Terça-feira, 18 de junho de 2019 - 06h01
Lenha na Fogueira
To gostando ver a divulgação em torno do 38º Arraial Flor do Maracujá.
***********
A divulgação da nossa maior festa folclórica, não está acontecendo apenas pelo lado do governo de Rondônia.
***********
Aliás, há muitos anos não assistimos tanta publicidade sobre o Flor do Maracujá. Isso é muito bom, pois, se já com pouca divulgação o Parque dos Tanques nos últimos anos, v em registrando público recorde durante o Arraial, imagina este ano com tanta publicação.
**********
A TV Rondônia começou na data de ontem durante o Jornal de Rondônia 1ª edição a mostrar nossos grupos folclóricos de Quadrilha Junina contando a história e o tema que será apresentado no Flor do Maracujá deste ano. A primeira junina a ter sua história apresentada pelo André foi a Flor da Primavera que por sinal a música hino é de minha autoria.
**********
A SIC TV também já está entrevistando pessoas que têm alguma coisa a ver com a história da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá. Sei que os primeiros entrevistados foram a professora Yedda Bozarcov e o professor Marco Teixeira.
***********
Com certeza as demais emissoras irão produzir matérias especiais sobre os grupos folclóricos que vão se apresentar no Arraial Flor do Maracujá.
***********
Só não concordam quando os representantes do governo dizem em suas entrevistas, que vão resgatar o Flor do Maracujá.
**********
Resgatar o que? Se o Flor do Maracujá jamais deixou de existir ou deixou de contar com os principais grupos folclóricos isso há 38 anos.
***********
Talvez estejam querendo dizer: Resgatando a coordenação do Flor que foi perdida para a FEDERON em 2014.
***********
A evolução das apresentações desde quando a FEDERON passou a coordenar a festa, tem sido a cada ano mais visível.
***********
As quadrilhas juninas, apesar da falta de apoio do governo, só crescem. Hoje tem grupo de quadrilha que não fica nada a dever as alegorias das escolas de samba do Rio de Janeiro.
**********
Até os bois bumbá que andaram meios capengas estão voltando a realizarem grandes apresentações.
**********
Então amigos da Sejucel, vocês não vão resgatar nada, uma vez, que nem o Arraial nem os grupos folclóricos que se apresentam na festa, estão em decadência. A Palavra RESGATAR não cabe!
**********
Mudando de pau pra cacete:
**********
Meu guru na área de jornalismo Waldir Costa também conhecido como BARBA, colocou mais LENHA NA FOGUEIRA ao sugerir que o nome do Prédio do Relógio seja: PALÁCIO MADEIRA MAMORÉ.
***********
Agora são três as sugestões sobre o nome do Prédio do Relógio:
***********
PALÁCIO MUNICIPAL CHIQUILITO ERSE (minha).
***********
PALÁCIO JOAQUIM TANAJURA (Ciro Pinheiro)
**********
PALÁCIO MADEIRA MAMORÉ (Waldir Costa).
**********
Vota pelas redes sociais e marca Silvio Santos (Zekatraca).
***********
Fiquei feliz ao assistir apresentações de dois BOIS BUMBÁS no final da semana que passou.
***********
A primeira foi no Arraial da Jacy com o Boi Poeirinha, criado pela comunidade para brincar nos dias do Arraial que está em seu segundo ano e com certeza vai crescer cada vez mais.
********
O vereador Marcio Miranda marcou gol de placa ao conseguir apoio da prefeitura via Funcultural para a montagem da estrutura do Arraial. Obrigada aos músicos da Banda Locomotiva Ritmada que me convidaram pra cantar com eles. Valeu moçada.
**********
Outra apresentação que m encantou foi a do Boi Bumbá Manhoso no encerramento do Arraiá Leste.
**********
Tanto o Boi Poeirinha no Arraial da Jacy como o Boi Manhoso do Arraiá Leste concentraram o maior públicos desses arraiais.
*********
E tem quem diga que Boi Bumbá em Porto Velho não tem público. Tem e é muito
Manhoso e Coração Dourado encerram 12ª Arraiá Leste
Após um ano sem se apresentar em público, o grupo folclórico Boi Bumbá Manhoso, voltou à cena domingo passado, na arena do 12º ArriáLeste montada no campo de futebol do bairro JK.
A advogada Fátima mista de presidente e apresentadora do bumbá agradeceu a comunidade da Zona Leste por ter no bumbá Manhoso seu representante nos grandes arraiais de Porto Velho em especial o Flor do Maracujá.
Com ótima Marujada e contando com um dos melhores levantadores de toada de Porto Velho o jovem Thiago Paiva a festa começou com o show da Rainha da Marujada Vanessa. O Manhoso recebeu muitos aplausos durante a apresentação do “tripa” e seguiu sendo apupado pela plateia que literalmente lotou arquibancadas e toda a áreas destinada ao público. Madeilane a Sinhazinha da Fazenda, fez ótima apresentação, assim como a jovem Andreia defendendo o item Rainha do Folclore; a Cunhã Poranga Ana Beatriz um espetáculo de apresentação e o Pajé Fábio Sena.
Fátima aproveitou a apresentação no ArraiáLeste para anunciar a troca da Porta Estandarte. Quem começou ostentando o pavilhão azul do Manhoso foi a Jaque Luchesi que no meio de sua apresentação passou o estandarte para Adriana, foi um momento emocionante; E assim o Manhoso com os personagens do Auto do Boi Padre, doutores da vida, cachaça e relâmpago, enquanto Catirina e Pai Francisco fazia a diversão da gurizada. Para alcançar a perfeição, só faltou a presença do personagem Bicho Folharal. Parabéns a direção do Bumbá Manhoso.
CORAÇÃO DOURADO
Se dependesse da apresentação no ArriáLeste, a junina Coração Dourado podia comemorar sua Ascenção ao grupo especial do Arraial Flor do Maracujá. O interessante é que a grande concorrente da Coração Dourado no grupo de acesso é a junina Jucadiro, que também é da Zona Leste e mais interessante, é que as duas podem conquistar o direito de dançar pelo Especial no próximo ano, engrossando os representantes da Zona Leste que conta com a Roça é Nossa, Matutos do Socialista, Nova Junina do Orgulho, Nova Estação além do Boi Manhoso.
COMEMORAÇÃO
Dia do evangélico será comemorado com show no Parque da Cidade
A comunidade evangélica vai se reunir a partir das 8 horas desta terça feira (18), no Parque da Cidade ao lado do Porto Velho shopping para comemorar o Dia do Evangélico.
O evento começa com ações sociais como Cadastro no Sine, Carreta da Defensoria Pública, Corte de cabelo, Distribuição de mudas, Emissão de documentos, Exames de DST/ AIDS, Exames sanguíneo, Inclusão em Programas Sociais, Jurídico OAB, Serviço oftalmológico, Orientação do Corpo de Bombeiros, Orientações do Detran, Pedicure/Manicure, Recreação infantil, Saúde da mulher e Tec. em enfermagem.
MARCHA PARA JESUS
Outro evento que congrega a comunidade protestante, a ‘Marcha Para Jesus” vai acontecer na próxima quinta feira dia 20, com concentração as 15 horas, na avenida dos Imigrantes com Jorge Teixeira.
A coordenação comunica que o percurso este ano, será entre a avenida Jorge Teixeira e a Rio Madeira de onde retorna à Jorge Teixeira onde estará montado um palco para realização de culto. A solenidade termina com show de Davi Silva.
Davi Silva congrega na Comunidade da Graça em Londrina (PR). Entre suas canções mais conhecidas estão: "Digno é o Cordeiro", "Nome Sobre Todo Nome", "Santo é o Teu Nome" e "Grande é o Senhor". Bandas regionais também vão se apresentar. O Tema da Marcha Para Jesus este ano é: "Jesus o Resgatador",
A Marcha para Jesus é o maior evento protestante do País, todos os anos comemorado através de orações em seu trajeto. O evento atrai, em média, um público de 50 mil pessoas em Porto Velho.
Lenha na Fogueira Pois é, ele pode até não ter sido considerado bom prefeito de Porto Velho, porém, como deputado federal, descarregou no pessoal da A
Edgley Acústico e as homenagens da ACRM + Parque Circuito recebe programação gratuita de Natal
A Superintendência Estadual de Turismo – SETUR em parceria com o SEBRAE realiza, na tarde desta quarta feira 11, a partir das 14 horas, no Salão Nobr
Lenha na Fogueira A Prefeitura de Porto Velho através da Funcultural, vai homenagear o carnavalesco Antônio Chagas Campo – O Magnífico Mestre Sala Cab
Lenha na Fogueira - Mercado Cultural recebe grande público na festa do Dia do Samba
Lenha na Fogueira Foi realmente espetacular, a presença do público na festa em comemoração ao Dia Nacional do Samba que aconteceu ontem 07, no Calçadã