogado Odacir Soares.

O novo prédio de inicio foi batizado como Palácio 31 de Março depois o nome foi modificado para Palácio Tancredo Neves local onde até o mês de maio passado funcionou o gabinete do prefeito Hildon Chaves.

 

PRÉDIO DO RELÓGIO

Quando o prefeito Hildon Chaves assumiu a prefeitura de Porto Velho em seus primeiros meses de governo, solicitou ao IPHAN a cessão do prédio do relógio para ali montar seu gabinete.

 

HISTÓRIA

O Prédio do Relógio foi inaugurado na gestão do governador Joaquim de Araújo Lima e o diretor da Estrada de Ferro Madeira Mamoré Doutor Ananias Ferreira de Andrade. O arquiteto carioca Armando Costa foi o autor do projeto que é baseado no formato de uma locomotiva.

Na parte mais alta da edificação (torre), foi instalado o relógio que por muitos anos serviu de alerta a população da cidade, pois, tocava um sino de 15 em 15 minutos.

Como o prédio nunca recebeu um nome, o povo o batizou como “Prédio do Relógio”.

 

O QUE VAI FUNCIONAR ALI

Além de toda a estrutura do gabinete do prefeito, ali estarão funcionando a partir das 9 horas de hoje: Secretaria Geral de Governo (SGG) e a Coordenadoria Municipal de Comunicação –Comdecom.


Prédio do Relógio abriga o gabinete do prefeito - Ameron lança concurso de redação  nas escolas públicas estaduais - Gente de Opinião

JUSTIÇA

Ameron lança concurso de redação nas escolas públicas estaduais 

Intitulado “Justiça e Cidadania também se aprendem na escola: meu conhecimento faz justiça”, a Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), em parceria com a Escola da Magistratura (Emeron) e o Tribunal de Justiça do Estado, lançaram a primeira edição do Concurso de Redação Justiça e Cidadania. Os técnicos da Emeron têm visitado as escolas públicas participantes do projeto com o objetivo de divulgar a ação. Na última semana três escolas da Zona Sul de Porto Velho, receberam a visita, sendo elas: Jesus Burlamaque, Capitão Cláudio Manoel da Costa e Tiradentes VII (antiga Manaus).

O projeto prevê a realização de um concurso de redação para os alunos do 1º ano do ensino médio de 64 escolas estaduais dos municípios sedes de todas as comarcas do Poder Judiciário de Rondônia, podendo alcançar até 10 mil estudantes. Haverá premiação individual para as três melhores redações de cada comarca, com bicicletas para os alunos, bem como prêmios para os professores (notebook) e escolas (retroprojetor datashow) que mais se engajarem no projeto.

Para o presidente da Ameron, desembargador Alexandre Miguel – idealizador desta ação - esta é uma oportunidade ímpar para a sociedade ter maior esclarecimento do trabalho do Poder Judiciário como instituição que assegura os direitos e os deveres dos cidadãos. “Uma parcela da sociedade desconhece o conceito de cidadania, acreditando que este se resume apenas ao cumprimento de direitos e deveres. Essa realidade impacta o contexto escolar, um dos primeiros ambientes onde os alunos deveriam de fato ser orientados sobre o exercício de práticas cidadãs”, explica o magistrado. 

O concurso de Redação tem como coordenadora, a vice-presidente da Ameron, Inês Moreira da Costa, para a magistrada as instituições de ensino são os melhores locais para o fomento da informação. “Consciente da importância para o exercício da cidadania, a escola viabiliza o acesso à cultura letrada e ao domínio do saber sistematizado e provoca a conscientização dos alunos, professores e pais sobre seus direitos e deveres, demonstrando a forma de exercê-los e promovendo trocas de ideias e esclarecimentos sobre questões relativas à ética, cidadania e à justiça”, analisa.

 

Concurso de Redação 

O cronograma do projeto prevê o desenvolvimento do concurso nas escolas a partir de junho até 10 de agosto, com o prazo para o recebimento das redações e dos relatórios pelas coordenações nas comarcas entre 15 e 30 de agosto. Na primeira quinzena de setembro, os planos e redações serão avaliados, com os resultados divulgados na segunda quinzena, quando também acontecerão as premiações nas respectivas comarcas. O regulamento também prevê que as escolas participantes selecionem as cinco melhores redações que vão representar a instituição na fase final de avaliação.

O juiz coordenador de cada comarca vai estabelecer uma comissão de correção, que ficará responsável por receber e avaliar os trabalhos. As comissões serão constituídas pelo juiz coordenador do projeto e mais outros dois componentes auxiliares escolhidos pelo juiz. Os três professores mais participativos e envolvidos com o desenvolvimento do projeto também devem concorrer a premiação, diante de uma classificação geral.

Os trabalhos devem ser realizados em sala de aula ou em ambiente reservado ao desenvolvimento de atividades educacionais, registrado no formulário de Redação disponibilizado pela organização do concurso, estar devidamente identificado, tratar do tema proposto, realizado individualmente, ser inédito e obedecer à norma culta da língua portuguesa e ao regramento do texto dissertativo. O conteúdo deve ser original, pertinente a temática, ter clareza no desenvolvimento das ideias e correção gramatical do texto.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Luiz Queiroz de Lima: As histórias do seringueiro de São Carlos do madeira

Luiz Queiroz de Lima: As histórias do seringueiro de São Carlos do madeira

 No final da tarde de terça feira dia 16, o prefeito de Porto Velho entregou a população, o mini Museu do Seringueiro, que está funcionando no Parque

Festival de praia de Vila Calderita  com apoio do governo via Setur - Sambista Carlinhos Moreno  Temporada em Porto Velho

Festival de praia de Vila Calderita com apoio do governo via Setur - Sambista Carlinhos Moreno Temporada em Porto Velho

Lenha na Fogueira A estrutura do Arraial Flor do Maracujá já começou a ser montada. As tendas onde serão instaladas as barracas dos ambulantes e resta

Lenha na Fogueira - Começa hoje Festival Cultural  do Distrito de Nazaré do Madeira - Acadêmicos da Zona Leste e Workshop de Carnaval

Lenha na Fogueira - Começa hoje Festival Cultural do Distrito de Nazaré do Madeira - Acadêmicos da Zona Leste e Workshop de Carnaval

Lenha na Fogueira De hoje a oito dias, começa a 38ª Edição do Arraial Flor do Maracujá. Na realidade, quem está completando 38 anos de existência, é a

Lenha na Fogueira - Camafeu e Alciréia Tabosa  no Querubim - Escola de Samba os Diplomatas  Agora é Patrimônio Imaterial

Lenha na Fogueira - Camafeu e Alciréia Tabosa no Querubim - Escola de Samba os Diplomatas Agora é Patrimônio Imaterial

Lenha na Fogueira  Olha quem está passeando pela cidade de busão!!! Sim o Arraial Flor do Maracujá está chegando e estamos ansiosos para a maior festa