Sexta-feira, 10 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Porto Velho 95 anos de emancipação



O Superintendente Major Guapindaia se desentendeu com a direção da EFMM

O município de Porto Velho completa na data de hoje (02 de outubro), 95 anos de criação. Acompanhe o ato que o governo do Amazonas mandou publicar dando ciência da criação do município de Porto Velho através da Lei 757 de 2 de outubro de 1914: “O Dr. Jonathas de Freitas Pedrosa, Governador do Estado do Amazonas, etc. Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembléia Legislativa do Estado decretou e eu sancionei a seguinte LEI: Art. 1º - Fica criado o município de Porto Velho, com sede na povoação do mesmo nome, á margem direita do rio Madeira, tendo os limites estabelecidos pelo Decreto nº. 1063 de 17 de Março do corrente ano para aquele Termo Judiciário. 

Art. 2º - O Poder Executivo fica autorizado a entrar em acordo com o Governo Federal, a Madeira Mamoré Raylway Company e os proprietários de terras para a fundação imediata da povoação, aproveitando na medida do possível, as obras do saneamento feitas ali por aquela companhia, e abrir os créditos necessários à execução da presente lei”. 

É justamente aí que começam as polêmicas sobre a formação geográfica do município recém criado. O primeiro impasse encontrado pela administração nomeada pelo governo do Amazonas, foi quanto à liberação por parte da Madeira Mamoré Raylway Company, da estrutura e terras sob seu comando, para o município. 

Nosso primeiro Superintendente (prefeito), Major Fernando Guapindaia de Souza Brejense, considerado, como se diz no português popular “de pavio curto”, logo se desentendeu com a direção da EFMM em virtude da empresa, agora dirigida pelos ingleses, não acatarem as diretrizes emanadas da administração municipal. Essa “briga” ficou conhecida como “A revolta dos portugueses”. 

Bem, nosso objetivo, é levar ao conhecimento dos leitores qual o primeiro bairro a existir no município de Porto Velho. 

É necessário lembrar, que em virtude da Madeira Mamoré Raylway Company não aceitar a proposta do governo do Amazonas quanto a ceder ou vender os serviços de saneamento já existentes nas dependências das terras que lhes pertenciam, Guapindaia teve que trabalhar com o que havia fora da Linha Divisória (hoje rua Presidente Dutra). Essa linha divisória foi implementada justamente pelos administradores da Ferrovia, para separar o que eles consideram deles do restante do recém criado municípios. Podemos dizer que passaram a existir duas Porto Velho. A Porto Velho dos ingleses e a Porto Velho além da Linha Divisória. 

Partindo desse princípio podemos então esclarecer ou falar sobre o primeiro bairro do município de Porto Velho. 

Fonte: Silvio M. Santos
  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)