Porto Velho (RO) sexta-feira, 1 de julho de 2022
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

PORTO VELHO - 96 anos do município estado


PORTO VELHO - 96 anos do município estado - Gente de Opinião


 
Amanhã dia 2 de outubro, o município de Porto Velho completa 96 anos de criação. Oficializado em 2 de outubro de 1914, o povoado de Porto Velho foi criado por desbravadores por volta de 1907, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Segundo o professor Abnael Machado de Lima, ao contrário do que muitos pensam, Porto Velho nunca foi subordinado ou pertenceu ao município amazonense de Humaitá. Outra curiosidade que faz parte da história de Porto Velho, é que só cinco anos, após ser emancipado, foi que o povoado foi reconhecido oficialmente como cidade. Segundo o pesquisador da história de Porto Velho Hokney que está com esposição sobre a história do municipio nas dependencias da loja Eletroetel que fica a rua Nações Unidas, o Governador do estado do Amazonas Pedro de Alcantara - sancionou a Lei elevando o povoado de Porto Velho a categoria de cidade Lei n 1.011, no dia 7 de setembro 1919.

Nosso Porto, Velho Porto, da administração do Major Guapindaia até a atual administração do prefeito Roberto Sobrinho, vivenciou muitas transformações. De simples porto de desembarque e desembarque de produtos como a borracha vinda dos seringais brasileiros e bolivianos e dos chamados secos e molhados vindos de Belém do Para e de Manaus Amazonas, até os dias de hoje com a saída para o Pacífico e a construção das usinas do Madeira. 

Porto Velho município estado que abriga confortavelmente e irmanamente, gente de todas as regiões brasileiras. Porto Velho de todas as culturas. Porto Velho municipio estado que vai de Maici no baixo Madeira a Extrema e de Samuel a União Bandeirate. Porto Velho! Velho de “guerra”. Parabéns por suportar tantos desmandos e assim mesmo continuar crescendo. Vamos festejar juntos o aniversário do nosso município com a turma da Fina Flor do Samba no Mercado Cultural.


 


 

 

A programação no Mercado Cultural hoje vai ser das melhores.

********

A programação de hoje é parte integrante da festa de aniversário do município de Porto Velho que completa amanhã 96 anos.

********

Como amanhã em virtude das eleições não se pode fazer festa.

*******

Tatá e a turma da Iaripuna resolveu fazer a festa hoje.

******

Aliás, a festa começou ontem com Os anjos da Madrugada cantando Parabéns para Porto Velho na Alvorada que aconteceu no Mercado Cultural.

******

Hoje a festa continua com o show A Fina Flor do Samba.

******

Ernesto Melo convidou para cantar samba na festa dos 96 anos de Porto Velho os sambistas:

*******

Silvio Santos, Enio Melo, Joãozinho Carteiro, Bainha e

******

Especialmente o Chico da Silva.

******

Chico vem diretamente de Manaus cantar suas músicas que foram e são sucesso até hoje.

******

Só para aguçar vossas lembranças:

*******

Lembra desse samba:

*******

Aonde estava a boêmia lá estava eu/sempre levado pelo braço de um violão/até que veio a nostalgia pra fazer morada no meu coração. (Diário de Um Boemio)

******

É preciso muito amor para suportar essa mulher/Tudo que ela vê numa vitrine ela quer/Tudo que ela quer tenho que dá sem reclamar/Porque senão ela chora e diz que vai embora/Ô diz que vai embora/Porque senão ela chora e diz que vai embora
Ô diz que vai embora. (É preciso muito amor).

*******

Daquele tempo de menino/Ainda tenho no meu peito muita saudade/Rodar pião, Estilingue no pescoço e papagaio pra soltar/
Mamãe me acordava cedo/Menininho toma banho, vai se aprontar/Vou ficar lhe vigiando e no caminho da escola/Você vê se da um jeito de não se sujar... (Tempo Bom).

*******

Se ele se bandear pro lado da toada de Boi-Bumbá vamos ouvir a famosa “Vermelho” do boi Garantido.

*******

Agenda A Fina Flor do Samba hoje a partir das 20h00.

******

Chega cedo pra não ficar o tempo todo em pé.

******

Esqueci de dizer que o Beto Cezar também faz parte da programação.

******

Quer dizer, os melhores sambistas de Porto Velho e de Rondônia vão se apresentar hoje no Mercado Cultural.

*******

Vai ser o bicho a festa de aniversário de Porto Velho.

*******

Por falar nisso, vamos divulgar a programação completa dos 96 anos de Porto Velho.

*******

O presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Altair dos Santos (Tatá), falou da programação especial desta sexta-feira com A Fina Flor do Samba, a partir das 20 horas no Mercado Cultural. Ernesto Melo reúne os melhores sambistas regionais para homenagear a capital. “Há mais de um ano esses artistas reúnem um grande público em torno do velho e bom samba, numa programação já tradicional na cidade. É o melhor balanço sabor do Brasil”, afirma o presidente da Fundação Iaripuna.

********

Os eventos em homenagem aos 96 anos da cidade terão uma pausa neste sábado e domingo, por causa das eleições, mas serão retomados na próxima semana, com muitas novidades e em outros espaços para contemplar públicos diferentes.

********

Na agenda estão os shows de Prisma Luminoso, com Bubu Johnson; Entre Linhas com Silvinho (Sílvio José); Sábado Pé de Serra, com o grupo Forró Madeira e Pagode Zona Sul, além de espetáculos de teatro e dança.

*******

Festival:

*******

Dentre as atividades pautadas para o aniversário de 96 anos do município, a Fundação Cultural Iaripuna, com apoio da Semad, realiza o 1º Festival de Música do servidor público municipal.

*******

As inscrições começam nesta sexta-feira e os interessados em representar as suas secretarias podem entrar em contato com a coordenação pelos fones 3901-3265/3901-3651, no email [email protected] ou no site da prefeitura, para obter informações.

EFMM

*******

Indagado sobre as reformas no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), Altair dos Santos (Tatá) informou que os dois galpões já foram restaurados e que a pavimentação do pátio está concluída.

*******

Segundo ele, o anfiteatro, os quiosques e a estação ferroviária estão quase prontos.

*******

Vamos cantar com o Chico da Silva no Mercado Cultural hoje a partir das 20h00.

 




 

FINA FLOR

Chico da Silva canta
No Mercado Cultura


A Fina Flor do Samba de hoje homenageia os 96 anos de Porto VelhoPORTO VELHO - 96 anos do município estado - Gente de Opinião

Ernesto Melo coordenador do Projeto “A Fina Flor do Samba”, convida os sambistas e boêmios de Porto Velho a prestigiarem na noite de hoje a partir das 20h00 o espetáculo musical com Chico da Silva. “Na festa de aniversário de Porto Velho, vamos presentear os frequentadores do nosso Projeto com o show do Chico da Silva”, disse Ernesto Melo. Além do cantor amazonense estarão no palco do Mercado Cultural como convidados especiais do Chico, os compositores Waldemir Pinheiro da Silva o Bainha, Silvio Santos, Enio Melo, Joãozinho Carteiro e é claro, Ernesto Melo. A roda de samba também vai contar com a participação dos sambistas Beto Ramos (reco-reco) Sergio Ramos (ganzá), Audizio (cavaquinho), Áureo (surdo), Karatê (rebolo), Eder (pandeiro) e Oscar Knight (repique de mão e comercial).

Francisco Ferreira da Silva, conhecidíssimo no Brasil afora como Chico da Silva, é compositor e cantor, nasceu em Parintins (cidade-ilha), no Amazonas; Chico da Silva é considerado um dos maiores músicos brasileiros e tem um currículo que impressiona. Compôs músicas para Alcione e trabalhou com nomes do porte de Martinho da Vila. O compositor e cantor começou sua longa e bem-sucedida carreira em meados dos anos 80 e desde então seu samba verdadeiro e melodioso encantou gerações e conquistou inúmeros fãs.

Chico da Silva é vermelho de coração (quando refere-se ao grandioso Festival Folclórico de Parintins, que acontece todos os anos no mês de junho, onde há a disputa entre dois bois:Vermelho garantido e azul caprichoso, festival este conhecido e elogiado no mundo inteiro) fez inúmeras toadas para o seu Boi Garantido, mas também fez lindas toadas para o contrário Boi Caprichoso.

Entre tantos sucessos como “Pandeiro é meu nome”, “Tempo Bom”, Esquadrão do Samba”, Diário de um Boemio” e a música "Convite a Roberto Carlos" que é um samba espetacular que homenageia o Rei convidado-o a largar sua guitarra e subir até o morro para tocar uma viola e botar uma brasa no samba, são letras e músicas desse simples caboclo amazonense.

O Projeto A Fina Flor do Samba começa as 20h00 em frente ao Mercado Cultural no centro histórico de Porto Velho.


 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



 Fonte: Sílvio Santos - [email protected]  
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando