Porto Velho (RO) quarta-feira, 20 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Foguira + Quintal do Dom e o show de Alciréa Tabosa + Cremero prepara comemoração ao Dia do Médico


Lenha na Foguira + Quintal do Dom e o show de Alciréa Tabosa + Cremero prepara comemoração ao Dia do Médico - Gente de Opinião

 

De hoje a três dias, os representantes  das Setoriais de Cultura e os delegados dos municípios de Rondônia, vão se reunir na cidade de Cacoal durante a IV Conferencia Estadual de Cultura.

*********

O encontro vai acontecer entre os dias 18 e 20 no Cacoal Selva Park na cidade considerada a capital rondoniense do Café.

*********

Só sei que a turma de Porto Velho está se mobilizando para participar do e vento, que vai discutir a Cultura Estadual de Rondônia para os próximos anos.  

*********

Quem está sorrindo para o tempo, é a equipe da Funcultural responsável pela programação cultural da festa do dia das Crianças que aconteceu sábado 12, no Parque dos Tanques.

**********

Segundo matéria distribuída pela assessoria de comunicação da prefeitura de Porto Velho, mais de 80 mil pessoas marcaram presença no PARQUE.

***********

Além das brincadeiras próprias desse tipo de festa, a gurizada ainda curtiu shows musicais com várias cantoras de Porto Velho

***********

Mil bicicletas foram sorteadas entre as criançada que estavam no Parque dos Tanques. Foi uma festa e tanto. Parabéns a 1ª Dama pela organização.

**********

Por falar em evento, ontem o presidente da Funcultural de Porto Velho Antônio Ocampo Fernandes em companhia do Diretor de Cultura Eudes Claudino esteve reunido com o superintendente da Sejucel Jobson Bandeira.

**********

Os três conversaram a porta fechada por quase toda a manhã. A curiosidade pergunta: Será que estavam tratando dos desfiles das Escolas de Samba? Ou seria a realização do Réveillon? Houve quem apostasse que era sobre a realização da festa alusiva ao Dia Nacional da Arte e Cultura 5 de novembro.

**********

A respeito disso, sei que o Teimar conhecidíssimo músico e produtor cultural, foi convidado pelo Jobson para coordenar a programação que irá acontecer pelo Dia da Arte e da Cultura.

**********

Enquanto isso, o Movimento PAcultura vai levar para Cacoal uma noticia muito importante, em especial para as Setoriais de Porto Velho.

**********

Acontece que Paulinho Rodrigues, Thiago Masiero e Cia conseguiu durante Audiência Pública que aconteceu no último dia 3, na Câmara de Vereadores de Porto Velho  a promessa do presidente do Parlamento Mirim Edwilson Negreiros (PSB), só aprovar o Orçamento do próximo ano,  caso seja destinado uma porcentagem ao Fundo Municipal de Cultura.

**********

Lembrando que os integrantes do Movimento sugeriram que o percentual municipal seja igual ao destinado pelo estado de Rondônia ou seja, de 0,5%.

**********

Se isso realmente acontecer, as Setoriais de Cultura de Porto Velho podem correr pro abraço. Com certeza será como se fosse à transformação da água em vinho.

************

Amanhã vamos nos reportar, sobre a pesquisa da Doutora Cledenice Blackman constante no livro que foi lançado na última sexta feira 11, na reitoria do IFRO “Dossiê Rondônia – O Rio que nos Une”.

**********

Cleidinha como é chamada carinhosamente pelos amigos, garante em sua pesquisa, que o PRIMEIRO BAIRRO DE PORTO VELHO não foi o Triângulo como todos cantamos em prosa e verso. Leia amanhã no ZEKATRACA!


Lenha na Foguira + Quintal do Dom e o show de Alciréa Tabosa + Cremero prepara comemoração ao Dia do Médico - Gente de Opinião

ENCONTRO MUSICAL

Quintal do Dom e o show de Alciréa Tabosa 

Sexta feira passada 11, o mundo musical de Porto Velho marcou presença, no Espaço Cultural “Quintal do Dom”, um ambiente idealizado pelo produtor musical Calmon Tabosa localizado no Conjunto 4 de Janeiro, Zona Norte de Porto Velho. “A ideia de criar este espaço, surgiu justamente com o Projeto Alciréa Canta e Encanta que de inicio, contava apenas com a Produção do CD da Alciréa  interpretando composições de autores de Porto Velho como Basinho, Heitor Almeida, Silvio Santos, Ernesto Melo e Mávilo Melo entre outros como o Maestro Ney solicitou um espaço para a realização dos ensaios, então optamos por montar o “Quintal do Dom”, já pensando nos shows que estamos programando para o lançamento do CD. Enquanto o CD não fica pronto, aproveitamos para realizar alguns Encontros com os músicos e cantores da nossa cidade, sempre finalizando com a participação especial da Alciréa” disse Calmon.

A noitada musical da última sexta feira 11, começou com o Waldison Pinheiro mostrando seu lado “Barzinho” e prosseguiu com as apresentações de Silvio Santos, Caté Casara, Sidney Leão, Hudson Mamedes, Toninho Tavernard e outros. O ambiente estava literalmente lotado e enquanto saboreavam cervejas e bebidas quentes, degustavam um saboroso caldo de carneiro.

Os cantores contaram com o acompanhamento de uma banda formada por músicos do naipe de Bola (surdo), Junior Fala Sério (cuíca e pandeiro), Ênio Ricardo (Rebolo), Carlos Carioca (baixo), Júnior Lopes (Bateria) Ney e Padoca (Cavaco), Ronald Vasconcelos e Calmonzinho (guitarra) e Heitor Almeida (percussão). Como diz a letra da canção: “E o samba varava a madrugada”, com Alciréa Cantando e Encantando os presentes.

Segundo o produtor Calmon Tabosa o CD está sendo gravado  e produzido  no Rio de Janeiro, com a participação de músicos como Paulão Sete Cordas, Pretinho da Serrinha e Músicos da Banda da cantora Maria Rita.

O próximo encontro ficou marcado para o dia 29 de novembro.


Lenha na Foguira + Quintal do Dom e o show de Alciréa Tabosa + Cremero prepara comemoração ao Dia do Médico - Gente de Opinião

Cremero prepara programação especial em comemoração ao Dia do Médico 

Por mais um ano consecutivo, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) realiza uma série de atividades comemorativas em alusão ao 18 de outubro, dia em que se comemora oficialmente no país o Dia do Médico. A comemoração acontece na próxima quinta-feira (17) a partir das 19 horas na sede da autarquia em Porto Velho.

Além da entrega de comendas aos médicos com 15 anos ou mais de dedicação à Medicina em Rondônia, haverá também durante a programação da Noite Cultural do Cremero, outras diversas atividades como apresentações musicais, lançamentos de livros escritos por médicos do estado e exposição lítero-iconográfica.

Mas as novidades não param por aí: durante o evento também haverá o lançamento oficial do Museu da Imagem e do Som do Cremero. O projeto é um anseio da gestão passada da autarquia durante a presidência do médico oftalmologista Dr. Cleiton Cassio Bach.

De acordo com o Dr. Viriato Moura, médico que coordena o evento, esse será o segundo Museu da Imagem e do Som instituído por um conselho de Medicina no país. “O Conselho dá início a uma nova fase na preservação da memória médica em nosso estado” destaca o médico que também é escritor e artista plástico.

Duas grandes obras serão lançadas neste dia. Uma delas é de autoria do Dr. Heinz Roland Jakobi com o livro “101 Personagens da História da Medicina em Rondônia”. Quem também abrilhantará a noite é o médico conselheiro Dr. Nestor D´Andrea com o lançamento de seu mais novo livro “Poemas Mórbidos” que retrata sua vivência em UTI emergência e a saga de uma relação assimétrica entre saúde, doença e equipe de saúde versus sistema público de saúde.

A grande noite também reserva um momento especial: a outorga da mais relevante comenda do Cremero, que é entregue uma vez ao ano ao médico que se destaca pela prática ética e competente da medicina. A comenda intitulada “Dr. Ary Tupinambá Penna Pinheiro” será entregue a um médico pioneiro no estado o qual terá o nome revelado durante a cerimônia. 

“Será uma noite memorável e quero convidar a todos os médicos a se fazerem presentes durante a celebração” destaca o presidente do Cremero, Dr. Spencer Vaiciunas. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Assembleia realiza seção solene aos que lutam pela igualde racial + Fortalecimento da identidade indígena

Assembleia realiza seção solene aos que lutam pela igualde racial + Fortalecimento da identidade indígena

ERRATA***********Na coluna de ontem 18, ao nos referirmos ao Terreiro de Santa Bárbara nos equivocamos, quanto a sua denominação; ao postar: “O Terrei

Recreio de Iemanjá realiza  Marcha da Consciência Negra + Cantor Reinaldo, o príncipe do  pagode, morre aos 65 anos

Recreio de Iemanjá realiza Marcha da Consciência Negra + Cantor Reinaldo, o príncipe do pagode, morre aos 65 anos

Lenha na FogueiraDomingo passado 17, ao participar da Marcha da Consciência Negra – Recreio de Iemanjá promovida pelo Terreiro de Santa Bárbara na Vil

Desfiles das escolas será no Espaço Alternativo + 40 anos da Banda do Vai Quem Quer + Lenha na Fogueira

Desfiles das escolas será no Espaço Alternativo + 40 anos da Banda do Vai Quem Quer + Lenha na Fogueira

Hoje a grande festa, acontece em Guajará Mirim, com o evento “Encontro dos Filhos e Amigos de Guajará”**********Todos os hotéis e pousadas da Pérola d

Balé da Funcultural + Clássicos da literatura ganham  versões em quadrinhos + Lenha na Fogueira

Balé da Funcultural + Clássicos da literatura ganham versões em quadrinhos + Lenha na Fogueira

Terça feira dia 12, em duas votações, foi aprovado o Projeto de Lei que torna a Banda do Vai Quem Quer como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de