Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Porto Velho 94 anos do município


Porto Velho 94 anos do município - Gente de Opinião

Por Silvio M. Santos (*)

Esperamos que os supostos historiadores, não venham contestar, com suas manias de donos da verdade, o que vamos passar a escrever a partir de agora.

Hoje comemoramos 94 anos, da criação do município de Porto Velho, (por favor) não confundam com a cidade de Porto Velho capital do estado de Rondônia, esta, já ultrapassou os cem anos.

O município de Porto Velho, que vai daqui até Extrema na divisa com o estado do Acre e pro outro lado até a localidade de Maicy, na divisa com o estado do amazonas por via fluvial, é um dos municípios mais extensos do Brasil, inclusive, existem estados e até países, que são menores em extensão territorial que o município de Porto Velho.

E se o município de Porto Velho fosse formado apenas pela cidade Porto Velho, aquela, cuja a origem do nome, até hoje gera polêmica entre os "supostos" historiadores?

Levando-se em consideração, que os americanos, então administradores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, não acataram a Lei 757 assinada pelo governador Jonathas de Freitas Pedrosa do Estado do Amazonas e em conseqüência, não admitiam, que o Intendente (prefeito) nomeado, Major Gaupindaia de Souza Brejense, tivesse qualquer ingerência, nas terras onde estavam edificadas, as casas (casas 3; 6; Oficinas e Paraíso etc.), que serviam como escritórios e residências de seus funcionários e nem tão pouco, nas terras, onde seus trabalhadores construíram suas residências, como era o caso dos bairros do Triângulo e Alto do Bode, que segundo os americanos ficavam em terras pertencentes à Madeira Mamoré o que provocou uma crise entre o Intendente e os americanos.

Essa polêmica fez com que a prefeitura municipal de Porto Velho passe a gerir apenas, sobre as terras que ficavam da Linha Divisória" (hoje avenida Presidente Dutra), pra cima, ou seja, no sentido centro bairro.

Diante do exposto, e, até para gerar mais polêmica, podemos afirmar que o município criado através da Lei 757 e que começava na Linha Divisória (Presidente Dutra) é quem está completando 94 anos de existência na data de hoje.

A parte das terras que ficam, da hoje Presidente Dutra para a beira do Rio Madeira, área onde realmente nasceu a cidade de Porto Velho. Essa cidade, tem mais de cem anos. Essa foi criada em 1907.

Porém, não vamos confundir, hoje festejamos os 94 anos do município de Porto Velho cuja emancipação aconteceu no dia 2 de outubro de 1914.

Deu pra entender Antônio?

(*) O autor é responsável pela coluna Zekatraca
    





Salve o município de Porto Velho.

*******

Salve seus 94 anos de emancipação.

*******

E Porto Velho foi emancipado ou foi criado?

*******

Taí uma nova polêmica, para o escritor que se diz "Rei da verdade" desvendar.

*******
Minha dúvida vem do seguinte:

*******
A Porto Velho cidade, já existia desde 1907.

*******Porto Velho 94 anos do município - Gente de Opinião

E o município foi criado em 1914.

*******

A Lei 757 cria o município ou emancipa as terras que segundo pensava o governador do estado do Amazonas pertenciam ao município de Humaitá.

*******

É aí que mora a grande dúvida.

*******
Segundo consta em vários documentos que as terras adquiridas ou arrendadas por Percival Farquar, para  instalar as oficinas da Madeira Mamoré, pertenciam a um senhor Crespo e outra parte a um senhor Italiano.

*******

Prestem atenção.

********
Como a empresa Madeira Mamoré não acatou a Lei do governo do Amazonas,

*******

Chegamos a conclusão que Porto Velho, foi criado e não emancipado.

*******

Emancipado se pertencesse ou fosse dependente de outro município, como não era, porque não existia, foi criado.

*******

Vamos deixar esse negócio pra lá!

*******

Vamos convidar todos os amantes das artes para a abertura da exposição "Pra Porto Velho Eu Vou".

*******

Do artista plástico Luciano Pinheiro.

*******

 "Essa exposição é uma homenagem à cidade de Porto Velho nos seus 94 anos", disse o artista.

*******

A seleção de trabalho desta mostra, oferece ao visitante, obras apresentadas pela primeira vez na galeria Afonso Ligório,  proporcionando aos apreciadores de artes, conhecer Porto Velho através das pinceladas do artista que há mais de 15 anos, iniciou sua paixão pelo universo da pintura.

*******

Luciano trabalha suas telas no ateliê Arte & Moldura e sempre estar preocupado em incentivar e divulgar os valores regionais, tanto que realiza com freqüência o "Sarau, Arte & Moldura", onde abre o ambiente do seu ateliê aos artistas dos vários seguimentos culturais de Porto Velho como música, teatro, poesia, dança, fotografia, desenho e pintura em tela.

*******

Hoje a noite na Galeria Afonso Ligório da Casa da Cultura Ivan Marrocos, colecionadores e apreciadores das artes plásticas em Porto Velho, vão poder apreciar telas que retratam monumentos históricos da capital de Rondônia, como a Catedral do Sagrado Coração de Jesus; Capela de Santo Antônio; Madeira Mamoré e tantos outros.
A exposição está marcada para ser aberta às 20 horas com entrada franca.

*******

Vamos lá!

*******

Como não temos coluna amanhã e nem Sábado.

******

E só voltamos na Segunda feira dia 6.

******

Lembramos aos amigos que

******

"Voto não tem preço, tem conseqüência".

*******
Então faltam poucas horas para você decidir o rumo do município de Porto Velho.

*******

Não esqueça!

*******

Se você é liga aos movimentos culturais vote num dos candidatos que sugerimos.

*********

Carlinhos Maracanã é do PSDB

********

Waldison Pinheiro  ou Ariel Argobe ambos do PT

*******

João Bosco da Federal e Omedino Pantoja o Cristo da Jerusalém que são do PV.

*******

E a Léia Leandro que é do PMN.

*******

Tem os demais, mas não vejo nenhum com vocação cultural.

*******

Vamos nessa!

*******

Ainda falando de eventos.

*******

A escola de samba Asfaltão promove a partir das nove horas de hoje.

******

O evento Tributo a Porto Velho.

*******

A festança da preto e amarelo acontece na rua Bolívia e vai contar com muita brincadeira.

*******
E muito samba, já que a Quinta da Santa desta Quinta feira começa ás 14h.

*******
Vai ser samba pra ninguém botar defeito no bar do Antônio Chulé!

*******

Numa viagem de "Busu" na linha que tem como nome "Guaporé".

*******

Dois cidadãos conversavam animadamente sobre os candidatos a prefeito em Porto Velho.

*******

Lá pra´s tantas, um deles saiu-se com essa!

******

"Em tempo de Lei Seca, não tem porque chamar o Garçom.

*******

Pano! Pano! Urgente!

 



Lazer

Asfaltão promove
tributo a Porto Velho

Porto Velho 94 anos do município - Gente de OpiniãoA escola de samba Asfaltão realiza a partir das 9h de hoje na rua Bolívia entre a Joaquim Nabuco e a Brasília, uma série de atividades culturais em comemoração aos 94 anos do município de Porto Velho. De acordo com o presidente Reginaldo Cardoso o popular Makumbinha. "Nossa escola sempre procura registrar os grande momentos da nossa história e o dia 2 de outubro, é uma das datas mais importantes para todos nós porto-velhenses".

A programação da escola de samba que tem como símbolo, a figura de um tigre, vai contar com "Rua de Lazer", onde a gurizada vai nter oportunidade de participar de várias brincadeiras, além de uma série de shows com cantores regionais, que vão fazer parte do Projeto "Quinta da Santa" no bar do Antônio Chulé.

E para festejar o dia da criação do município de Porto Velho 02 de outubro no bar do Antônio Chulé, a família Asfaltão realiza encontro comemorativo denominado "Tributo a Porto Velho" -  Neste feriado a "Quinta da Santa" começa mais cedo, com a "Rua de Lazer" para a criançada, a partir das 9h e pagode a partir das 14h com a presença de vários músicos e compositores da cidade, como Mávilo Melo, Ernesto Melo, Sílvio Santos, Bainha, Makumbinha, Zezinho Maranhão, Baaribú, Bado, Misteira, e tantos outros que cantam e encantam fazendo um resgate da história em suas composições e declaram o seu amor à cidade. Sendo assim, a família Asfaltão receberá seus convidados com o respeito e a hospitalidade que um visitante merece.




Fesec

Estandarte de Ouro
O troféu do carnaval

O Estandarte de Ouro é o Oscar das escolas de samba por isso é disputadíssimo

Porto Velho 94 anos do município - Gente de OpiniãoA Federação das Escolas de Samba e Entidades de Rondônia – Fesec, realiza na noite de hoje no clube Ferroviário em Porto Velho, a festa do "Estandarte de Ouro".

O Estandarte de Ouro da Fesec, foi copiado do troféu homônimo que o jornal O Globo oferece aos melhores do carnaval carioca, em Porto Velho, a Federação através de um corpo de jurados específico elege os que mais se destacaram nos desfiles carnavalescos das escolas de samba.

Assim, recebem o troféu na noite de hoje, a Melhor Bateria; Melhor Comissão de Frente; Melhor Samba Enredo; Melhor Enredo; Melhor Ala; Ala de Baianas; Melhor Puxador de Samba Enredo; Melhor Alegoria; Destaque Masculino e Feminino entre outros.

É na festa do Estandarte de Ouro que a Federação homenageia "Personalidade do Samba do Ano" – A escolha deste ano recaiu sobre o sambista Waldemir Pinheiro da Silva o Bainha. Bainha é o sambista mais completo de Porto Velho já que além de compositor de samba enredo premiadíssimo, foi o fundador das escolas de samba, Diplomatas. Mocidade Independente do KM-1; Unidos da Nova Porto Velho e Castanheira, foi também integrante da escola de samba Pobres do Caiari e atualmente milita na Ala de Compositores da escola de Samba Asfaltão, tendo sido o autor em parceria com o Oscar e Zé Baixinho do samba enredo da escola no carnaval de 2008.

No dia 11 de agosto passado, Bainha completou 70 anos de idade e este ano completa 50 anos como sambista. Outra especialidade do Bainha é saber comandar uma bateria de escola de samba, nesse quesito ele pode ser considerado o Mestre dos Mestre.

Hoje a noite a comunidade do samba preta homenagem ao sambistas dos sambistas de Porto Velho Mestre Bainha, a festa do Estandarte de Ouro é apenas para convidados especiais da Fesec.

Fonte: Sílvio Santos/Gentedeopinião
[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)