Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Militares e estudantes desfilam no 7 de Setembro + Professores de história se habilitam para o concurso Redação Turismo


Militares e estudantes  desfilam no 7 de Setembro + Professores de história se habilitam  para o concurso Redação Turismo  - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Depois de passar o dia na Vila Calderita curtindo o Festival de Praia que acontece até amanhã, sob a coordenação de várias secretarias municipais e Funcultural.

************

Vou curtir a partir das 17 horas deste sábado, a Famosa Parada de Sete de Setembro que vai acontecer na avenida Imigrante.

**********

Devo confessar que sou vidrado em desfile de 7 de Setembro, principalmente pelos desfiles escolares. Apesar de estar acostumado, até por força do ofício, a cobrir os desfiles todos os anos, todo ano me emociono, principalmente quando as FANFARRAS fazem suas apresentações.

**********

Minha trajetória estudantil marca minha presença tocando ou batendo surdo na Fanfarra. A Fanfarra da qual participei em mais anos, foi a do Colégio Modelo/Presidente Vargas que funcionava no prédio da Escola Normal Carmela Dutra. A fanfarra era integrada por nossa turma que tinha Ivan Veloso, Gilson e Hilton Macedo Dias, Luiz Simplício, Gudmar, Manelão, João Ramiro Carvalho entre outros.

**********

Lembro que em determinado 7 de Setembro nosso instrutor professor Câmara Leme fez uma proposta; Se a gente tocasse para os alunos dos colégios Primários desfilarem ele pagaria uma Grade de Cerveja no Bar Plaza.

**********

Os desfiles aconteceram na rua Pinheiro Machado entre a Júlio de Castilho e Presidente Dutra sentido Praça Aluízio Ferreira. Só sei que passamos a tarde degustando a grade cerveja patrocinada pelo Câmara Lema que também participou da bebedeira.

**********

Naquele tempo, quando os desfiles terminavam, praticamente todos os alunos de todos os colégios iam para a Praça Rondon onde ficavam pousando para os fotógrafos do Foto Pereira e do Foto Natal.

***********

Na semana após a Parada de 7 de Setembro as fotos ficavam expostas em variais as portas dos dois estúdios de fotografia. Era muito legal.

***********

Depois a concentração dos estudantes passou a ser após os desfiles, na Praça Aluízio Ferreira, aí os desfiles aconteciam na avenida Farquar.

***********

No tempo da Praça Rondon os desfiles eram na Presidente Dutra. De alguns anos pra cá passaram a acontecer na avenida Imigrantes onde não existe nenhuma praça nas imediações o que obriga todo mundo ir pra casa após a ‘Parada’.

**********

Hoje também começa o Palco Giratório do Sesc. A abertura será no Parque da Cidade e a peça que será apresentada é “O Palhaço de La Mancha”, da Companhia de Artes Cênicas do Amazonas. A peça começa a ser encenada às 18 horas.

**********

ÀS 20 horas – a Cia Suave/Alice Ripoli do Rio de Janeiro apresenta no Teatro 1 do Sesc Esplanada a peça CRIA. A indicação é 14 anos.

 

***********

 

Domingo (8) o Palco Giratório apresenta: “Aquelas: Uma dieta para caber no mundo” com a Cia Manada Teatro – do Ceará às 20 horas no Sesc Esplanada

 

***********

Segunda-feira (9), a programação aponta - Naquele bairro encantado - episódio 1: Estranhos visitantes com a Cia Teatro Público – MG. Na Avenida Amador dos Reis às 10 horas da manhã.

 

***********

Com as apresentações das Juninas Juabp e Rosa Divina na noite deste sábado, Termina o Concurso de Quadrilha do Arraial Flor de Candeias. As apresentações começam às 21 horas. Após a dança das quadrilhas uma banda de forró anima os presentes até às 2 horas da madrugada.

***********

O resultado do Concurso de Quadrilha Junina do Flor de Candeias será conhecido amanhã domingo (8). O Vencedor vai levar a premiação de R$ 3 MIL. Na realidade a premiação total oferecido pela prefeitura é de R$ 6 Mil divididos entre os três primeiros colocados.

**********

Legal é que a Sejucel está transmitindo ao vivo as apresentações do Flor de Candeias todas as noites pela sua fan page no facebook.


Militares e estudantes  desfilam no 7 de Setembro + Professores de história se habilitam  para o concurso Redação Turismo  - Gente de Opinião

Militares e estudantes desfilam no 7 de Setembro

 

Tudo pronto para o desfile de 7 de setembro, neste sábado, na Avenida Imigrantes, em Porto Velho, com início as 17h, que vai reunir milhares de brasileiros de Rondônia, das Forças Armadas do País, Polícia Militar, Bombeiro Militar, e alunos das escolas estaduais da Capital, para uma apresentação de gala comemorativa ao 197º ano da Independência do Brasil.

O governador Marcos Rocha empenhou-se pessoalmente no convite à sociedade porto-velhense durante as entrevistas que concedeu nos últimos dias. Segundo ele, o País vive um momento importante de sua história, de redescoberta de valores fundamentais, marcado pelo sentimento de pertencimento da nação, em que se destaca o patriotismo e as lembranças das lições de civismo, que preenchem cada brasileiro rondoniense de emoção e amor pelo Brasil, como o resgate de um bem muito valioso que orgulha a todos. “Mais uma vez quero convidar a todos para que participem desta festa de civismo”, disse.

 

PROGRAMAÇÃO DO DESFILE 

De acordo com a programação serão milhares de autoridades militares, civis e de estudantes que desfilarão em homenagem à Independência do Brasil. Organizado e coordenado pela Casa Militar do Estado de Rondônia, a abertura está prevista para as 17h com o desfile das tropas das Forças Armadas, começando pela Marinha, seguida pelo Exército e Aeronáutica, em obediência ao princípio hierárquico da antiguidade.

Em seguida, desfilam as tropas militares das Forças Estaduais, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiro e, ainda, o grupo de Agentes Penitenciários, além de entidades como a Maçonaria, com seus grupos de Escudeiros da Távola Redonda, Ordem Demoley, Associação Paramaçônica Juvenil, Ordem Internacional das Filhas de Jó, Movimento dos Escoteiros e o time do Moto Clube Bodes do Asfalto. Outras entidades como Clube dos Desbravadores de Porto Velho da Igreja do Sétimo Dia, Associação dos ex-Militares e Amigos do 5º BEC, Equipe da Prefeitura de Projetos Especiais e Defesa Civil e os Bombeiros Civis.

Também desfilam na Avenida Imigrantes, em homenagem à Pátria, centenas de estudantes das escolas estaduais de Porto Velho, a começar pelas escolas militares Tiradentes I e II, seguidas pelo Instituto Carmela Dutra, escolas Daniel Neri, Tancredo Neves, Flora Calheiros, Juscelino Kubitschek, Jesus Burlamaqui, Eduardo Lima e Silva, Brasília, Rio Branco, Araújo Lima e Castelo Branco, conforme programação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).


RUAS SERÃO INTERDITADAS

 

A 17ª Brigada de Infantaria de Selva Príncipe da Beira, em parceria com a Casa Militar do Governo do Estado e a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) programaram o esquema de bloqueio de algumas ruas da cidade.

Neste sábado (7), partir das 14h,  haverá a interdição total nos seguintes trechos: Avenida Jorge Teixeira, entre as Avenidas Imigrantes e Calama;  Avenida Imigrantes entre as Avenidas Jorge Teixeira e Rio Madeira. A Avenida Tiradentes, paralela à via onde ocorre o desfile, também será bloqueada no trecho que fica entre as Avenidas Rio Madeira e Jorge Teixeira.

O espaço da Avenida Jorge Teixeira, entre as Avenidas Calama e Imigrantes, será o local de concentração dos grupos militares e escolares que vão se apresentar no desfile.

As demais ruas na lateral da Imigrantes terão interdição parcial. (Fonte Texto: Rejane Júlia - Secom - Governo de Rondônia,

(Fonte: Secom - Governo de Rondônia).

Militares e estudantes  desfilam no 7 de Setembro + Professores de história se habilitam  para o concurso Redação Turismo  - Gente de Opinião

REDAÇÃO

Professores de história se habilitam para o concurso Redação Turismo 

Em dois dias de reunião, 104 professores de história, dois de cada município rondoniense, participaram em Porto Velho de oficinas de qualificação para o concurso Redação Turismo.

A Superintendência Estadual de Turismo (Setur) ensina aos participantes as potencialidades turísticas estaduais, a maior parte ainda desconhecida por moradores do interior e da capital.

As oficinas são ministradas no Golden Plaza Hotel pela coordenadora de turismo da Setur, Camila Canova, pelo assessor Saulo Giordani, e pelos professores de história João Herberty e Lourismar Barroso.

No segundo e último dia das oficinas, nesta sexta-feira (6), os participantes visitaram o Memorial Rondon, em Santo Antônio.

Promovido pela Setur, o concurso se realizará no próximo dia 20 de outubro com alunos do 3º ano do ensino médio regular em escola pública, conforme os critérios do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

“Os professores de história levarão aos seus alunos o sentimento de pertencimento, e a partir daí eles farão suas redações”, explicou o coordenador do concurso, Willian Souza.

 

As regras do concurso estabelecem duas etapas. Do 1º ao 4º colocados as 208 melhores redações – quatro de cada município – credenciarão seus autores a visitar o Forte Príncipe da Beira no dia 19 de outubro, acompanhados por 52 professores indicados pelas coordenadorias regionais de educação.

Já os 104 alunos 5º e 6º colocados de cada município excursionarão a Porto Velho nos dias 12 e 13 de novembro, para conhecer a história da capital e seus pontos turísticos.

Em ambas, a Setur oferecerá transporte, estadia e alimentação. No dia dez de outubro as melhores redações serão divulgadas.

O superintendente de Turismo, Gilvan Pereira Júnior, está satisfeito com o andamento dos preparativos, enfatizando que o projeto vem sendo elaborado desde o início do ano.

O QUE VALE

Em 20 a 30 linhas, o candidato deverá demonstrar domínio da norma culta da língua escrita e atender às seguintes exigências:

► Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita;
► Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
► Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
► Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação;
► Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Fonte
Texto: Montezuma Cruz

Fotos: Assessoria Setur

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira + Palco Giratório apresenta  Se eu fosse Iracema + Edital para artesãos participarem da ExporPorto

Lenha na Fogueira + Palco Giratório apresenta Se eu fosse Iracema + Edital para artesãos participarem da ExporPorto

Lenha na Fogueira Meu amigo Antonio Serpa do Amaral o Basinho postou na sua fan page do face book uma crônica sobre as criticas ao documentário do qua

Musa do festival de Praia  de Costa Marques + Alunos da escola Castelo Branco na Oficina de Teatro

Musa do festival de Praia de Costa Marques + Alunos da escola Castelo Branco na Oficina de Teatro

Lenha na FogueiraO Palco Giratório do Sesc 2019, que está sendo a´presentado em Porto Velho desde o último dia 7 de setembro e vai até o próximo dia 2

Portal Rondônia Tem Tudo  Apresentado ao publico + Em Portugal, atriz de Rondônia  tem papel de destaque em novela

Portal Rondônia Tem Tudo Apresentado ao publico + Em Portugal, atriz de Rondônia tem papel de destaque em novela

Lenha na Fogueira Palco Giratório é sucesso de público em Porto Velho************O Festival Palco Giratório é o maior intercâmbio das artes cênicas do

Palco Giratório apresenta  Teatro dos Imaginários + Aberto o edital  para seleção de bandas que se apresentarão no aniversário de Porto Velho

Palco Giratório apresenta Teatro dos Imaginários + Aberto o edital para seleção de bandas que se apresentarão no aniversário de Porto Velho

Lenha na FogueiraConforme prometido na coluna de ontem, voltamos a nos reportar sobre o documentário “Caçambada Cutuba”, que de início, tinha como obj